Protótipo de Web Service Para Análise Financeira Organizacional

Por Ítalo Rômulo | 30/11/2016 | Tecnologia

Resumo

Rapidez na tomada de decisão para o melhor gerenciamento das organizações é um ponto crucial que deve ser levado em conta por todo e qualquer empresário. Visando a melhoria neste aspecto, este trabalho tem como tema o desenvolvimento de um protótipo de web service, que será o responsável pela comunicação entre um dispositivo móvel e um ERP com ênfase na visualização de relatórios. Com base nisso, o objetivo do desenvolvimento do web service é prover o acesso aos relatórios do ERP através do celular ou tablet, melhorando a interoperabilidade das informações que contém nas organizações de maneira rápida e fácil para que este possa gerenciar sua empresa independetemente de espaço geográfico

Introdução

No decorrer dos últimos anos o crescimento dos dispositivos móveis vem acontecendo de maneira exponencial por oferecerem recursos que abrangem desde o entretenimento até o âmbito profissional. As corporações atualmente necessitam de vários recursos para se tornarem competitivas no mercado de trabalho. Muitos colaboradores precisam estar sempre fora das dependências de suas empresas para tratarem de assuntos profissionais referentes às suas organizações, e ainda assim precisam estar cientes do andamento dos negócios para fazerem o que julgam necessário para o crescimento das organizações. Os dispositivos móveis trazem consigo a mobilidade que é um fator de suma importância atualmente, e, faz com que os envolvidos não precisem estar inseridos dentro do espaço geográfico das suas organizações para terem acesso em tempo real das informações do negócio. O protótipo à ser desenvolvido consiste num web service que, a partir de um dispositivo móvel, seja possível ter acesso aos relatórios financeiros de um Enterprise Resource Planning (ERP). A tarefa de fazer uma organização ter um grande desenvolvimento e se manter competitiva não é algo trivial. Tendo em vista este aspecto, o setor estratégico das organizações necessitam de dados qualitativos e imediatos independentemente de sua localização no espaço geográfico, para elaborar uma decisão rápida e inteligente onde tais ações possam alavancar os lucros e diminuir os custos visando sempre o crescimento e a competitividade das organizações no mercado de trabalho. O projeto em questão tem como objetivo geral prover uma solução mobile para o acesso de relatórios via web service, oferecendo maior comodidade para os usuários. Como objetivo específico, visa-se o desenvolvimento de um protótipo de web service para se comunicar com um ERP e poder visualizar os relatórios financeiros deste. Partindo desta idéia, é pretendido fazer com que 2 esta ferramenta seja um forte aliado no apoio as decisões dos envolvidos, independendo do espaço geográfico que estes envolvidos estejam inseridos. O presente trabalho está com a estrutura das informações dispostas em diversas seções sequenciadas. Inicialmente serão mostrados os objetivos (geral e específicos) onde está definido o que se espera do protótipo, logo em seguida vem o levantamento bibliográfico que, irá enfatizar as tecnologias que foram utilizadas no processo de desenvolvimento da aplicação, depois será apresentada a proposta do trabalho, no que o trabalho se justifica, o desenvolvimento, onde, nessa parte será mostrado como foi o processo de desenvolvimento e um breve resumo de como a aplicação deve ser manuseada, a apresentação de alguns protótipos de telas, os resultados que foram obtidos, as expectativas de implementações para desenvolvimento futuro, e por fim o referencial teórico, onde serão mostradas todas as fontes de consulta que serviram de conhecimento para o desenvolvimento do trabalho completo.

1 Levantamento Bibliográfico

1.1 Web Services

Web service é uma tecnologia responsável pela comunicação entre sistemas heterogêneos e compatibilidade entre aplicações (DEVMEDIA, 2013). Alguns dos protocolos usados pelos web services são: Hyper Text Transfer Protocol (HTTP), Extensible Markup Language (XML) e Simple Object Access (SOAP). Com o web service em funcionamento dois ou mais aplicativos podem se comunicar fazendo o uso desses protocolos sem precisar saber qual plataforma o outro software está sendo utilizado ou em qual linguagem de programação foi desenvolvido. De acordo com o World Wide Web Consortium (W3C) os web services oferecem um padrão de comunicação ou interoperabilidade entre softwares de diferentes plataformas ou frameworks.

