PROVA BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA 2º ANO ENSINO MÉDIO

Por Ciro Toaldo | 02/07/2024 | Sociedade

 

COLÉGIO WINNER

Rua Higino Gomes Duarte, 835 CEP: 79950-000 – Naviraí- MS  

Fone: (67)3461-0009, site: http://winnernavirai.com.br

CNPJ20.231.133/0001-86

 

 

Ensino Médio

Turma: 2º Ano

 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 2º BIMESTRE Data:    __/__/__

Nome do (a) Estudante:

Professor (a): Me. Ciro José Toaldo

 

NOTA:

Unidade Curricular: SOCIOLOGIA
         

 

 

1. (0,5) (Enem 2018) A elaboração da Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha) partiu, em grande medida, de uma perspectiva crítica aos resultados obtidos pela criação dos Juizados Especiais Criminais direcionada à banalização do conflito de gênero, observada na prática corriqueira da aplicação de medidas alternativas correspondentes ao pagamento de cestas básicas pelos acusados. VASCONCELOS, F. B. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado). No contexto descrito, a lei citada pode alterar a situação da mulher ao proporcionar sua:

 

A) atuação como provedora do lar.

B) inserção no mercado de trabalho.

C) presença em instituições policiais.

D) proteção contra ações de violência.

E) participação enquanto gestora pública.

 

2) (1.0) Para o historiador Robert O. Paxton (2007), o Fascismo é produto típico do século XX. Para entender como este complexo fenômeno, nascido na Itália da década de 1920, é importante compreendê-lo tanto em sua dimensão discursiva, como prática no âmbito político. Tomando como pressuposto as singularidades do regime fascista na Itália, assinale a opção CORRETA:

 

A) Entre os fascistas havia um forte apelo ao capitalismo como modelo ideal de produção, mas sendo eles influenciados por vertentes socialistas, criticavam a exploração do proletariado.

B) O fascismo preconizava a unidade nacional em detrimento do interesse individual e mesmo que sua ascensão tenha sido marcada por episódios de violência, obteve apoio considerável de pessoas comuns e setores da elite.

C) Não é possível situar o fascismo italiano como regime de direita ou esquerda, assim, ele se encontra no centro, como conciliador dos extremos.

D) A intervenção estatal na economia foi vista com maus olhos por parte do empresariado, contudo, o regime fascista italiano ainda tinha amplo apoio popular para continuar no poder.

E) Nenhuma das alternativas acima.

 

 

3. (1.0) Segundo Touraine quais são os três princípios para entender os movimentos sociais? _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4. (1.0) (Enem 2021) O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais. CAPIBERIBE, A.; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).
A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito:

A) enfraquecer as formas de militância política.

B) abalar a identidade de povos tradicionais.

C) inserir as comunidades no mercado global.

D) distanciar os grupos de culturas locais.

E) angariar o apoio de segmentos étnicos externos.

 

5, (1,0) Apresente 3 características que diferenciam o Totalitarismo Fascista do Comunista . _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

6. (1.0) (Enem 2021) – Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.  BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.
 

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a:  

A) flexibilização do Código Civil. 

B) redução da maioridade penal.

C) promoção da inclusão social. 

D) contenção da corrupção política.

E) expansão do período de reclusão.

 

7. (1.0) Apresente os 4 tipos de movimentos sociais que existe e de um exemplo de cada.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. (1.0) (Enem 2019) O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado). O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação:

 

A) redefine a dinâmica das instituições sociais.

B) subverte os direitos de determinadas parcelas da sociedade.

C) abala a relação da classe dominante com o Estado.

D) constrói a segregação dos segmentos populares.

E) limita os mecanismos de inclusão das minorias.

 

9) (1.0)(Enem 2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.  RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).

Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na:

 

< >criação de novos ofícios.redução da desigualdade de gênero.fragilização da representação sindicalampliação de direitos sociais.erradicação da atividade informal.

 

10) (1,5) Dos três módulos estudados para essa avaliação, escolha apenas um deles e elabore um mapa mental do referido assunto. (Faça a sua elaboração no verso desta folha)

Artigo completo: