QUEM SABE FAZ À HORA

Por Sônia maria Talarico | 20/07/2015 | Educação

Ao nos perguntar sobre o futuro, o que nos espera e de como será? Não podemos mais nos permitir deixar ao acaso essa indagação. É preciso ter consciência de que depende de nossas ações do presente para termos um futuro, se não próspero ao menos dirigido por nós mesmos.

As tecnologias, a globalização e as demais inovações ocasionadas por esse processo, têm despertado nesse milênio incertezas em variadas áreas da sociedade. Participar então desse processo de maneira consciente e cidadã nos faz agir no presente; e uma das formas encontradas para dar o aporte necessário a essa demanda, encontra-se no conhecimento, ou seja, não há espaço para apenas um tipo específico de conhecimento é preciso ir além! Dominar as tecnologias midiáticas, entender as novas formas de linguagens e de comunicação, ser dinâmico e pro ativo, é um dos caminhos.

Para o homem dessa nova geração necessita estar em constante formação e esse caminho, perpassas pela educação Escolar, pois é por meio do conhecimento direcionado, acadêmico, científico que se pode almejar ao menos participar desse futuro que se mostra excludente.

Parafraseando Rubem Alves que diz “O ato de ver não é coisa natural, precisa ser aprendido”, podemos afirmar que é necessário agir no presente para que tenhamos um futuro melhor.

Diante disso, pode-se afirmar que fazer parte do futuro e poder ter em mãos nosso presente e fazer dele um caminho de ação consciente, onde o estudo e o aperfeiçoamento profissional façam parte do cotidiano, numa constante busca de formação, tanto acadêmica quanto humana.