Reciclagem Mecânica do Plastisol e Sua Reutilização no Processo de Injeção Convencional

Por Creusa Sousa | 04/11/2008 | Ambiental

RESUMO

A necessidade de destinar o refugo do plastisol utilizado no processo de rotomoldagem, levou a empresa X a fazer alguns experimentos utilizando o plastisol juntamente com o PVC apropriado para injeção, no processo de injeção de pequenas peças, que possuem características compatíveis com o resultado dessa mistura após o processo. Os objetivos esperados com essa reutilização foram alcançados, visto que se passou a utilizar a mistura no processo da empresa. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas e empíricas, que mostraram ser eficaz para a realização deste trabalho.

Palavras chaves: Plastisol; rotomoldagem; injeção; refugo; reutilização.

ABSTRACT

The necessity of to destine the waste of the plastisol used of the rotomoulding process to do the firm "X" to do some experiment use the plastisol together with the PVC appropriate for injection, on injection processing of little objects, that to have to own characteristics compatible with the result this compound after process. The objectives to hope with this reutilizes were reached, already that did past the to use the compound in the process at firm. The methodology to used was research bibliographic and empiric that showed efficient for the execution this work.

Key words: Plastisol; Rotomoulding; Injection; Waste; Reutilizes

___________________________________________________________________________________________________

* Processo testado e aprovado para utilização do Plastisol pós-uso.

** SOUSA, C. C. de. Tecnóloga em produção com ênfase em plásticos, faculdade de tecnologia – FATEC.

Pós-Graduada – MBA Gestão Ambiental – UNINOVE. Analista Técnico do Processo de Sopro – Escola LF e Técnica de Processos do departamento de Engenharia Industrial da empresa Brinquedos Bandeirante.

INTRODUÇÃO

O aumento da utilização de materiais plásticos na vida moderna trouxe consigo um grande transtorno, o que fazer com os excedentes dos refugos que não conseguem ser absorvido pela indústria em seus processos internos.

Em algumas situações as empresas conseguem absorverem seus excedentes de aparas e até mesmo de refugo no mesmo processo que os originou, porém no caso do plastisol isso não é tão simples e dependendo do produto não é possível. Isso levou a empresa a tentar utilizar o refugo de plastisol em outro processo de transformação de plástico: o processo de injeção.

E é sobre essa utilização de refugo do plastisol no processo de injeção que trata esta pesquisa, e teve por objetivo mostrar que é possível reutilizar, em proporções controladas, o refugo do plastisol após a utilização no processo de rotomoldagem convencional (vinil).

Utilizou-se para compor o trabalho pesquisa bibliográfica e experimentos empíricos.


Faça o download do artigo completo para continuar lendo.