Quem é Deus?
Por Marco Ribeiro | 27/07/2009 | ReligiãoPORQUE NÃO ACHO DEUS UM SER GRANDIOSO
A muito que venho me questionando a respeito deste tema, inclusive escrevi algo semelhante em meu blog, já que este é um assunto que tem me tirado algumas horas de sono e me causado muitas dores de cabeça com outras pessoas. Não me considero ateu, apesar de questionar a existência de Deus, já que creio que exista algo por trás de nosso surgimento e da criação do universo, mas não esta figura mística que o homem criou para si.
Tentando ser o mais racional possível, pensei em diversas possibilidades, mas a única que me parece plausível, é a de que possivelmente sejamos fruto da criação sim, mas não intermediada por um Deus imaginário e sim por algum outra força maior que esta.
Creio que esta mesma força tenha nos criado e nos mantido, além de permitir que possamos evoluir tanto na forma física como intelectual. Esta força na qual me refiro, nada tem de mística ou fantasiosa e sim algo diretamente ligado à essencia da vida no universo.
O que não consigo aceitar é que tudo na vida tenha que ser relacionado e submetido à vontade de um ser divino que sequer sabemos de sua existência. Com base em várias pesquisas feitas, identifiquei algumas formas de evolução e isso me possibilitou chegar a conclusão de que realmente não somos filho de um ser divino que nos criou à sua imagem e sim de um processo evolutivo que continua em andamento, motivado por outra força qualquer que nos move.
Atesto isso pois se formos verificar as origens da religião na história da humanidade, veremos que na verdade tudo começou com as civilizações antigas.
Daí eu pergunto:
Como alguém pode ser tão ingênuo a ponto de crer em algo que não pode ser provado?
Com que evidência nos apoiamos na teoria da criação?
Será que as pessoas não percebem que a bíblia foi escrita por sábios na tentativa de melhor organizar a sociedade na época?
Quem a estudou, este é o maior livro contendo normas jurídico-religiosas escrito pelo homem desde o surgimento das civilizações.
Como é possível atribuirmos a criação do homem, da Terra e do universo à uma entidade etérea?
Será que não é visível aos olhos das pessoas que somos seres evolutivos e que as provas estão espalhadas pelo planeta?
O mais curioso de tudo é que mesmo com provas científicas, ainda assim, grande parte das pessoas preferem acreditar que a Bíblia é um livro escrito pelos homens a mando de Deus.
Se Deus realmente existisse, não haveriam tantas mortes sem sentido, doenças, injustiças e por aí vai. Se realmente Deus estivesse presente em nossa vida, haveriam curas para todas as doenças e milagres aconteceriam, mas não é isso que presenciamos diariamente. Crianças são assassinadas em diversos lugares do mundo, de forma trágica e sem a possibilidade de se defender. Não bastasse isso, ainda há a questão das tais doenças incuráveis. Onde estão os milagres de outrora? Porque não existem mais santos, mensageiros divinos e tudo aquilo que se lêem em vários livros religiosos como o Bagawaghita, a bíblia, o torá e o alcorão?
Conversei com um amigo a respeito do assunto e ele me disse que acredita em Deus porque prefere assim, daí lhe perguntei se isso não era devido ao receio de sentir-se só em um país no qual 99,9999999% da população é religiosa. Perda de tempo. Ele não aceitou pois julga que é melhor acreditar na existência de Deus do que crer em qualquer outra coisa.
Pessoalmente, acredito que a maioria das pessoas que acreditam que o homem nasceu da costela de Adão e que a Terra foi cosntruida em sete dias, são pessoas sem informação, sem intelecto, pois do contrário, teriam o mínimo de senso crítico e colocariam todas estas perguntas à prova e tirariam suas próprias conclusões.