Rádio Comunicador

Por Textos Web | 12/09/2012 | Tecnologia

Muito utilizado para trabalho de campo, este tipo de aparelho tem diversas funcionalidades, entre elas: mais de 20 canais diferentes para misturar com centenas de filtros com o intuito de outras pessoas não poderem escutar conversas privadas.

O rádio comunicador também serve para serviços dentro da cidade, com capacidade de alcance de até 30 km, dependendo do modelo utilizado. O tempo de uso também fica em função da quantidade de pilhas que inseridas no aparelho.

Diversos modelos já disponibiliza o modo iVOX hands-free, que consiste em poder se comunicar sem a precisar um suporte para áudio. Os mais modernos acompanham recarga por meio de porta mini-USB, garantindo praticidade. Também contém botão de emergência, lanterna, filtro QT para eliminação de ruídos e display com iluminação de fundo, entre outros itens.

O rádio comunicador ainda pode vir acoplado a um telefone, com comunicação interna e externa. Sua função é capacitar que áreas rurais consigam um poder maior de alcance para falar com quem precisar.

Outro nome dado a este aparelho é walk talk, e possui versões em que o alcance chega até 52 km em áreas abertas, além de 121 códigos para eliminação de interferências.

Atualmente, seu uso cresce cada vez mais em diferentes localidades. Há modelos de rádios analógicos e digitais capazes de executar diversas atividades, entre elas, a telemetria.

Em casas noturnas, apresentações musicais, eventos em geral e até mesmo em viagens para acampar em locais distantes, o rádio comunicador digital tem papel importante na organização com a intenção de funcionar como um acessório fundamental na hora de achar alguém ou simplesmente para facilitar a comunicação.