Recrutamento e Seleção
Por Adir Magalhães Azevedo | 23/05/2011 | AdmCENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ ? CESUMAR
DEPARTAMENTO DE PÓS?GRADUAÇÃO
PÓS?GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS
ADIR MAGALHÃES AZEVEDO
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
MARINGÁ
2011
ADIR MAGALHÃES AZEVEDO
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Atividade Interdisciplinar referente às disciplinas de Gestão com Pessoas e Metodologia de Pesquisa, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 2011A.
MARINGÁ
2011
SUMÁRIO
1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 5
1.5 REFERENCIAL TEÓRICO 5
REFERÊNCIAS 7
1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
No intuito de trazer a luz do conhecimento sobre o tema proposto para a realização deste trabalho, revelando os conceitos, modelos de recrutamento e seleção utilizados na captação de novos colaboradores (funcionários), pesquisas, análise de comportamentos e a percepção de capacidade de desenvolvimento dos trabalhos a ser realizado por profissionais de diversas áreas, tendo como enfoque a dificuldade de avaliar pessoas, o que torna este trabalho de recrutamento mais dificultoso.
Um exemplo prático sobre o assunto que há anos tem sido um grande problema para as organizações, foi à tomada de consciência do Japão, depois do fim da Segunda Guerra Mundial (1945), de que na sua indústria havia muitos problemas de organização de produção, cuja solução não precisava vir dos engenheiros ou dos níveis gerenciais mais elevados das empresas, elas podiam ser no "chão de fábrica" após as análises dos operários e funcionários envolvidos com os processos produtivos, surgindo então o (CCQ) centros de controle de qualidade, servindo para atingir desde fins imediatos como manutenção à ampliação dos níveis de emprego, tomando-se como exemplo. Embora as organizações sempre queiram injetar sangue novo em seu ambiente de trabalho com pessoas de melhor qualidade ou competências, correm sempre riscos, mesmo que seja por um curto espaço de tempo. Quando se fala em recrutar pessoas, submetê-la a testes de admissão ou treiná-la para tal, tanto o recrutamento quanto a seleção de pessoal incorre em riscos. Para uma melhor abordagem, usando material disponível em livros, artigos e trabalhos realizados na área, identificam-se problemas e soluções possíveis de se resolver as questões relacionadas.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
Dado o contexto apresentado, surge o seguinte problema de pesquisa, proposto para a investigação no presente estudo:
Porque as organizações se perdem, quando precisam realizar o planejamento de Recursos Humanos?
1.3 JUSTIFICATIVA
Toda organização procura alcançar resultados globais do negócio, como valor econômico agregado, crescimento, maior participação no mercado e lucratividade, estes são, em geral, os objetivos organizacionais mais almejados, embora seja desejável a uniformidade de critérios na condução de cada um dos subsistemas de ARH, o que ocorre na prática é que muitas organizações ou executivos da área privilegiam alguns dos subsistemas em detrimento de outros, provocando desníveis e assimetrias entre eles e até a perda dos efeitos de sinergia em função do seu tratamento em conjunto. No que se refere a este trabalho, destaca-se a importância de se ajustar os subsistemas que se encontra no topo dos principais tópicos abrangidos pelo sistema de ARH, para um melhor aproveitamento de um processo global e dinâmico através do qual as pessoas são captadas e atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas, desenvolvidas e monitorizadas pela organização, tomando todo um cuidado para preservar a imagem da empresa,
1.4 OBJETIVOS
Os objetivos propostos aqui são de avaliar os profissionais e organizações da área, com breve investigação em livros, revistas e material disponível pela internet, para obter uma maior compreensão sobre a área de recrutamento e seleção de pessoal, questionar qual o objetivo real da organização, no que se refere a recrutamento e seleção, o que buscar nas pessoas e como chegar a resultados satisfatórios dentro da realidade, consultando artigos, revistas, livros e material disponível na internet, contendo informações relacionadas com o referido tema.
1.4.1 Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é entender a importância de se estabelecer os critérios mais importantes para o bom andamento dos trabalhos dentro da organização, como recrutamento e seleção, pois, a organização é feito de pessoas e não de máquinas, são as pessoas que desenvolvem as tecnologias e as fazem funcionar, que constroem relacionamentos, que transformam as metas em uma ação realizada com sucesso e, ainda, que desafiam e buscam novos desafios.
