Quem tem medo de 2011?

Por Pedro Paulo Galindo Morales | 12/01/2011 | Adm

Leitores. O Brasil é forte, estamos com um novo governo e as esperanças são muitas, porem o governo ira fazer o que der para ser feito, o Brasil tem uma grande probabilidade de dar certo porque estamos com uma grande visibilidade internacional segundo revistas e jornais especializados. Conforme a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), o Brasil é o terceiro país na prioridade do capital destinado a investimentos das empresas somente estamos abaixo da China e da Índia.

Toda esta euforia é justificada, pois os mercados europeus são mercados maduros que não crescem, sua população esta envelhecendo e aliado a isso países como Grécia, Itália e Espanha entre outros estão em crise e exigirão por parte do governo desses países cortes de investimentos, os capitais estrangeiros terão que procurar países com mercados emergentes como o nosso, aonde o emprego esta em alta e a renda média da população vem crescendo, apenas um dado para confirmar essa tendência antes da era FHC os pobres eram 35% da população e hoje segundo a ONU apenas 8% da população Brasileira é considerada pobre.

Porque temos as maiores chances de dar certos entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China)?

1. Temos um estoque genético riquíssimo, o Brasil é um dos poucos países do mundo que admite dupla cidadania;

2. Temos uma boa matriz energética (petróleo, minérios e biomassas);

3. Temos uma única língua, na Índia existe mais de 400 idiomas e dialetos;
4. Somos uma democracia, temos o STF com a função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal;

5. Somos capazes de suprir a demanda por alimentos em grandes escalas, as terras aráveis são em torno mais de 400 milhões de hectares; somente 50m estão sendo usados, segundo a Organização para Alimentação e Agricultura da ONU (FAO), temos maiores terras destinadas a pastagens o que possibilita uma maior produção de carne, pois as pessoas que moram nas cidades consomem mais carnes.

6. Temos agua em abundancia mais de 8.000 bilhões de quilômetros cúbicos.

Terá medo de 2011 quem continuar pensando negativo, não se reciclar e aprender coisas novas chegou a hora de investirmos mais no treinamento de pessoas e desenvolvimento de novas tecnologias para estarmos apto a competir no mercado interno e externo ou ate mesmo fazermos parcerias com investidores estrangeiros porque uma coisa é certa, os investimentos virão e para isso é preciso gente qualificada e tecnologia. Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, pedropaulomorales@yahoo.com.br).