PYTHAGORAS
Por Danilo Alves Milhome | 02/01/2011 | ArteTenho vinte anos de experiência em projeto, execução de obras, fiscalização e laudos de construção civil. Toda vez que inicio um novo trabalho e conheço jovens que anseiam em trabalhar com projeto no nosso país vejo uma ansiedade imensa em ganhar dinheiro e status independente de saber se esta se desenvolvendo um bom trabalho.
Seria a cultura dos softwares facilitadores que causam a credulidade de que um jovem projetista de vinte e poucos anos pode superar seus mestres com toda essa facilidade?
A todos os alunos que visitavam sua tenda e pediam para o matemático Pythagoras lhes ensinar geometria o mestre perguntava: -Qual meu teorema? Aos alunos que conheciam seu teorema , a saber: o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos. Pythagoras ensinava geometria gratuitamente. Aos alunos que não sabiam seu teorema, como muitos jovens hoje em dia, o mestre dava uma moeda com os inscritos em latim: in hominibus respice finem, que significa:
"Em tudo que fizeres lembra teu propósito."
Aos meus muitos alunos que formei em Autocad e computação gráfica e companheiros profissionais da área eu diria as mesmas palavras. Com o significado de ter a ARQUITETURA BRASILEIRA como propósito maior e não remuneração, status social ou projetos publicados em revista.
Tudo isto eu já tenho e mais muita saúde e conhecimento para ser um dos maiores arquitetos do Brasil, mas certamente Pythagoras me ensinou a nunca cometer o pecado da vaidade.