Psiquismo
Por WAGNER PAULON | 17/05/2008 | SaúdePSIQUISMO
Dr.Wagner Paulon
1977 - 2008
Psiquismo ou o psíquico é o nome científico que resume as noções de alma, espírito, mente, pensamento, conduta, comportamento, vida pessoal, drama pessoal humano, vida intelectual, afetiva e ativa.
É a vida de relação do indivíduo humano ou animal, a parte da vida dum indivíduo que o põe, como um todo, em relação com o mundo em que vive, com os seus semelhantes e com os outros seres vivos e brutos.
A outra parte da vida, a vida fisiológica, ou vida propriamente dita, é a que diz respeito à existência do indivíduo como um corpo vivo, é, podemos dizer, a vida pele adentro.
Como, a rigor, nenhum ente vivo (bionte) vive sozinho, isolado no mundo, mas sempre em contacto com os seus semelhantes, companheiros, "sócios", podemos dizer que psiquismo é a vida social do bionte, e que a sua fisiologia é a sua vida somática (soma em grego significa corpo).
Para compreendermos a razão por que a psicologia Científica adotou a designação psiquismo em lugar de alma ou espírito ou psyque, temos de saber que a moderna Teoria do Conhecimento ou Epistemologia ou Gnoseologla (parte da Filosofia Científica que trata de saber como é que conhecemos as coisas) estabeleceu os modos ou maneiras que temos de saber as coisas.