PROSPERIDADE

Por Luiz Tamburro | 31/05/2009 | Bíblia

PROSPERIDADE

 

 

            A Prosperidade é perseguida por homens de todos os níveis, posições, raças e religiões. Também é perseguida de várias formas, meios legais e ilegais, pode ter como combustível a necessidade ou a ganância, alguns acham que a prosperidade é para uns poucos, mas todos a desejam....

            O que a grande maioria ainda não descobriu é que a prosperidade, normalmente relacionada a área financeira, também deve ser acompanhada pela satisfação emocional, pessoal e física e, mesmo tendo este contexto material, ela é regida por leis espirituais e que, por sua dinâmica devem ser desafiadas para serem alcançadas, isto é, o grande desafio da prosperidade é mantê-la, pois pode ser duramente conquistada e facilmente... perdida....

            Portanto, equivale dizermos sem receios que a busca da prosperidade financeira, física e material, não pode existir sem a prosperidade espiritual, pois a primeira depende da segunda.

            Aliás, a prosperidade é um direito de todo os eleitos e é um DECRETO DE DEUS PARA OS SEGUEM SUAS LEIS, não devemos esquecer que Deus é o  dono do ouro e da prata      ( “  Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. “  Ag 2.8 ) e, portanto sendo nós seus co-herdeiros com Cristo ( " E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados."  (Romanos 8 : 17). Veja só o que Deus DECRETA para as nossas vidas:

Dt 28. 3  Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

4  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

5  Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

6  Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

7  O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

8  O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.

9  O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10  E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.

11  E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.

12  O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

13  E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

            Mas para ter direito a todas estas bênçãos e prosperidade, precisamos atender a seguinte condição:

Dt 28.1  E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

2  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

14  E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.

            Você quer ser próspero ? Eu também ! Então proponho-lhes o desafio bíblico que o próprio Deus nos fez... vamos buscá-la juntos ?

" ... FAZEI PROVA DE MIM NISTO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU, E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BÊNÇÃO TAL ATÉ QUE NÃO HAJA LUGAR SUFICIENTE PARA A RECOLHERDES."  (Malaquias 3 : 10b) 

A 1ª Lei: FIDELIDADE:

            Muitos homens morreram tentando encontrar tesouros arqueológicos depositadas em tumbas de Faraós por exemplo ou enterrados em utópicas “ Ilhas do Tesouro “ ... outros tantos perderam fortunas tentando aumentar as que já tinham e até empobreceram, outros tantos até conheciam as leis espirituais e “ venderam as suas almas a satanás “ para enriquecerem, mas, ninguém teve a compreensão sobre a prosperidade tão profunda em sua vida como Abraão...

Gn 14.18  E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19  E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

20  E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E ABRÃO DEU-LHE O DÍZIMO DE TUDO.

21  E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

22  Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

23  JURANDO QUE DESDE UM FIO ATÉ À CORREIA DE UM SAPATO, NÃO TOMAREI COISA ALGUMA DE TUDO O QUE É TEU; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

            Percebam neste texto que o seu contexto fala que Abraão juntou seus servos, armou-os e resgatou a Ló e aos seus, além de todos os seus bens e, ao encontrar Melquisedeque, Sacerdote do Deus Altíssimo em Salém, entregou-lhe o Dízimo de tudo quanto havia conquistado e de tudo quanto tinha.

            Bera, Rei de Sodoma, chegava de uma batalha vitoriosa contra Quedorlaomer           ( algoz de seu reinado e do de Birsa, Rei de Gomorra ), quando soube do ato heróico de Abrão e lhe ofereceu fortuna em troca de seus heróis, Abrão o faz ver que tinha um “ contrato “ com Deus de que nada aceitaria de ninguém, pois era dependente do “ Possuidor dos céus e da terra “....

