Psicólogo....Pra Quê?

Por Sol Sanchez | 30/06/2008 | Psicologia

Vivemos uma realidade tumultuada, o estresse, a violência, o desemprego, a infelicidade e insegurança constante, a depressão que nos surpreende, as desavenças familiares, os amores não correspondidos, os problemas sociais e econômicos. Tudo isso faz parte desta realidade que, acarreta nas pessoas, o sentimento de estar sozinho. 

Essa solidão é um forte combustível para a busca desequilibrada de formas de satisfação da necessidade de pertencer, de estar junto, de ser aceito e de ser amado.

As pessoas já não sabem o que fazer ou como lidar com tudo isso que nossa sociedade nos apresenta cotidianamente. É a frustração dessas necessidades que causam muitos dos problemas de ajustamento.

O caos está inserido em nosso meio e o bem-estar psíquico é um fator determinante do bom desempenho nas várias áreas da vida e, é isso que exige uma intervenção psicológica, o ajustamento se faz necessário para a satisfação dessas necessidades e uma possibilidade de não morrer.

Visando minimizar os efeitos destas tensões, o tratamento psicológico é um espaço e um tempo para o reencontro de um caminho pessoal, uma forma de intervenção e de ajuda para o enfrentamento da problemática, surgindo como uma possibilidade de resgatar o sentido da vida. O tratamento psicológico não é coisa para doentes mentais, como muitos imaginam, lida com problemas existenciais, não com doenças mentais e suas curas.

Entretanto, a psicoterapia não permite apenas a resolução de problemas existenciais. Há a possibilidade do crescimento interior, o pleno desenvolvimento da personalidade do individuo pode ser alcançado a partir daí, viver pode se tornar uma experiência de maior intensidade e sensibilidade, comparada com a fraqueza e a falta de rumo interior.

A proposta do Psicólogo é caminhar junto com o cliente, de maneira que, ambos, encontrem recursos para o resgate da dignidade. É um processo de aprendizagem, assim como a vida é.

A principal função de um psicoterapeuta é fazer com que a pessoa se conheça, se aceite enquanto individuo, encontre ferramentas necessárias para corresponder às solicitações de sua vida, valorizando-se e adquira condições necessárias para resolver seus problemas, assim, substituir a paralisia diante de situações com as quais não sabe lidar.

Esse processo pode trazer ao indivíduo a possibilidade de promover sentido e significado as suas vivências. Portanto, o psicólogo não dá as respostas, mas ajuda a pessoa a encontrá-las, a compreender melhor o que ocorre em sua relação com o seu mundo.



Solange Centeno Sanchez

Espaço Anchieta

Rua: Anchieta, 603 –Ch. Urbana – Jundiaí – SP

Tel:(11) 4586-0635/3446-0267 Cel. (11) 9983-4307