PSICOLOGIA TRANSPESSOAL: CONSCIÊNCIA CÓSMICA E EXPERIÊNCIAS CULMINANTES INDO ALÉM CONSCIÊNCIA USUAL
Por Moisés Felix de Oliveira | 28/04/2014 | Psicologia
RESUMO
O presente trabalho tenta mostrar que a Psicologia Transpessoal vai além da consciência usual transcendendo a visão da psique dada pela Psicanálise, Behaviorismo e o Humanismo, mostrando que o Ser tem uma consciência em potencial que vai além das visões anteriores, pois uma grande gama de fenômenos experimentado e que vão além dos sentidos, não era explicada nas três corretes anteriores: 1º, 2° e 3º forças só sendo trabalhada intensamente na 4º força, Psicologia transpessoal e na Psicologia integral, que vem aborda novos conceitos como as experiências culminantes e Consciência Cósmica dentre outros para uma vida que integral o Ser como um Todo.
palavras-chave: Psicologia Transpessoal. Experiências Culminantes. Consciência Cósmica
Introdução
A finalidade deste artigo é mostrar como os teóricos na Psicologia Transpessoal encaram fenômenos como Experiências Culminantes e a Consciência Cósmica e a mudança que ocorrem no Ser Humano depois de experimentar esses estados mais amplos de níveis de consciência. O nosso objetivo de estudo é tentar ver o Ser como um todo, na visão dessa nova corrente da Psicologia contemporânea e não fragmentada, mas sim, em uma visão holística do sujeito dando ênfase as dimensões espirituais, mentais, sociais e físicos e a consciências superiores.
Essa abordagem é de suma importância para o autoconhecimento e uma saúde total e equilíbrio pessoal, vindo a preencher o vazio que existem em muitos. O que tais conceitos vêm a agregar ao sujeito? O que é a experiências culminantes e a consciência cósmica? Por que a Psicologia Transpessoal é diferente da Psicologia Tradicional?
A metodologia é do tipo bibliográfico de caráter qualitativo, Este estudo adota uma perspectiva qualitativa, a esse respeito (OLIVEIRA,1999) defende que as abordagens qualitativas facilitam descrever a complexidade de problemas e hipótese.
- 1. Psicologia Transpessoal
Temos como precursores da quarta força da Psicologia moderna William James, Carl Gustav Jung- que cunhou o termo “transpessoal”- e Abraham Maslow, tem seu nascimento na Califórnia em 1969 (WEII, 1993. p.18).
A Consciência humana pode ir além de níveis ditos normais, pois tem uma potencialidade que transcende o estado de vigília e estado ‘normal de consciência’ foi o que muitos teóricos do campo da Psicologia e Psiquiatria começaram a perceber, que os sujeitos poderiam chegar a estados mais elevados de consciência, vindo a experimentar experiência ditas psicopatológica que na realidade era de crescimento e de transformação do ser, Buscando o sentido na vida, uma verdadeira crise existência do ser frente a busca um sentido na vida, algo que var além, que tenho um significado interior que integre o ser com o Todo, e através da experiência muitos têm encontrado esse algo e preenchido esse vazio existencial do Ser frente a vida, Carl Gustav Jung, Roberto Assagioli e o próprio Maslow já haviam lançado as bases para o movimento transpessoal (Grof, 1988).
. Na corrente da Psicologia Transpessoal o Sujeito passou a ser visto na sua integralidade, não mas em sua dualidade, mas ele como um Todo e o todo nele, os dois conectados dando e recebendo, passando a se ver no cosmo e o cosmo nele, pois tudo é energia, e está interconectado; passando a explorar as dimensões espirituais que para Well(1993) vai além da dimensões temporais podendo o sujeito ter experiências de crescimento para o resto da vida e muitas transformadora para essas pessoas que tiveram trás experiências transpessoal.
‘ (...)O mal estar da humanidade perante a perspectiva de sua própria destruição; diante dessa angústia, é cada vez maior o número de pessoas que fazem, a si próprias, as perguntas fundamentais sobre o sentido da existência e o lugar do homem no cosmos. E quando a pergunta se torna crucial e invade toda a existência de um indivíduo (WEII, 1993. p.14).’