1.4.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos, a serem alcançados para este trabalho sobre RECRUTAMENTO E SELEÇÃO é adquirir conhecimento através dos materiais pesquisados sobre o tema e o que os autores falam a respeito do assunto e classificar os problemas por eles apontados.
1.5 REFERENCIAL TEÓRICO
O desenvolvimento deste trabalho, dentro deste referencial teórico a ser apresentado vem de uma construção de idéias dos profissionais da área de ARH e de trabalhos realizados com o tema proposto e escolhido, se tratando de um assunto muito importante e que vem preocupando profissionais e organizações de diversas áreas, com as mudanças cada vez mais constantes na vida das empresas e das pessoas, deixando em evidencia a necessidade de uma preparação, de um lado a organização com seus profissionais para a captação de novos trabalhadores e de outro os candidatos com experiência, o que na verdade se transforma numa grande incógnita, porque as empresas atravessam problemas quando precisam recrutar e selecionar pessoas e de como encontrar os profissionais que se encaixam dentro da empresa.
Diante de todo um trabalho de pesquisa realizado através de livros e material disponível pela internet, notam-se algumas semelhanças quando o assunto é recrutamento e seleção, onde todos os profissionais dizem que é necessário estar preparado para esta área que já passou a ser de responsabilidade também de gerentes e supervisores, sempre focando na competência das pessoas para o desenvolvimento dos trabalhos a ser executados pelos seus colaboradores, pois é através dessas competências que a organização chega ao sucesso, onde a integração de diversas funções de recursos humanos, apoiada por um processo de gestão efetivo, é o passo fundamental para a geração de resultados.
Profissionais que militam em recrutamento, seleção treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração, precisam reconhecer a necessidade de mudanças e buscar caminhos que ajudem a resgatar os espaços perdidos pela ARH ao longo dos anos. A preocupação básica é a preservação da boa imagem da empresa e a eficácia no alcance dos resultados esperado, o sucesso de seleção passou a ser também de responsabilidade do gerente ou supervisor de cada área, precisam estar treinados em técnicas de entrevistas, pois vai usá-los no processo de admissão, avaliação de desempenho, de persuasão, de aconselhamento, enfim, no seu dia-a-dia.
Muitas organizações desenvolvem verdadeiras maratonas de testes rigorosos com o objetivo de identificar os trabalhadores mais adequados para fazerem parte dos seus quadros de pessoal, outras, visando obter serviços especializados, preferem recorrer as agencias de recursos humanos e aos headhunters, dependendo do nível de cargo em disposição, uma área de recrutamento e seleção atuando de forma mais estratégica pode, a partir do plano estratégico da empresa e do acompanhamento dos indicadores de gestão, planejar, antecipadamente, as demandas em relação ao preenchimento das vagas. É responsabilidade desta área, planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração de talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados, para o processo de recrutamento deverá ser sempre conduzido por profissionais experientes na área. Identificado então os tópicos mas abordados para este trabalho são:
 Competência
 Preservação da imagem da empresa
 Planejamento de recursos humanos
 Responsabilidade
 Implantação de políticas
 Plano estratégico
Para um melhor entendimento sobre o tema, uma definição sobre recrutamento e seleção: É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
REFERÊNCIAS
http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=385 site visitado em 03/04/11
Chiavenato, Idalberto, 1936_Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa/Idalberto Chiavenato.__7.ed.rev. e atual.__Barueri,SP: Manole,2009__ (Série recursos humanos).
Chiavenato, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos nas organizações/Idalberto Chiavenato.__6.ed. ver. e atual.__Barueri, SP: Manole,2009.
Gramigna, Maria Rita. Modelos de Competências e gestão de talentos/ Maria Rita Gramigna __ 2. Ed.__ São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
http://internativa.com.br/artigo_rh_02.html site visitado em 03/04/11.
Magalhães, Gildo, 1948_Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia/Gildo Magalhães.__São Paulo: Ática, 2005
http://www.partnerh.com.br/cv/dicasgerais.php site visitado em 03/04/11
Robbins, Stephen P., 1943_ A verdade sobre gerenciar pessoas/Stephen P. Robbins; tradução Celso Roberto Paschoa; revisão técnica Carlos E. Mariano da Silva. São Paulo: Pearson Education, 2003.
Knapik, Janete. Gestão de pessoas e talentos/ Janete Knapik. 2. Ed.__Curitiba: Ibpex,2008.