Quadro Comparativo entre as Teorias de Piaget e Vygotsky.
Por Marcondes de Sousa Araujo Junior | 29/10/2009 | EducaçãoO quadro comparativo, semelhanças e diferenças, entre Piaget e Vigotsky, ambos são cognitivistas/interacionistas e suas teorias se assemelham em muitos pontos. Também não se trata de junta-las, como se fossem iguais. “A questão é, como em qualquer caso de aprofundamento teórico, entender o melhor possível de cada abordagem, para que haja um real aprimoramento sobre o objeto que está sendo estudado.
Vigotsky analisa os fatos que levaram Piaget a aceitar a hipótese do egocentrismo como ponto fundamental de sua teoria, bem como, coloca esses fatos à prova, comparando-os com os resultados que ele obteve em suas próprias pesquisas. O ponto fundamental para Piaget é o uso que a criança dá para a linguagem, a qual pode ser dividida em fala egocêntrica e fala socializada. Os autores descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo. Entretanto, eles discordam sobre a função da fala da criança, pois, para Piaget, a fala egocêntrica não cumpre uma função útil; já Vigotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante.
Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece. Ao contrário de Vigotsky afirma: a fala egocêntrica simplesmente ‘se esconde’, isto é, transforma-se em fala interior. Com relação a fala social, os dois pesquisadores discordam profundamente, pois, de acordo com Vigotsky, para Piaget a "a fala social é representada como sendo subseqüente, e não anterior à fala egocêntrica". Porem, para Vigotsky, há uma inversão, pois, o desenvolvimento evolui da fala social para egocêntrica, uma vez que a "a função primordial da fala, tanto nas crianças quanto nos adulto, é a comunicação, o contato social.
A fala mais primitiva da criança é, portanto, essencialmente social.” . Em outras palavras, o que Vigotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Porém, segundo a interpretação de Vigotsky os seus resultados divergem tanto do esquema de Piaget quanto do esquema behaviorista, pois, segundo Vigotsky, no esquema de Piaget o desenvolvimento do pensamento na criança "parte do pensamento autístico não-verbal à fala socializada e ao pensamento lógico, através do pensamento e da fala egocêntricos". Já no esquema behaviorista o desenvolvimento parte da fala oral, após utilizar o sussurro, para chegar à fala interior. Para finalizar, Vigotsky considera as pesquisas de Piaget como fundamentais para a psicologia, porém, há divergências fundamentais nos resultados encontrados pelos dois autores. Contudo, como foi dito anteriormente, as críticas de Vigotsky devem ser aceitas exclusivamente para as duas obras que ele analisou - o próprio Piaget quando tece acesso ao texto escrito por Vigotsky concordou com as suas críticas. Por outro lado, ao se analisar as demais pesquisas desenvolvidas por Piaget, percebe-se que as críticas de Vigotsky não teriam mais fundamento.
Marcondes de Sousa Araujo Junior.