Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.

Por SIMONE MARIA PEREIRA DOS SANTOS | 17/07/2018 | Educação

CURSO: Educação Especial e Inclusiva.

DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.

DOCENTE: Vanessa Pedrosa.

DISCENTES: Simone Maria Pereira dos Santos.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Muito ainda há para realizar e explicar conceitos, clarear definições e estabelecer articulações com outros conhecimentos produzidos tanto no interior da própria psicologia, quanto em outras áreas do conhecimento. (Almeida, Santos e Trindade, 2000 pág. 1).

A TRS (Teoria das Representações Sociais) é apresentada de forma emblemática ao desenvolvimento humano. Os processos neles estabelecidos compreendem teorias analisadas em um padrão “normal” do indivíduo, não dissertando de forma profunda o interior de cada ser na sua individualidade. Como cita o autor, há muito que explicar.

Os padrões hoje contidos na sociedade estão conceituados coletivamente, generalizando a todo indivíduo de uma única forma, mesmo ciente que cada ser humano é único em sua natureza.

Compreendida como a criança antes reconhecida como um ser imperfeito, fala-se sobre evolução da natureza humana, seguindo as teorias de desenvolvimento humano. Mas, essa certeza, do desenvolvimento evolutivo, trás hoje a perfeição humana?  Seguindo esta linha da evolução, vimos que sempre se busca a linha do progresso pessoal a ser atingido em sua totalidade real. O ser humano esta sempre evoluindo. Os parâmetros que a  sociedade impõe é aderida rapidamente pelo indivíduo, por vezes indo de encontro aos seus padrões e invertendo seus valores. O indivíduo se adapta a sociedade e a seus “valores” em questão. Para Cunha (2000)... Todo indivíduo passa por um processo dividido em etapas... Que atinge seu objetivo na fase adulta. A psicologia do desenvolvimento foi marcada por concepções baseadas na existência de uma natureza psicológica específica para cada estágio da vida de um indivíduo. Partindo deste princípio, a vida inicia na infância, onde não se tem responsabilidades, nem deveres; na adulta onde se detém as responsabilidades, deveres, e autonomia; e na velhice onde, se é retirada todas as responsabilidades e deveres, do não consegue mais fazer, diferenciado da infância, não pode fazer. Infelizmente na velhice não temos o amparo da lei como acontece na infância. Diferente do pensamento de Paul Baltes, que diz que o idoso não houve só perdas mas ganhos e conquistas. Conquistas essas, deixadas para trás, para outros familiares que usufruem destas regalias conquistadas durante seu processo de desenvolvimento de toda a vida.

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA IDADE ESCOLAR.

Segundo algumas teorias, o processo de desenvolvimento e aprendizagem são completamente distintos. Mas pensando bem, a própria aprendizagem já não significa um desenvolvimento?

E o desenvolvimento já não é uma aprendizagem? Podemos até perceber ambos em momentos distintos, mas olhando mais profundamente um complementa o outro. O processo de desenvolvimento acompanha o processo de aprendizagem.

Por Piaget a questão é o método ao qual é transmitido e não as técnicas. O fato da não utilização do ambiente ao qual a criança vive (seu meio), faz com que haja problemas no entendimento e consequentemente nas transmissões da aprendizagem.

Os conhecimentos adquiridos diariamente, assim como, as experiências,  são de grande importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento, demonstrando claramente a dependência e ligações entre ambos.

A primeira teoria enfatiza que o desenvolvimento é a aprendizagem. Enquanto que a segunda teoria afirma que a aprendizagem é o desenvolvimento. “Para James” A educação pode ser definida como a organização de hábitos de comportamento e de inclinações para a ação.”

As leis do desenvolvimento são “naturais”, do indivíduo. Apesar da semelhança entre a aprendizagem e desenvolvimento a teoria considera a existência de uma ação paralela entre ambos. Podemos perceber inclusive que um está em constante ação com o outro, sempre interligados. Ao atingir este parâmetro, chegasse a terceira teoria “a maturação”. A maturação é o avanço para próxima etapa. O ponto chave, é  que cada matéria é processada de forma diferenciada. Por outro lado, um conjunto de capacidades significa um maior desenvolvimento, melhorando e condicionamento da observação, memória e raciocínio. Para Thorndike quando a criança começa a aplicar o que aprendeu seu desenvolvimento se sobressai da aprendizagem, ou seja houve um avanço. Salientando ainda, que o sistema nervoso atua de forma intensa completando este processo em seu teor, complementando todo o processo de acomodação dos conhecimentos adquiridos durante todos os estágios de vida do indivíduo.

Artigo completo: