Psicologia sócio histórica de Vygotsky

Por Eliene Batista Moitinho | 06/04/2018 | Psicologia

ELIENE BATISTA MOITINHO

2º CICLO DE PEDAGOGIA RGM: 1053

FACULDADE DE ARUJÁ

Trabalho apresentado com exigência parcial para composição da nota de psicologia

Orientador: Prof. Milton dos Santos Santana.

TEMA: Psicologia sócio histórica de Vygotsky

Justificativa: Entender e diferenciar a teoria de Vygotsky em relação à teoria Piagetiana (Cognitivismo).

Objetivos gerais e específicos: Entender o funcionamento da mente humana nas raízes sociais, que difere dos animais. Utilizando de leitura e dinâmica em grupo.

Metodologia: Aula teórica, aula contextualizada e dinâmica de grupo.

Resultado: Ficou claro, que a psicologia de Vygotsky é totalmente contrária de Piaget. Vygotsky tem uma relação dialética, vem da filosofia Marxcista, trabalha o lado social, é de fora para dentro. Para Vygotsky a criança nasce em um mundo humano. Segundo a abordagem de Vygotsky (histórica e cultural) a relação entre homem e meio é sempre mediada por produtos culturais humanos, apesar de Vygotsky apontar diferenças entre aprendizado e desenvolvimento, mesmo assim considera que esses dois processos caminham juntos desde o primeiro dia de vida da criança e que o primeiro aprendizado suscita e impulsiona o segundo- o desenvolvimento. Ou seja, tudo aquilo que a criança aprende com adulto, ou com outra criança mais velha vai sendo elaborado por ela, vai se incorporando a ela, transformando seus modos de agir e pensar.

Em sala de aula, foi feita uma dinâmica em grupo onde foi feito um grande círculo, o professor fazia parte deste círculo, ele pediu que alguém que quisesse contar uma pequena história pessoal, levantasse para iniciarmos a dinâmica. A Zulmira levantou-se e contou uma história e assim iniciamos a dinâmica, o professor pediu que seis alunos participassem da dinâmica, Letícia, Edson, Bruna, Júlia, Mylena e Regiane encenaram a história da Zulmira, depois os mesmos participantes inverteram os personagens da história e fizemos novamente a dinâmica. A dinâmica foi muito divertida, houve respeito e todos participaram de forma harmoniosa.

Na mesma noite, foi feita uma outra dinâmica no qual o professor permanecia no círculo, nesta dinâmica ele disse a frase O rato roeu a roupa do rei de Roma. E pediu que a Sônia começasse a dinâmica, ela apenas repetiu a frase e assim foi cada um falando a frase a sua maneira, alguns repetiram, outros mudaram, enfim, cada um foi falando o que achava que devia falar. O professor foi comentando algumas frases e assim encerramos a dinâmica. Ele comentou sobre a última dinâmica o que tinha haver com a teoria de Vigotsky, e mais uma vez tivemos uma aula prática e enriquecedora.

CONCLUSÃO: Este trabalho deixou claro que Vygotsky trabalha com o cotidiano da criança, não adianta o adulto colocar seu filho em uma escola com um monte de coisas para a criança aprender, e o professor não interagir com a criança, pois para Vygotsky a interação que faz a criança aprender. Dentro de sala de aula, fizemos dinâmicas o qual percebemos como é importante este contato maior do professor com o aluno. Vygotsky acredita que a relação entre homem e meio é sempre mediada, por produtos culturais humanos, como o instrumento e o signo