Recrutamento e Seleção

Por Andresa Pignatari dos Santos | 03/04/2013 | Resumos

FACULDADE NOSSA CIDADE

 

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

Disciplina Consultoria em Recursos Humanos

 

Professor orientador: Lawton Benatti

 

Aluno: Andresa Pignatari dos Santos                                 

 

 

Recrutamento e Seleção

 

1. Recrutamento

 

          O Recrutamento é uma das formas em que as organizações tratam de buscar no mercado de trabalho, pessoas qualificadas para um cargo a ser preenchido de acordo com o perfil da empresa.

Este recrutamento pode ser feito de várias formas internamente com funcionários já existentes dentro da organização para novas promoções aproveitando assim estes colaboradores e abrindo novas vagas.

O recrutamento externo é feito quando a organização não tem dentro dela colaboradores capacitados para vagas a serem pretendidas e pode ser feita através de anúncios de jornais, internet, agências de empregos entre outros.

Ambos os recrutamentos são utilizados quando a empresa está mais preocupa em fazer o preenchimento da vaga existente.

Segundo Chiavenato (2009, p.105) “A tarefa do recrutamento é atrair com seletividade mediante varias técnicas de divulgação para candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido”.

É importante usar todos os meios do recrutamento, fazer um bom planejamento dos perfis dos candidatos para que quanto for feito o processo de seleção haja uma facilidade maior em selecionar a pessoa mais adequada ao cargo pretendido tendo assim a possibilidade de uma assertividade desejada maior.

2. Seleção

O processo de seleção é feito após o recrutamento, ou seja, após serem selecionados candidatos que estejam de acordo como perfil da empresa e também da vaga a ser preenchida.

Porém é na seleção que será feita uma análise minuciosa sobre os perfis destes candidatos e para isto, é preciso uma boa equipe de selecionadores em primeiro lugar para que haja também uma confiança entre os candidatos nestes selecionadores passando assim segurança sobre a organização.

É preciso para uma boa seleção, que o número de pessoas seja grande, pois desta forma fica mais fácil de encontrar pessoas adequadas a função do cargo a ser pretendido e tendo assim uma competitividade entre os candidatos podendo ser analisado o comportamento de cada um.

Para ser ter uma boa seleção é preciso utilizar alguns mecanismos e técnicas para ser discriminado nos candidatos como as atitudes, maturidade, modo de pensar sobre alguns temas ou aspectos entre outros.

Conforme Ribeiro (2005, p.82) “a entrevista é um instrumento auxiliar do processo de seleção, que deve buscar fatos e principalmente fatos profissionais, educacionais e socioeconômicos, relativos ao candidato”.

Para fazer uma seleção, é gerados custos para a organização de acordo com os cargos a serem pretendidos, para cargos mais simples podem ser aderidas técnicas e custos mais baixos e para cargos mais elevados podem ser aplicados mais testes onde o custo também vai ser maior.

Fica sobre a responsabilidade dos selecionadores a eliminação dos candidatos que não estejam elegíveis as vagas e cargos a serem pretendidos ou que não estejam de acordo com a cultura e estratégias da organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal-Como agregar Talentos a Empresa. 7 ed. São Paulo: Manole, 2009.

RIBEIRO, de Lima Antônio. Gestão de Pessoas. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.