Recrutamento e Seleção (Gestão de Recursos Humanos)
Por Gisele Santos de Oliveira | 08/04/2013 | AdmFaculdade Nossa Cidade
Gestão de Recursos Humanos
Consultoria Em Recursos Humanos
Profº Orientador: Lawton Benatti
Artigo: Recrutamento e Seleção
Gisele Santos de Oliveira
O Brasil é um país com grande potencial econômico, com grandes empresas abrindo vagas diariamente. Mas por que mesmo com tanta diversidade de escolha, as organizações ainda não acharam o seu “funcionário ideal”?
Os tempos mudaram, as pessoas também. Hoje não basta oferecer um bom salário, ou um horário flexível com a rotina diária de muitas pessoas, além de tudo, é necessário oferecer uma boa estrutura de trabalho, com benefícios, e com um ambiente organizacional que não aumente a taxa de rotatividade tão comum nas empresas do século XXI.
Mas qual a forma de abrir as portas de sua empresa para mostrar as vagas que estão ali justamente para serem preenchidas por profissionais qualificados? A forma mais prática e comum é o recrutamento. Uma palavra tão comum na rotina das empresas e de pessoas que buscam entrar em um mercado competitivo de trabalho.
Segundo Chiavenato (2004): “Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.
O recrutamento é a abertura das portas da empresa para mostrar ao mercado as vagas que estão abertas dentro de uma organização, que busca um funcionário que não apenas dedique seu tempo visando um retorno financeiro, mas o alcance de objetivos amplos e comum para uma vida profissional em um ambiente competitivo, que muda de cenário á cada ano.
Depois de atrair candidatos, deve-se escolher o mais adequado para o cargo e para os objetivos da organização, onde a demonstração de suas capacidades profissionais são testadas, para verificar se o perfil apresentado é compatível com o buscado pela empresa naquele dado momento.
Chiavenato compreende como seleção “um processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível".
Não basta atrair, deve-se selecionar, escolher a melhor opção oferecida, e lapidar um talento que pode crescer cada vez mais. É por isso que o setor de Rh está se tornando valorizado: é ele que traz um dos maiores bens de uma organização, o bom funcionário.
O processo de recrutamento e seleção precisa ser eficiente e consiste em fazer as coisas corretamente contra-r com um mínimo de custo operacional, evolver a gerência e suas equipes nos dois processos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, saber entrevistar bem, etc.
A eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.
O processo de seleção é composto de várias etapas ou fases seqüenciais pelas quais passam os candidatos. Nas etapas iniciais estão as técnicas mais simples e econômicas, ficando as mais caras e sofisticadas para o final.
A fase de recrutamento culmina com a recepção dos candidatos e preenchimento de formulário de inscrição no processo seletivo ou de solicitação de emprego Necessário definição de pontos de referência e valores comparativos para a realização da análise. Não reúne informações objetivas como critério de seleção, por estarem sujeitas a omissões e interferências decorrentes da relação pessoal no aspecto profissional.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://jus.com.br/revista/texto/18898/as-tecnicas-de-selecao-de-pessoal-realizadas-na-admissao-do-trabalhador