Reabilitação Da Estética E Harmonia De Sorriso Facial. Até Onde Vale A Pena?
Por Helton Miyoshi | 11/08/2008 | FamíliaOpções de intervenções reabilitadoras através de implantes dentários estão cada vez mais acessíveis há todos nos dias atuais. A oferta e procura aumenta a cada dia sendo desde especialistas renomados até mesmo cirurgias em suaves prestações de 60 vezes no mercado. Varias são as propostas de planos de tratamento, sendo desde uma simples reabilitação até procedimentos de alta complexidade para melhorar a estética e harmonia do sorriso facial.
Antes de qualquer ato cirúrgico devemos deixar bem claro que a confiança entre o paciente e profissional (odontólogo) é de fundamental importância, com um profundo diálogo durante a consulta inicial. Dúvidas não devem existir antes que o paciente submeta-se a cirurgia.
O cirurgião deve estar atento as queixas e necessidades individuais de cada pessoa, respondendo com clareza os anseios de cada um para que não existam problemas futuros. Na dúvida desconsiderar um eventual tratamento complexo por um mais simples evitando transtornos desnecessários. O profissional deve expor alternativas de tratamento, dando opções ao paciente e deixando a decisão principal ao requerente.
Não é necessário dizer que o "bom senso" é necessário, pois algumas vezes, a necessidade de reabilitação complexa pode existir, entretanto os custos aumentam. Outras ocasiões, existem faltas de condições de reabilitação, entretanto o fator financeiro não é o problema, contudo, deve-se deixar em questão que todo procedimento é passível de riscos e complicações inerentes ao ato cirúrgico e mesmo as condições orgânicas do paciente, mesmo que o índice de sucesso seja elevado em torno de 93% dos casos.
Apesar de não constituir grande problema, devemos esclarecer o mais detalhadamente um procedimento reabilitador implanto- protético, pois algumas vezes, os anseios não correspondem ao esperado após término de tratamento.
Existem casos que o paciente apresenta perfil psicológico incompatível com a proposta de tratamento, por motivos pessoais, psicológicos, psiquiátricos, orgânicos onde o profissional deverá tomar a decisão de instruí-lo a operar ou não.
O intuito desse artigo é de orientar a procura de um bom profissional e reavaliar se a cirurgia com implantes, enxertos entre outros é a única opção viável para remediar seu problema de oclusão ou estética e harmonia de sorriso facial. A procura de um bom odontólogo é necessária evitando parcelamentos enormes e propostas incoerentes onde muitas vezes o barato pode sai caro e vice- versa.