Recreação com Jogos Matemáticos

Por ELIZÂNGELA SIMONE CABRAL DE MEDEIROS LINHARES | 01/10/2018 | Educação

RECREAÇÃO COM JOGOS MATEMÁTICOS. O QUE PENSAM OS PROFESSORES?

Elizângela Simone Cabral de Medeiros 1

RESUMO - Os jogos e as brincadeiras são primordiais para o desenvolvimento integral da criança. É neste pensamento que o presente trata sobre os jogos nas aulas de matemática, em turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, de uma escola municipal de Guamaré/RN. Nosso ponto chave da discursão possibilitou identificar as possíveis causas do fracasso escolar que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo geral: identificou-se a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica, uma fórmula que provavelmente facilita a aprendizagem do aluno. Como objetivos específicos destacaram: A) analisar se a utilização de jogos e brincadeiras possibilita a ampliação do pensamento lógico-matemático de docentes do Ensino Fundamental das series iniciais; B) conhecer a didática usada pelos professores nas aulas de matemática; C) verificar as principais barreiras que os alunos apresentam na sala de aula referente às dificuldades na disciplina de Matemática. Metodologicamente procedeu-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamental I da referida escola. O estudo foi realizado com base ainda em pesquisa bibliográfica enfocando as ideias de diversos autores da área, como: Campos (2015), Andrade (2014), Brasil (2014), Moura (2007) dentre outros, os autores mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Neste trabalho o papel do professor é muito importante, pois orienta o aluno nos jogos, sendo um grande instrumento de aprendizagem. O trabalho concluiu com jogos que podem ser aplicados no ensino fundamental da série inicial conforme a dificuldade dos alunos, para melhorar o ensino aprendizagem. Aplicar os jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos no bloqueio apresentado e que temem a matemática e se sentem incapacitados para interpretar problemas.

PALAVRA-CHAVE: Jogos. Educação. Matemática. Aprendizagem. Metodologia

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade entender o porquêde crianças sentirem dificuldades de aprendizagem em matemática, nosso público alvo foi crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental nas series iniciais de uma escola municipal de Guamaré/RN. A pesquisa ressalta uma temática correspondente ao interesse dos educadores e seu estudo visando favorecer a melhoria de qualidade no ensino da serie a qual leciona.

Nosso objetivo geral foi identificar as possíveis causas do fracasso escolar que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de crianças que cursam o 4° e 5° ano do ensino fundamental series iniciais. Para tanto se buscou averiguar mediante opiniões de docentes a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica, como meio de facilitar a aprendizagem do aluno.

Destacou-se como objetivos específicos: A) analisar se a utilização de jogos e brincadeiras possibilita a ampliação do pensamento lógico-matemático de dicentes do Ensino Fundamental das series iniciais; B) conhecer a didática usada pelos professores nas aulas de matemática; C) verificar as principais barreiras que os alunos apresentam na sala de aula referente às dificuldades na disciplina de Matemática.

Metodologicamente procedeu-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamentaldas series iniciais que lecionam no 4° e 5° ano.

O estudo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica enfocando as ideias de diversos autores, destacamos também conceitos abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN’s, quais relacionam o ensino da matemática a uma infinidade de conhecimentos que estão além dos números, operações e problemas.

Neste trabalho o papel do professor é muito importante, pois orienta o aluno nos jogos, sendo um grande instrumento de aprendizagem, é ele quem estabelece o papel de mediador do conhecimento para a criança. Dispondo de habilidades naturais como a criatividade, e habilidades construídas, como a afetividade, de maneira a promover o conhecimento no ambiente escolar.

Preocupamo-nos em tentar saber o que os professores pensam sobre essas dificuldades apresentadas pelos seus alunos no processo ensino aprendizagem de matemática, como também a importância da ludicidade em meio às aulas de matemática. Já que o jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática.

Para Kishimoto (2009) "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança" (KISHIMOTO, 2009, p. 22). Através do jogo, temos a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento. Muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade. [...]

Artigo completo: