QUALIDADE DE VIDA COMO FATOR IMPACTANTE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Por Leonilda de Fatima Barbosa | 14/12/2016 | Adm

Leonildade Fatima Barbosa

Leticia Baggio 

RESUMO: 

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) proporciona uma maior participação dos colaboradores, integrando todos os níveis hierárquicos da organização, permitindo que seus líderes conheçam melhor seus liderados e assim, podendo extrair suas potencialidades e consequentemente garantindo um índice de assertividade maior, gerando resultados satisfatórios relacionados às metas da empresa. A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) reflete-se numa empresa mais humanizada, com profissionais saudáveis, felizes e dispostos para a execução do trabalho.Este artigo busca discutir a importância da qualidade de vida no ambiente profissional, partindo da apresentação dos principais modelos de Qualidade de Vida no Trabalho e dos benefícios decorrentes da sua implementação. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa apontaram a contribuição de cada modelo de QVT apresentado e os benefícios esperados para empresa e colaborador.

 

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho, empresa, colaboradores.

INTRODUÇÃO

Cada vez mais as empresas se veem diante de um maior desenvolvimento tecnológico. A busca pela qualidade, produtividade e competitividade junto a um mercado globalizado, exige umamaior participação e envolvimento de seus profissionais no processo de suas empresas.

No entanto, atualmente, uma das maiores preocupações dentro de uma organização é justamente com seus colaboradores, uma vez que é em seu ambiente de trabalho que ele passa a maior parte do seu tempo, tornando assim, fundamental o reconhecimento e valorização desse profissional.

Fernandes (1996, p.37) ressalta que, “[...] somente atendendo às necessidades das pessoas e as desenvolvendo, maximizando as suas potencialidades, é que a empresa também se desenvolverá atingindo suas metas.”

Diante desse contexto, as empresas investem fortemente na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Fernandes (1996, p. 46) deixa claro que a “QVT deve ser considerada como uma gestão dinâmica porque as organizações e as pessoas mudam constantemente; e é contingencial porque depende da realidade de cada empresa no contexto em que esta inserida”.

A busca pela qualidade pede movimentos contínuos, uma vez que essa qualidade vem confirmando que, sua prática contribui de forma significativa para que os profissionais sintam-se saudáveis, motivados, felizes e preparados para vencer os desafios diários de uma jornada de trabalho, o que propiciaum ambiente de trabalho salutar e altamente produtivo.

De acordo com Bom Sucesso (2002, p. 26):

“A qualidade de vida resulta do tratamento humano, da gentileza, da leveza nas relações, da possibilidade de expressão de pontos de vista divergentes, do relacionamento sincero, do respeito aos ausentes e do orgulho pelo que se faz. Atenção, elogio e consideração constituem ingredientes indispensáveis quando se busca lealdade, qualidade e produtividade.”

É de comum acordo que o ser humano é elemento diferenciador para o êxito de uma organização. As empresas apenas serão bem sucedidas ao atingirem a satisfação dos seus colaboradores.

A competitividade existente no mercado de trabalho trazum grande desgaste e desencadeia sacrifícios àquelecolaborador que age de forma atuante e participativa.

Essa dedicação ao trabalho desencadeia um desgaste mental e físico nos colaboradores. No ambiente profissional ocorre a interação com outras pessoas, surgem as metas e objetivos a se alcançar. É também um espaço onde pode ocorrer discórdias, situações de conflito e estresses.

Diante desse cenário a qualidade de vida no trabalho firma-se cada vez mais como algo efetivo e não como uma “moda passageira” do mercado de trabalho.

Este artigo busca discutir a importância da qualidade de vida no ambiente profissional, partindo da apresentação dos principais modelos de Qualidade de Vida no Trabalho e dos benefícios decorrentes da sua implementação.

Ao final, espera-se um olhar mais profundo e de uma maior relevância sobre o tema aqui proposto, para que se ampliem os conhecimentos acerca da qualidade de vida no trabalho.

[...]

Artigo completo: