Racismo no Século XXI. Existe?

Por Igor Lima | 23/11/2017 | Sociedade

  São diversos e contraditórios os conceitos, mas é um fato ainda presente que, por muitas das vezes é incoberto por todos como algo inexistente.
  Existem muitos que alegam que ele foi abolido naquele dia em que a princesinha mimada de Portugal disse: "Estão livres!" - Mas não é bem assim! Ainda obscuro e indireto ele está presente. Nas famílias, nos trabalhos, nas escolas, enfim. Ele está,  no meio e nós.

  Quantos já não se depararam com uma cena de chacota ou de "brincadeirinha" , onde alguém usa da cor para chamar o outro? Todos podem se lembrar de algo do tipo. E o mais incrível, é a forma como as pessoas aceitam isso, como se fosse algo cultural,  sem levar em  conta muitas das vezes o querer do indivíduo em questão. 

  É aguniante e desprezível ter que associar um negro ao crime ou um negro a violência. Julgar o ser humano carnal, mamífero como todos, pela aparência de seu cabelo. Deixar com que a sociedade determine o negro, julgue-o! Deixar com que nossas mentes sejam influenciadas. Isso é lamentável! 

  Pense se você deparasse neste exato momento com dois homens. Um bem vestido e por sinal, branco. Outro também bem vestido e negro. Qual dos dois você associaria mais riqueza? Se a sua resposta foi o branco, parabéns! Você também foi influenciado. 

  O problema está na forma que as coisas são.  Ou o negro na novela das 21h é o traficante preso. Ou o pobre coitado que luta para ser aceito. Por que ele não pode ser apenas uma pessoa normal? Sem ter um drama baseado na cor de sua pele. Sem ser visto por ser apenas negro. A sociedade está alienada. Infelizmente nos deixamos levar.

  A duração destes episódios são diárias e contínuas.  E como evitar? Mudando nós mesmo? Parando de assosciar um negro a pobreza ou a violência? É incerto. A questão é que estamos no século XXI e se não resolvermos este tabu agora, nunca seremos humanos !

Igor Lima