Provisão de pessoas no mercado internacional e suas competências profissionais...

Por Marianna Rabbers da Silva | 30/01/2017 | Adm

Provisão de pessoas no mercado internacional e suas competências profissionais: Caso de uma empresa do ramo madeireiro na cidade de Ponta Grossa - Paraná

Resumo:

O tema presente neste estudo tem a finalidade de analisar os processos de provisão de pessoas no mercado internacional e mapear o meio que é utilizado para o recrutamento em uma empresa que atua no comércio internacional. No desenvolver da pesquisa destacaram-se itens como planejamento, recrutamento interno, recrutamento externo, seleção de pessoas. Também foram analisados cargos, perfil e competências necessárias à contratação de um profissional na empresa pesquisada.

O procedimento metodológico utilizado foi uma entrevista estruturada com 19 questões, onde foram coletados e analisados os dados sobre a empresa que conta com pouca rotatividade de funcionários na área.

Constatou-se diante da necessidade de preencher uma determinada vaga, a organização utiliza de recrutamento externo e tem uma grande dificuldade de encontrar profissionais qualificados para a área de comércio internacional, pois as competências necessárias nem sempre são encontradas.

  • INTRODUÇÃO

Com o nascimento das organizações, iniciou-se a busca por mão de obra para executar as tarefas necessárias. Com o passar de tempo as empresas procuram não apenas essa mão de obra, mas sim a escolha por pessoas com a melhor qualificação para se trabalhar nas empresas.

As organizações comunicam e divulgam suas oportunidades de trabalho,buscando pessoas com as competências exigidas para as vagas disponíveis. Esse é o papel do recrutador, onde ele faz essa ligação entre o mercado de trabalho e o recursos humanos (RH).

É mediante o processo de recrutamento que a empresa atrai candidatos, e pode descobrir potenciais eperfis desejadopela empresa tanto para as vagas em aberto, tanto para se elabora um arquivo, como um banco de dados com currículos para preencher futuras vagas.

O Profissional de Comércio Exterior atua diretamente nas relações internacionais, bem como na análise das situações e novas tendências de mercado,utilizandodo planejamento do comércio de produtos, conhecimento de leis e documentações utilizados e todos os processosdo comércio entre países.

As competências do profissional de Comércio Exterior podem ser vistas com complexidade, requer assim uma nova postura do perfil dos executivos a fim de manter vantagens competitivas exigidas pelas constantes transformações desse mercado.

É imprescindível que esse profissional seja atualizado tanto nas questões de mercado interno, quanto nos acontecimentos globais, sejam de caráter econômico, político e cultural. A formação acadêmica é fundamental para o destaque deste na área e o domínio de línguas estrangeiras é de total relevância, tanto no processo de seleção quanto para manter a empregabilidade deste profissional.

As empresas que trabalham com comércio internacional procuram esse perfil de candidato ebuscam utilizar de formas de recrutamento, que deixem cada vez mais explícito esse perfil, onde facilita a avaliação e comparação com outros candidatos, assim também a escolha final.

A seleção deve ser feita avaliando a experiência e o conhecimento do trabalho, mas também conhecer aspectos relacionados à personalidade do candidato é fundamental para verificar se a contratação será a mais adequada para a empresa.

“Quando o recrutamento está baseado na atração de candidatos para preencher cargos vagos e disponíveis, vale a pena adicionar a preocupação em atrair também competências necessárias ao sucesso da organização”. CHIAVENATO (2010; p. 118).

Diante deste contexto o presente artigotem por objetivo analisar os processos de provisão de pessoas no mercado internacional e as necessidades de competências profissionais em empresas com negócios internacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO

Dentre o cenário das organizações destaca-se a prática de Recursos Humanos, onde se propõe atividades que envolvam pessoas com responsabilidades profissionais, com enfoque comportamental e administrativo. Segundo França (2014), a gestão de pessoas deve ocorrer a partir da visão integrada das pessoas e de questões fundamentais como: as expectativas sobre as relações de trabalho, o controle psicologico [...] perfis, e tipos de personalidade, grupos, equipes, lideranças, processos de cooperação, competição [...]

Diante do competitivo mercado atual, as organizações estão cada vez mais voltadas a concretizar os objetivos e alcançar o reconhecimento, daí a necessidade de fortalecer o planejamento de pessoas e estimar as necessidades futuras, trabalho difícil, pois é a área que atribui grande responsabilidade que impacta nos resultados da organização.

Segundo Pontes (1996), dentre os recursos de uma organização, sem dúvida, os Recursos Humanos são os mais importantes. E um dos maiores desafios da Administração dos Recursos Humanos é a colocação de pessoal. A pessoa certa no lugar certo ira gerar um ambiente capaz de propiciar que o indivíduo contribua com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais.

O processo de recrutamento é um método que as organizações utilizam para preencher determinada vaga, assim sendo salienta-se que um planejamento e conhecer os requisitos necessários para o preenchimento do cargo serão fundamentais para o sucesso. ”Quando o processo de recrutamento é feito sem o devido planejamento, dificilmente são analisadas com profundidade as atribuições de cargo e a interferência destas no alcance dos objetivos organizacionais, muito menos feita de maneira apropriada a definição do perfil desejado para a vaga . ” (PONTELO, 2013, p.57).

Artigo completo: