"já Estava Acostumado A Não Ganhar..."

Por Dill Casella | 05/03/2007 | Crescimento

Com essa irônica e bem humorada frase, o diretor Martin Scorsese, com a tão sonhada estatueta em mãos, recebeu os repórteres do mundo inteiro após sua consagração no Oscar 2007, em Los Angeles.

Ignorado nos anos 70, 80 e 90, após seis indicações de trabalhos maravilhosos, finalmente o diretor pôde abrir seu sorriso de campeão com Os Infiltrados sendo também consagrado como melhor filme.

Quem esteve em minhas últimas palestras, lembra-se dos exemplos de pessoas com aptidão, que treinaram, exercitaram, superaram adversidades para atingirem seus objetivos! Falei de Cafu, Marilyn Monroe, Ayrton Senna, Beatles, U2, Thomas Edison e outros tantos!! Todos, incluindo o diretor de cinema novaiorquino, esbanjam um ingrediente vencedor: ATITUDE!!!

Após seguidas frustradas indicações ao Oscar, deveria Scorsese ter seu talento sucumbido a filmes absolutamente comerciais, tipo linha B e ao ostracismo?

E nós, que muitas vezes mesmo com ATITUDE, fazemos nossa parte e não conseguimos atingir os objetivos? O que falta? Em muitas vezes, falta foco, mas na grande maioria, falta só um pouquinho...um pouquinho mais de desempenho que fará uma diferença fenomenal no resultado!! É a pequena distância que separa um velocista de outro ao cruzarem a linha de chegada de uma competição!!  E como não temos como medir esse só um pouquinho, façamos o seguinte trato: jamais acharemos que já fizemos o suficiente e jamais economizaremos em ATITUDE!! ATITUDE é o oposto de acomodação e sucesso é resultado de entrega!!

Fui ao Aurélio pesquisar o significado de ATITUDE: Reação ou maneira de ser, em relação a determinada pessoa, objeto, situação, etc. Propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito.

Propósito: Eis outra palavra intrigante!! Você ai, leitor, qual é o seu propósito? De vida? Profissional? Para o universo? Para o próximo? Fico intrigado com as respostas que tenho ouvido sobre tal questionamento. Ou resume-se a um abrangente ser feliz!, lembrando que o conceito de felicidade varia de pessoa para pessoa tanto quanto o DNA...Ou então, simplesmente as pessoas não tem propósito...Isso mesmo, simplesmente vivem um dia após o outro...

Ainda no espírito cinematográfico, agora, longe da atmosfera do Oscar, bem aqui na terra do PAC, o filme Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim retrata claramente o fantasma da falta de propósito. O documentário, excelente por sinal, mostra escolas brasileiras que fingem ensinar alunos que fingem aprender. Mostra ainda pontos comuns entre jovens da periferia e áreas nobres, tais como ausência dos pais, falta de perspectiva, medo e impotência para reagir, sair da vala comum. E justamente quem avança, mesmo que sejam milímetros em relação aos demais em um escala de ATITUDE, é quem faz a diferença!!

Abandonemos, portanto, o fogo brando, a água morna, o amanhã eu faço, o não tem jeito, isso não é comigo, sei lá...

Acostumar-se a não ganhar o Oscar jamais foi verdade para Martin Scorsese! Ele apresentou incansavelmente suas obras ao mundo que não teve outra alternativa a não ser render-se a seu talento e propósito!!

Qual é o seu Oscar, leitor? E se todos buscarem suas estatuetas, qual a resultante dessa revolução de ATITUDES? Certamente colaboraremos muito para deixarmos a vice lanterna em crescimento nas Américas...Eis a revolução que precisamos: a de ATITUDES!! Antes que seja tarde...que preceda a hibernação do conformismo...