            No capítulo seguinte ( 15 ), vemos que Deus fala a Abraão e lhe concede a prosperidade... um filho herdeiro e que faria dele “ pai de muitas nações  ! “                            ( Gn 15.1-6, 13-15 e 18 ).

            A prosperidade de Abraão que já era existente e conhecida, foi ainda mais abençoada e alcançaria a sua manutenção através de sua prole e de geração à geração e, veremos que para toda a eternidade, pois a geração de Abraão não foi considerada a consanguínea, mas a espiritual !

Gn 17.1  SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

2  E porei a minha aliança entre mim e ti, e TE MULTIPLICAREI GRANDISSIMAMENTE.

3  Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:

4  Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;

5  E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

6  E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

7  E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, POR ALIANÇA PERPÉTUA, PARA TE SER A TI POR DEUS, E À TUA DESCENDÊNCIA DEPOIS DE TI.

8  E TE DAREI A TI E À TUA DESCENDÊNCIA DEPOIS DE TI, A TERRA DE TUAS PEREGRINAÇÕES, TODA A TERRA DE CANAÃ EM PERPÉTUA POSSESSÃO E SER-LHES-EI O SEU DEUS...

... 15  Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.

16  Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.

17  Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? ...

19  E DISSE DEUS: NA VERDADE, SARA, TUA MULHER, TE DARÁ UM FILHO, E CHAMARÁS O SEU NOME ISAQUE, E COM ELE ESTABELECEREI A MINHA ALIANÇA, POR ALIANÇA PERPÉTUA PARA A SUA DESCENDÊNCIA DEPOIS DELE.

            Cinco séculos antes de Cristo levantou Deus a Malaquias ( que quer dizer “ Mensageiro de Deus “ ) para denunciar a corrupção dos sacerdotes da época e deixar uma ordenança que mudaria a vida deles e as nossas eternamente:

MALAQUIAS 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa... e depois diz... “ fazei prova de mim nisto ... “

            A entrega do dízimo não é um pedido de Deus, nem tampouco um apelo ou uma sugestão... é uma ordenança e seu cumprimento é essencial para que o Eleito receba e mantenha a sua prosperidade.

APLICAÇÃO:

  • Você tem sido fiel a Deus ? Tem entregue a Ele seu Dízimo ?  E quando entrega o faz corretamente ? Entrega o que é devido ou entrega o que “ acha “ que é justo ? Vamos aplicar o mandamento e ver como Deus nos abençoa ?

  • PASSE A SEPARAR O SEU DÍZIMO ( 10 % ) NO MOMENTO QUE VOCÊ RECEBE O SEU PAGAMENTO E ENTREGUE-O NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE, NÃO SE DÊ A CHANCE DE PENSAR SE VAI OU NÃO TE FAZER FALTA... “ PROVAI-ME NISTO... “ DIZ O SENHOR ! E PRESTE ATENÇÃO AO QUE ACONTECERÁ DURANTE O SEU MÊS...

  • SE VOCÊ FAZ OS CHAMADOS BISCATES SEPARE UMA CAIXINHA, UM COFRINHO, E CADA VEZ QUE RECEBER SEU BISCATE TIRE O DÍZIMO E COLOQUE ALI, NÃO MEXA ATÉ A DATA DA ENTREGA, GARANTO QUE VAI SE SURPREENDER AO ABRIR A CAIXINHA E VER O VALOR DE SEU DÍZIMOM E, SE ESTE É FRUTO SÓ DE SEUS 10 %... FAÇA AS CONTAS DE QUANTO VOCÊ RECEBEU NAQUELE MÊS... COM CERTEZA SERÁ MAIS QUE NO MÊS ANTERIOR... E LEMBRE-SE DO VERSÍCULO QUE JÁ LEMOS ACIMA ... “ ABRÃO DEU-LHE O DÍZIMO DE TUDO... “

ÉTICA E HONESTIDADE:

            A Fidelidade ao Senhor também passa pela ética e pela honestidade, pois são questões implícitas e decisivas para a que a fidelidade seja real e aceita por Deus, o próprio Senhor Jesus ensinou isto aos seus discípulos:

MT 22.17  DIZE-NOS, POIS, QUE TE PARECE? É LÍCITO PAGAR O TRIBUTO A CÉSAR, OU NÃO?