1.1.1 Representational State Transfer (REST)

Os web services podem ser do tipo REST (Representational State Transfer). Esse tipo dispõe de modelo arquitetônico do qual os dados podem ser transmitidos através de uma interface padronizada como o HTTP (DHINGRA, 2013). Os web services REST oferecem boa estrura de armazenamento em cache a partir do método HTTP GET, proporcionando maior desempenho caso os dados retornados pelo serviço não sejam alterados com frequencia (DHINGRA, 2013). Nesse tipo de web service os serviços produtores e consumidores precisam ter um entendimento comum do contexto já que não tem um padrão de regras definidos para descrever a interface de serviços REST (DHINGRA, 2013). Os serviços REST são fáceis de serem integrados com sites existentes para evitar refazer a arquitetura do site existente tornando o trabalho do programador mais confortável e produtivo, usando apenas funções existentes ao invés de escrever tudo do zero (DHINGRA, 2013).

1.1.2 Simple Object Access Protocol (SOAP)

O modelo SOAP define um padrão de comunicação para troca de mensagens baseado em XML. O SOAP usa HTTP e SMTP como protocolos de comunicação. O HTTP facilita a comunicação dos web services SOAP criando canais através de firewall e proxy sem que haja a necessidade de se modificar o SOAP (DHINGRA, 2013). O Web Service Description Language (WSDL) contém e descreve o conjunto de regras que definem as mensagens e operações dos web services, essa WSDL é tida como um contrato que define a interface que o serviço oferece. (DHINGRA, 2013). O SOAP é utilizado normalmente para programar interfaces mais complexas para o mundo exterior. Já o REST é utilizado em aplicações mais simples que demandam resultados mais rápidos (DHINGRA, 2013)

2.2 Delphi

Delphi é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações criada pela empresa borland, que utiliza a linguagem Object Pascal. É uma ferramenta do tipo RAD de fácil utilização. Possui um ambiente de desenvolvimento integrado onde é possível: codificar, testar, debugar, além de compilar a aplicação para execução no sistema operacional. (GAJIC, 2011). O delphi tem como linguagem de programação a Object Pascal, que trás consigo a vertente de se criar componentes autorais dentro do próprio ambiente delphi. A object pascal, linguagem utilizada no Delphi foi a linguagem de programação que obteve mais sucesso na tentativa de suceder o ALGOL, que, foi a primeira linguagem de programação de alto nível, por possuir uma estrutura dinâmica que dá a possibilidade de manutenção nas estruturas de dados em tempo de execução. (GAJIC, 2011).Tal ambiente possui algumas características que devem ser salientadas, como: A interface com o usuário e feita através de componentes, Propriedades podem ser alteradas tanto em tempo de desenvolvimento como em tempo de execução da aplicação, é baseado em desenhos de formulários e janelas, dentre outros. Além de tais características, o ambiente delphi também proporciona uma maneira rápida e fácil de depuração de código, facilitando assim o trabalho do desenvolvedor na correção dos erros que ocorrem durante o processo de desevolvimento de aplicações..

2.3 Firemonkey

Com o crescimento das vendas dos dispositivos mobile, também cresceu o interesse na criação de aplicações móveis e seguindo a idéia de que tais aplicações deixaram de ser tendência e provaram que são importantes em diversos segmentos, a Embarcadero criou o framework firemonkey. Tal plataforma vem com o diferencial de ser genérica tanto para desenvolvimento ágil como para processos de desenvolvimento de softwares mais completos, 5 não só para desenvolvimento em Android, como também para Mac, IOS e Windows Phone. Segue a definição técnica do framework: O FireMonkey (FMX) framework é a plataforma de desenvolvimento de aplicações e tempo de execução por trás do RAD Studio, do Delphi e do C++Builder. FMX foi desenhada para equipes que estejam construindo aplicações multidispositivos verdadeiramente nativas para Windows, Mac, Android e iOS, levando-as a lojas de aplicações e corporações de modo acelerado. (EMBARCADERO, 2014).

[...]

Artigo completo: