Receita de longevidade
Por Clovis de Mello | 22/05/2011 | CrônicasEstes dias lia um artigo sobre longevidade e deparei com uma história de tirar o fôlego: Uma senhorinha chamada Olivia Silva completou 101 anos e, acreditem, mantendo uma rotina nada ortodoxa de alimentação. Cigarros, gordura e outras iguarias das quais fugimos como o diabo da cruz, fazem parte de sua alimentação. Até cervejinha ela toma (nos finais de semana) e pra completar, caipirinha que prefere com cachaça artesanal.
É interessante ver como as pessoas são diferentes em matéria de saúde e vida. No geral a gente acaba sentindo a maior culpa pelos exageros de final de semana quando apelamos para um churrasco ou pizza, acompanhados de sobremesa. Ajoelhem no milho pecadores! Nos pegamos prometendo correção aos gulosos ataques à geladeira e sorrateiras idas a cozinha em busca de brevidades.
Caminhadas longas, corridas esbaforidas e pedaladas com vontade nos trazem de volta ao mundo dos que buscam manter a saúde em dia.
Vejo todo este esforço com respeito e até confesso tentar às vezes ser um rotineiro caminhador em busca da redenção dos dias de gula, mas, eis a grande dificuldade. Aquelas desculpas conhecidas vêm à tona. Hoje não dá, estou exausto, mas amanhã caminho o dobro afinal abusei um pouco ontem.
No final das contas o que prevalece é cada um conhecer-se a si mesmo e saber seu limite. Entender e compreender que, todo exagero faz mal, mas, como meros humanos, podemos escorregar às vezes.
Manter a saúde em dia é coisa séria, mas não pode ser levado tão a sério a ponto de virar um problema. Aí você elimina todas as possibilidades de um colesterol acima do desejável, mas, arruma uma tremenda dor de cabeça pela cobrança que faz de si mesmo pela manutenção desta forma.
Vamos cuidar de toda a saúde e fazer destas atividades algo realmente prazeroso e que certamente trará a tão sonhada longevidade.
Correr de cara feia não vale!
Abraços a todos.
Estamos a bordo.