Quando um diretor e um professor se tornam gestores?

Por Maria Gilmara Mesquita Bezerra Gomes | 31/05/2010 | Educação

Quando um diretor e um professor se tornam gestores?

Maria Gilmara Mesquita Bezerra

O profissional da educação denominado professor é muito importante para a nossa sociedade por este motivo vem sendo criado capacitações com intuito de aperfeiçoar e valorizar o trabalho deste profissional, que a muito tempo vem tendo sua profissão desvalorizada. E juntamente com estas capacitações está surgindo um novo professor: o professor gestor, que vem a ser o aperfeiçoamento deste mesmo com relação a sua profissão e o meio social vigente.
Atualmente lidamos com uma sociedade desenvolvida, com características diferentes de algum tempo atrás e em consequência disso o professor trabalha com alunos que tem em sua conduta valores, característica e ações diferentes, coerentes a sociedade vigente. É por este motivo que este profissional vem sendo modificado e atualizado a cada instante, para que desta maneira tenha condições de contribuir com a empreitada de educar ao mesmo tempo em que orienta a vida dos discentes.
Mas como a sociedade se encontra em constante mudança há dois caminhos a ser escolhido, o da acomodação e o da inovação, no entanto cabe apenas ao professor resolver embarcar naquela que lhe é mais cabível. Pois lidar com esta sociedade e com este novo perfil de alunos exige novas habilidades para a realização de novas competências que possam atender as exigências que vão surgindo no decorrer das atividades realizadas.
Para que essas mudanças ocorram também no âmbito da instituição é necessário que todos os funcionários se tornem gestores, em especial o diretor desta mesma. Pois é dele que o professor recebe orientação para realizar as suas tarefas durante o ano letivo, seguindo as normas que a escola estabelece, sendo essas mesmas criadas pelo líder, que necessariamente precisa conhecer os métodos gestores para comandar de maneira adequada toda a equipe.
Ainda que o grande foco do gestor seja a aprendizagem dos alunos, a importância do coordenador pedagógico não pode ser minimizada, pois a parceria entre os dois é relevante para a construção de uma escola de qualidade. Sabendo que a principal função do coordenador pedagógico é cuidar da formação dos docentes, onde é um dos aspectos decisivos para complementação do projeto pedagógico formado coletivamente pela comunidade escolar, esses profissionais devem estar sempre bem afinados em relação as suas funções e suas coordenações na instituição.