Quando seremos livres?

Por Alessandra Ibañez da Rosa | 23/05/2011 | Filosofia


Quando seremos livres?

Será que após o dia 13 de maio de 1888 todas as pessoas se tornaram livres? A sociedade na qual fazemos parte vive em plena liberdade? Todos os seres humanos atualmente vivem com dignidade?
A resposta à todas estas indagações é não. Alguns trabalhadores continuam sendo escravos de sua infeliz ignorância que é alimentada pelas correntes em que os grandes "espertalhões" e exploradores os prendem. Hoje essas correntes não são materiais, mas sim psicológicas. Ou você faz o que eu mando ou não terá o que comer.
Este ciclo de exploração se repete, como se fosse uma herança deixada de pai para filho. A exploração do trabalho infantil é uma realidade brasileira e só a educação pode reverter este processo. O conhecimento é a chave para a verdadeira liberdade.
Um bom exemplo desta questão é a passagem da Idade das trevas para o Renascimento e o Iluminismo, a humanidade renasceu quando as janelas do conhecimento se abriram e pode ver o sol, a luz.
Estamos na Era da Informação e da Globalização, mas ainda não somos livres. Está na hora dos seres humanos renascerem e mudarem seu conceito atrasado de liberdade. Todo o trabalho deverá ser realizado com prazer, de total acordo das partes e com remuneração justa ao trabalho executado.