18  Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

19  Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.

20  E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

21  Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: DAI POIS A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS.

            Embora fosse César o algoz de seu povo, ainda assim era ele o governante e, por conseguinte, sendo ou não aceito pelo povo, tinha o direito a cobrar os impostos e cabia aos seus súditos pagá-los. E Jesus ensinou este princípio que vivemos até os dias de hoje, quando ainda questionamos a legalidade e a super valorização dos impostos que pagamos. Desta feita, mesmo que os questionemos, é nosso dever resguardarmos os direitos dos outros acima de nossos interesses pessoais ou ideais.

APLICAÇÃO:

  • Há alguns anos atrás o famoso jogador de futebol da seleção brasileira, Gérson, “ o canhotinha de ouro “ fez um comercial na televisão e seu recado tornou-se um bordão: “ ... tem gente que gosta de levar vantagem em tudo ... “, é verdade, e na sua maioria estes, para levar vantagem ultrapassam a barreira da honestidade... por exemplo, não pagam sua luz e a tem através de um “ gato “ ... compram e não pagam, conheço um que faz isso ( graças a Deus não é um dos nossos ... mas tem...): compra tudo o que pode quando seu nome está limpo, tira tantos cartões pode e estoura todos, não paga nenhum e depois de cinco anos faz tudo de novo !

  • QUE TAL COMEÇAR POR AÍ ? POR ALGUM MOTIVO VOCÊ TEM UM “ GATO EM CASA ? “... OU VOCÊ TEM ALGUMA DÍVIDA QUE NÃO PAGA A MUITO TEMPO ? FAÇA UM ESFORÇO, PROCURE  QUEM VOCÊ DEVE ( PODE SER ATÉ O PADEIRO... ) E NEGOCIE SUA DÍVIDA... SEJA HONESTO, CONFESSE SUA DÍVIDA E DIGA COMO PODE PAGAR...

VOTOS :

At 5.1  MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,

2  E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

3  Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

4  Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

5  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.

            Ananias e Safira juntaram-se aos Apóstolos e aos Discípulos que se imbuíram do serviço de tornar a vida daqueles que os cercavam melhores e mais equilibradas, com isso, aqueles que estavam juntos, se desejassem, poderiam vender os seus bens e entregar aos Apóstolos para que estes dividissem entre a comunidade ( At 4.32 ), desta feita, Ananias e Safira não tinha a obrigação de entregar coisa alguma se não quizessem, mas declararam uma coisa e entregaram outra, ou seja, fizeram um voto e tentaram enganar aos Apóstolos e a Deus !  Não foram honestos e jamais prosperariam em suas vidas não cumprindo os seus votos.

            O que moveu o coração de Ananias e Safira para agirem desta forma? GANÂNCIA !

PROSPERIDADE NÃO COMBINA COM GANÂNCIA:

Ec 5.10  Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

11  Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?

12  Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.

13  Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;

            A ganância também tem uma parceira bastante contundente: a Avareza... a Avareza adoece a alma e a mente do homem que a pratica e, normalmente aquele que quarda demais os seus tesouros ( e até os esconde ) acabam por ficarem sós e são abandonados até pelos seus... acabam seus dias  solitários e muitos são enterrados como indigentes embora cheios de riquezas e qual a conclusão bíblica para tal ?

Ec 5.14  Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.

15           como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.

A ganância é um impecilho para que Deus nos abençoe...

Tg 4.2  Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

Tudo isto faz parte da Fidelidade do Senhor, primordial para que alcancemos a Prosperidade. Mas há ainda outra Lei que deve ser observada e, juntamente com a Fidelidade depende de cada um para alcançá-la:

APLICAÇÃO:

  • “ ... de graça recebestes, de graça dai."  (Mateus 10 : 8b) Muitas pessoas guardam somente para si o que recebem de Deus e vê com idiferença o sofrimento e a necessidade do outro que está ao seu lado... os Apóstolos aprenderam direitinho com Jesus Cristo o sentido do “ dar e receber “ e assim que juntaram a comunidade cristã, passaram a dividir tudo o que conseguiam...

  • At 4.32 b ... mas todas as coisas lhes eram comuns... 33b...  e em todos eles havia abundante graça...34 a  Não havia, pois, entre eles necessitado algum;

  • VAMOS PROVAR ISSO ? QUE TAL TODO DOMINGO TRAZERMOS UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL PARA FAZER UMA CESTA BÁSICA PARA QUEM PRECISA ? E SE FOR AUDACIOSO POR QUE NÃO TRAZER EM TODO O CULTO ?

  • INDO MAIS LONGE... QUE TAL RESERVAR UMA OFERTA DOMINICAL PARA A AÇÃO SOCIAL DA IGREJA ? VAMOS FAZER UM FUNDO PARA AJUDAR UM IRMÃO A COMPRAR UM GÁS OU SUPRIR ALGUMA NECESSIDADE...

  • "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam."  (Mateus 6 : 20) ... Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói."  (Lucas 12 : 33B ) ... Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me."  (Lucas 18 : 22)

2ª Lei: SEMEADURA:

            Quem já não ouviu a expressão: “ QUEM MAIS PLANTA MAIS COLHE ? “ 

Mc 4.8  E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.

            Devemos também ter em mente de que tudo o que recebemos em nossas vidas provém de Deus, não só a semente como a sua manutenção...

2 Co 9.10  Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

11  Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.

12  Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.

            Não seria a semeadura algo óbvio para qualquer um ? Mesmo o iletrado ou o inculto tem a capacidade de compreender tal acontecimento: se você planta uma semente, terá uma só planta e embora esta lhe dê várias sementes torna-se já incomparável ao que planta duas sementes e que colherá então o dobro da semente, assim como o que planta três colherá o triplo e assim por diante !

            Mas para tal precisamos preparar o terreno, não bastando jogá-las em qualquer lugar, pois já vemos no contexto acima que se for a semente jogada em terreno pedregoso ou espinhoso nada nascerá e, se nascer alguma coisa, esta não se manterá...

            Vemos na Palavra de Deus que Ele quer sempre nos dar o melhor possível e não se faz de mesquinho para conosco:

  • MT 7.7  “ Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. “ Se você faz a sua parte basta pedir...

  • Jo 14.13  “ E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho... “ È bom lembrar... Peça ao dono de tudo.... sim porque se não for em nome dele.... Jo 16.24  “ Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.

  • “ Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."  (Tiago 4 : 3)... È importante saber pedir... peça... Ele tem para te dar !

APLICAÇÃO:

  • Já vimos que se colhe o resultado do que se planta... o que você tem plantado ? Você tem dado “ esmolas “ para a Casa de Deus ? Ou tem a consciência de que a Casa de Deus tem que ser suprida e não pode ter falta ou necessidade ?

  • Se faltar na Casa de Deus... falta em nossa casa... será que o “ Um real “ que você tem dado ( não que Deus não aceite ou te condene ), tem suprido a necessidade da sua Igreja ? Será que você, que às vezes reclama que a Igreja não ajuda a determinado irmão que está precisando, ou reclama que as cortinas da Igreja estão velhas, ou que as cadeiras estão “ bambas “ tem feito a sua parte direitinho ou continua dando “ um real “ e achando que dá para fazer toda a obra de Deus assim ? E se todos pensarem como você ?

