Pseudogestação animal?

Por FILIPE DE ALBUQUQERQUE E SILVA | 09/01/2011 | Sociedade


Em geral, é uma reclamação recorrente entre os proprietários, principalmente de cadelas com mais de 5 anos, e que após o cio, mesmo sem que ocorra a cruza, a barriga da cadela começa a crescer, como se estivesse gestante, as mamas ficam ingurgitadas e expelem leite, a cadela fica mais inquieta.

E em determinado período, ela começa a "adotar" um brinquedo ou um objeto que ela possa carregar e esconder, como se fosse um filhote, e passa a protegê-lo de tudo e de todos.

Estes distúrbio emocional que a cadela adquire e comum, e geralmente está associada a uma alteração hormonal, que a leva a ter estes tipos de comportamento, sendo um distúrbio normal e não patológico.

As alterações hormonais, como diminuição do progesterona e aumento da prolactina, intensificando-o, e por vezes prolongando-o. Ocorrem poucas semanas após o cio, podendo continuar por diversas semanas além do período normal de gestação
Mesmo após cessado a alteração hormonal, e o organismo realizar a correção fisiologicamente, as cadelas podem continuar a apresentar tal comportamento, devido a estímulos sensoriais externos, como a auto-amamentação, através da lambedura das mamas; ou por caricias realizadas pelo próprio proprietário, mesmo sem a intenção.

Não há tratamento específico para esta alteração comportamental, sendo indicado que o proprietário estabeleça se irá querer colocar a fêmea para cruzar ou não, se for, o indicado é que a coloque o mais rápido possível; se não for colocá-la para cruzar, o indicado e a realização da histerectomia, para evitar problemas futuros.

Apesar de não ser patológico, a pseudogestação traz com o tempo, problemas decorrentes das alterações hormonais, como riscos de cistos ovarianos, já que os ovários são os principais produtores dos hormônios femininos; endometrites e endometrioses, provocadas pelas alterações que o útero sofre e pela abertura irregular.
Além dessas alterações diretamente ligadas ao sistema reprodutivo feminino, podemos observar, alterações nas mamas pela influência hormonal, surgindo neoplasias ou "tumores".

A cadela pode ainda apresentar outros sintomas, que são mais graves e podem assustar o proprietário, como: vomito, diarréia, anorexia, tenesmo e simulação do trabalho de parto.

Baseado na história clínica e reprodutiva, precisaremos para diferencial de diagnóstico, ter cuidado com a gestação propriamente dita e a piometra fechada, uma infecção provocada por bactérias que causam aumento uterino.

O exame radiográfico do abdômen inferior, a palpação abdominal e a realização de hemograma podem ajudar a esclarecer o diagnostico.

Procure seu veterinário, ele poderá lhe dar maiores informações sobre a pseudogestação e seus riscos, ele é a única pessoa que pode lhe orientar.