Quanto custa ter um ar condicionado?
Por Coca Gelada | 24/08/2012 | TecnologiaOs sistemas de ar condicionado estão cada vez mais populares. Isso ocorre por causa de diversos fatores: com o avanço da tecnologia e o aumento da concorrência das indústrias e a entrada de produtos chineses com facilidade no mercado brasileiro, os preços estão cada vez mais baixos, já se encontram modelos de cerca de R$ 500 – e este, sem dúvida,pode ser considerado o maior influenciador da compra. Mas não o único.
O aumento da temperatura constante também gera uma demanda maior por estes aparelhos. E, por fim, o novo modelo de construção de prédios residenciais que já são entregues com suporte para instalação do ar condicionado também funciona com o incentivo para a procura por estes aparelhos.
Porém, apesar de terem diversas opções de modelos, tipos e marcas com preços mais baixos, ainda são vários os custos que se tem com um sistema de ar condicionado.
Custos para ter um ar condicionado
Em primeiro lugar, vem a instalação, que costuma ser bastante trabalhosa.O nível de complexidade da mesma varia de acordo com o tipo de ar condicionado. Para encontrar modelos que sejam mais fáceis de instalar, procure comprar de alguma marca mais conhecida, como o ar condicionado Fujitsu.
Por fim, o ar condicionado também interfere em um custo que no longo prazo tem peso maior: trata-se da conta de luz, que muitas vezes não é levada em consideração e acaba por se tornar uma surpresa desagradável logo após os primeiros meses de uso do sistema de ar condicionado.
O ar condicionado consome muita energia, por normalmente permanecer ligado. Por isso, é de suma importância desligar o sistema nos dias frios. Se estiver em uma estação mais gelada no ano que não costuma requerer o ar condicionado, procure desligar o aparelho da tomada. Afinal, como qualquer outro eletrônico ou eletrodoméstico, o ar condicionado também consome energia quando está em stand by.
Faça isso e sentirá a economia na conta de luz, no fim do mês.