RAZÕES SÉRIAS PARA SE PERDER A BARRIGA

Por Izaara Alvarenga | 12/07/2009 | Saúde

RAZÕES SÉRIAS PARA SE PERDER A BARRIGA

Atualmente a “barriguinha” avantajada não deve ser vista como algo que deve ser combatido pelo ponto de vista da estética, pois mais do que nunca se tornou sinônimo de doenças!
A gordura presente nesta parte do corpo, chamada gordura visceral, é muito perigosa, afinal se esconde entre os órgãos, daí a relação entre medidas abdominais e riscos aumentados de doenças, principalmente as cardiovasculares.

ENTENDA OS PERIGOS

Doenças Cardiovasculares: normalmente as células gordurosas presentes na região abdominal são responsáveis pela produção de substâncias inflamatórias que por sua vez estão relacionadas a doenças cardiovasculares. A gordura abdominal em excesso pode ser na maioria das vezes sinônimo de alterações nos níveis do mau colesterol, o qual é o responsável pelo depósito nas artérias e vasos, reduzindo sua luz pelo estreitamento dos mesmos, daí a origem de tais doenças.
Fígado: a gordura abdominal é aquela que circula os órgãos e sendo assim, pode se aderir ao fígado e por fim se depositar nas células deste órgão, os hepatócitos, instala-se aí a esteatose hepática, caracterizada por sucessivas inflamações que pode levar a falência do fígado.
Diabete: as células da região abdominal são muito ativas na fabricação de diversas substâncias que deixam o organismo confuso, dentre estas confusões está a alteração nos níveis de glicose, em busca de suprir a necessidade de insulina, hormônio responsável em transportar todo esse açúcar para dentro das células, entra em cena o pâncreas, que também fica confuso na tentativa de atender à enorme demanda. Mas essa gordura estocada no abdomem também promove a liberação de muitos ácidos graxos livres, que por sua vez, impedem a ação correta da insulina. Daí, como a substância não consegue cumprir sua missão, sobra açúcar e abrem-se as portas ao diabete tipo 2.
Hipertensão: em conseqüência ao problema do diabete acima citado, pelo necessidade aumentada da produção de insulina e estando então seus níveis aumentados acarreta um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que ordena uma maior contração dos vasos sangüíneos. Sem contar que os rins passam a reabsorver mais sódio, tem-se como resultado o aumento da pressão arterial.
Depressão: sem contar com a insatisfação pessoal com a própria imagem, todas as mudanças internas e intensas citadas acima, favorecem o quadro depressivo, visto que interferem na atividade cerebral. Quando se mexem nos níveis de colesterol, pode-se prejudicar a síntese de neurotransmissores, os quais são os responsáveis na manutenção do bem-estar cerebral em geral.
Entendendo os riscos, que além de não serem poucos representam perigosos a saúde.
Cuide de sua alimentação, procure evitar gordura e aumentar os alimentos naturais e os ricos em fibras, realize uma atividade física regular e procure fazer atividades prazerosas diariamente.
Boa semana e dê atenção especial a gordurinha em excesso, mas importante que ter a auto-estima em alta por meio de um corpo sem barriga, é ter saúde para tê-lo.
Izaara Alvarenga
Nutricionista