- 2. Experiências Culminantes
Para Maslow na experiência culminante ha uma transcendência do Ego, altruísmo, alteração do estado de consciência, havendo uma transcendência do tempo/estado. É também definida pelo autor como o estado do Ser, uma vivencia profunda de auto realização do de sentido da vida, de milagre e êxtase, já outras pessoas chegam a essa experiência quando está no estado de quase morte, uma cirurgia, maternidade, paternidade, sendo experiência de unidade com o universo, a dualidade desaparece e em seu lugar a unidade, sentindo-se parte de algo maior, uma conexão com o Todo, havendo uma compreensão da própria vivencia (PSICOLOGIA EM DEBATE, 2013).
Para Grof(1992) até pouco tempo atrás muitos casa de experiência transpessoal, era tida como patologia pela Psiquiatria tradicional, mas começaram a notar que muitas dessas experiência eram positivas, pois depois delas o sujeitos apresentavam melhor compreensão do mundo, e ficava curado do transtorno em seu lugar a pessoa mostrava-se mais inteligente, com uma melhor memoria, e encontrava um sentido para a vida, o autor chama tais acontecimentos de crises e transformação espiritual (Grof, 1992. pag. 9-25).
- 3. Consciência Cósmica psicologia
Consciência Oceânica é trabalhada inicialmente na psicanálise e depois mais intensamente na Psicologia transpessoal, que passa a ser definida por alguns autores como um estado alterado de consciência e percepção, uma condição que envolve os aspectos físico, mental, emocional e espiritual em concomitância, perfeitamente alinhados e integrados, de forma a permitir que a elevação da percepção e da consciência aconteçam.
Segundo Deva(2013) o caminho que leva a essa experiência oceânica passa pela transmutação do ego, pelo alargamento dos campos de consciência, pela mudança nos níveis de realidade. Percebemos o mundo segundo nosso ego, que é apenas uma limitadíssima parte do Eu Total. Visto assim, o mundo é ilusório e temos dele uma visão muito parcial e relativa: só uma parte de nosso eu percebe uma pequena parte do universo. À medida que atingimos estados sublimes, a realidade nos aparece cada vez mais vasta.
Para Devas(2013) quando se é alcançada a Consciência Cósmica transcende-se os limites dos cincos sentidos, do tempo/espaço: Passado, presente e futuro não existe, tudo concomitante. Ele aponta alguns caraterísticas do fenômeno: O sentimento de Unidade, desaparece a dualidade; ou eu e mundo e o sujeito sente-se parte das coisas/objetos; caráter inefável: o sujeito adquire uma consciência universal não encontra palavra para descrever a experiência; Caráter Noético: As emoções são sentidas como real, mais forte que o usual; desaparecimento da morte: O medo da morte desaparece quando a pessoa torna-se consciência de viver de uma forma diferente, indo além dos limites usuais dos cincos sentidos dentre outras mudanças como o sujeito passa a ter bondade, paz, humidade, abandonam os hábitos, perdão dentre outras.
Muito ainda falta pesquisar para ter uma compressão maior de tais fenômenos Transpessoal que vai além da consciência usual, e esse dialogo que está acontecendo entre várias epistemologias só tem a ganhar por tentar compreender o Ser na sua integralidade, não mais uma forma desfragmenta como a concepção cartesiana há via o sujeito.
Esses fenômenos Transpesssoal trás luz a um mundo mergulhado na escuridão e no desespero, egoísmo e individualismo. Em posse de tais fenômenos o sujeito pode torna-se melhor e ajudar a ele mesmo e a comunidade, trazendo transformação e mudança para todos, pois ele cuida de si, e do outro.
Frente ao mundo dinâmico também veio as sua consequência a desesperança e o vazio existencial dentre outras dificuldades, mas tais experiência transpessoais trouxe equilíbrio ao Ser humano que busca enfrentado de maneira diferente as as adversidade, e explicações que há muito se questionava-se, hoje temos algumas respostas vinda da Psicologia Trasnspessoal, da Física Quântica dentre outras Epistemologia, se todas as ciência trabalharem juntas para o crescimento da humanidade o mundo será bem diferente do que o caos que impera nesse século.
REFERÊNCIAS
GROF, Stanislav; GROF, Christina (orgs.). Emergência espiritual: crise e transformação espiritual. São Paulo: Cultrix. 1992
MASLOW, Abraham H. 1968. Introdução à Psicologia do Ser. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Eldorado, s.d. 2ª ed. (Col. Anima)
Nishok, Deva. A Experiência Oceânica: como a terapêutica tântrica podeajudar?http://www.centrometamorfose.com.br/terapeuticatantrica/experiencia-oceanica/ : Acesso em: 30 de dez. 2013.
WeiI, Pierre. Antologia do Êxtase. tradução de Patricia Cenacchi. São Paulo: Editora Palas Athena. 1993