Quanto vale seu voto?

Por Ciro Toaldo | 27/08/2012 | Política

 

QUANTO VALE SEU VOTO?

 

            A campanha eleitoral anda a todo o vapor, afinal de contas restam cerca de quarenta dias para escolhermos nossos representes para os próximos quatro anos junto ao governo municipal; contudo, vemos acontecer tumultos, bate-boca e muitas pessoas inescrupulosas que usam de todos os subterfúgios para obter a vitória. Os ditos “políticos experientes” sabem utilizar das artimanhas e ranços que temos na política brasileira, além de agredir seus adversários, apenas para ter a vitória a qualquer custo, imaginam serem eles os únicos candidatos e tudo fazem para tumultuar a cabeça do povo.

Vivemos em tempo novo, onde muitos cidadãos estão com a cabeça aberta e sabem o quanto vale seu voto, não no sentido monetário, mas em suas conseqüências; portanto, amigo leitor/eleitor -precisamos banir de uma vez por todas o velho jargão popular “toma meu voto – mas quero algo em troca” – essa prática, além de ilegal, demonstra que o político pensa apenas em seu  benefício próprio, pois precisa ganhar a eleição para ressarcir o que gastou na campanha e, desta forma tornam-se contra testemunho da verdadeira democracia que mostrar que voto não tem preço, tem conseqüência.

Quanto vale seu voto? Ou será que voto tem preço? Penso que esse é momento para refletir seriamente qual o sentido da política e algo precisa mudar em relação à forma de fazer política. Até quando irá prevalecer em nosso país a prática absurda de compra e venda de voto? Até quando vamos encontrar pessoas que querem vender seu voto e políticos que compram esse voto? Voto não foi feito para ser “negociado”, quem vota exerce o mais sagrado ato da condição de liberdade do ser humano: votar, mas votar com satisfação, orgulho e com o coração tendo a certeza que seu voto vai ajudar sua cidade e todos que nela residem, pois através do voto se pode viver em paz, em liberdade ou viver em pânico, com medo e em constantes ameaças. Como pode alguém votar num candidato que lhe dá alguns litros de gasolina para colocar adesivo em seu carro ou dinheiro para colocar placas em sua casa? Como pode alguém votar em uma pessoa que usa da doença para amarrar (cobrar) seus votos?  Infelizmente ainda temos políticos que adotam práticas da época do coronelismo e ainda fazem de tudo para a história ser apagada da mente das pessoas (isso se chama lavagem cerebral). As práticas ilícitas dentro da política devem ser banidas de nosso meio; as baixarias, as propostas enganosas e falsas, a falta de respeito para com os cidadãos, os conchavos políticos, os velhos “inimigos que por cargos se aliam”, a intimidação, as mentiras, o esquecimento do passado são práticas que precisam ser refutadas, pois denigrem a democracia, a liberdade e a plena cidadania.

O voto tem preço sim, mas esse preço são as conseqüências de quem consegue chegar ao poder, sem ter pagado algo em troca dele, ou seja, por candidatos que são chamados “fichas limpas”. Eis onde se encontram as verdadeiras mudanças que já tomam conta de grande parte dos cidadãos de bem e se espalham pelo nosso país. Temos que votar com consciência, sem influência (nem mesmo em pesquisas) e não se iluda com políticos que vivem de meras aparências e fazem mirabolantes promessas.

Em Naviraí (MS) temos políticos que merecem ser citados, pois não foi só no campo da política que nos honraram, mas acima de tudo como pessoa - cito o exemplo de um desses políticos que no último dia 24/08/12 completou oito anos de seu falecimento, refiro-me ao saudoso Prefeito Euclides Antônio Fabris que por dois mandatos consecutivos foi prefeito, foi homem integro que soube valorizar a política e principalmente os funcionários públicos. Descanse em paz nosso bom, honrado, eterno prefeito Euclides e interceda para que os naviraienses continuem vivendo em paz e harmonia. 

Pensemos nessas questões. Quanto vale seu voto? Caro leitor essa é uma pergunta que apenas você pode responder.