Reciclagem e reaproveitamento dos pneus
Por Arnaldo Carvalho Moreira | 28/08/2013 | AmbientalSabe o pneu do seu carro, que você troca todos os anos? Ele pode servir para muitas outras coisas! Com a borracha descartada é possível fabricar solados de sapatos, piso de quadras, dentre outros.
A borracha é derivada da seiva da seringueira, uma árvore da Amazônia e também é possível fabricá-la sinteticamente a partir do petróleo. O pneu é produzido com borracha natural, conhecida como látex, borracha sintética, aço e lona. De acordo com estudos, cerca de 17 milhões de pneus são descartados por ano no Brasil. Para que todo esse desperdício seja evitado é preciso separar a borracha dos demais componentes e, com a ajuda de um triturador de pneus, iniciar a reciclagem do material.
A borracha reciclada é inferior a original, porém pode ter inúmeras utilidades. O material pode ser aplicado na confecção de solados de sapatos, câmaras de ar de bicicletas, rodos de limpeza, buchas, cobertura e pisos de quadras de esportes, tapetes de carros, dentre muitas outras aplicações. Além da reciclagem geral da borracha dos pneus, ainda é possível recauchutar o pneu velho, com novas camadas de borracha, estendendo o seu uso por mais algum tempo. Tanto um quanto outro contribuem para uma economia de energia e preservação do meio ambiente.
Os pneus quase sempre são descartados de forma incorreta, prejudicando o meio ambiente e impedindo a sua reciclagem. Um triturador de pneus e borracha pode ajudar no descarte correto do material, facilitando o seu reaproveitamento. O impacto ambiental causado pelo descarte incorreto pode ser imenso.
Da mesma forma que o pneu, o papel também pode ser reutilizado. Com os trituradores de papel, empresas e escritórios podem eliminar documentos, sem o risco de vazar informações importantes. A reciclagem de papel também é muito importante para o meio ambiente. A celulose como fonte de material renovável pode evitar que milhares de árvores sejam cortadas diariamente.
Além de papelão, papéis para embalagem e artesanatos, o papel reciclado também já caiu no gosto popular, sendo matéria-prima para confecção de convites, embalagens modernas e sulfites. A Preservação do meio ambiente, além de necessidade também já faz parte do cotidiano das pessoas.