  • ENTÃO FAÇA,OS A PROVA... TRAGA TODO DOMINGO A SUA MELHOR OFERTA... É DIFÍCIL ? JUNTE DURANTE A SEMANA... SE A SUA OFERTA HOJE É UM REAL, COMECE DANDO DOIS REAIS OU SEJA OUSADO... ENTREGUE CINCO, DEZ E ANOTE O QUE DEUS FARÁ EM SUA VIDA, NA VIDA DE SEUS IRMÃOS E NA SUA IGREJA...

  • Dt 29.9  Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes. 

O que será preciso para preparar a terra para a semeadura ? Vejamos...

Confiança:

            A confiança em Deus é um aspecto que deve pautar a vida de todos os Filhos de Deus. Sabemos que no passado os hebreus ( depois Judeus ), tão decantadamente seguidores de Deus ( Jeová ), a ponto de se enaltecerem por isso, excederam em confiança em sua própria capacidade de confiar e cometeram erros tremendos e desanimaram por muitas vezes, até mesmo “ olhando para trás “ ou mesmo voltando-se para “ outros deuses “... o que os credenciou a serem escravizados por outros povos levantados por Jeová para que se lembrassem de quem os sustentava...

            A confiança deve ser um “ Fedback “ , ou seja, de um para ou outro, ou melhor... nós devemos confiar em Deus e Ele confiará em nós...

Ef 3.11  Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,

12      No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

A confiança nos dá descanso e paz... nos dá segurança para levarmos nossa rotina, pois sabemos que Deus está suprindo todas as nossas necessidades enquanto trabalhamos...

MT 6.25  Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28  E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29  E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Falando em fé, a fé é a expressão máxima da confiança, pois é ela quem proporciona ao homem os MILAGRES DA CONFIANÇA:

Hb 11.1  ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

            Parece-nos impossível, como homens comuns, crer naquilo que não vemos ou que não nos seja no mínimo óbvio ou existente. Este tipo de confiança só pode ser alcançada por aqueles que depositam em Deus, total e irrestrita, confiança... e também para aqueles que não têm a pretensão de fazer qualquer tipo de troca com Deus... “ você me dá isto e eu te dou aquilo... “

            A confiança em Deus não pode ser uma confiança comum, não pode ser uma confiança como se confia em qualquer homem... deve ser tirada de dentro de si... deve ser levada ao extremo...

Gn 22.1  E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

3  Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera...

4  Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

5  E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

6  E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

7  Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8  E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

9  E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

10  E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11  Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12  Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13  Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

14  E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá....

            Que exemplo de confiança em Deus ! Abraão sabia em seu íntimo que Deus jamais aceitaria tal sacrifício de sua parte, aliás, lembremos que Isaque era o cumprimento de uma promessa de prosperidade na vida de Abraão... mas se preciso fosse não se furtaria a entregar-lhe tudo o que ordenasse.

            Abraão sabia que, mesmo que o sacrifício acontecesse, Deus lhe proveria outro herdeiro, ainda que não tivesse mais forças ou virilidade para conceber...

  • Na sua necessidade.... Deus proverá...

  • Na sua obediência... Deus proverá...

  • Na sua fidelidade... Deus proverá...

  • Deus sempre proverá aos que nele confiam...

Um outro exemplo marcante é o de Jô... o próprio satanás viu sua prosperidade e imaginando que a fidelidade dele era devido ao que Deus havia lhe proporcionado durante a vida, terras, gado, filhos, riquezas, quis prová-lo...

                  JÓ 1

Jó 1.9  Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

10  Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

11  Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face...

2. 4  Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

5  Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

9  Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

10  Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios...

42. 12  E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

13  Também teve sete filhos e três filhas.

E a promessa destes últimos versículos de Jó vem nos primeiros do Salmo 1:

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Mas, existem aqueles que já sendo prósperos financeiramente têm apego aos seus bens, não têm confiança e não são capazes de ousar diante de Deus com medo de perdê-los, o pior é que podem perder muito mais do que simplesmente seus bens...

Mc 10.17  E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: BOM MESTRE, QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?

18  E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.

20  Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.

21  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: FALTA-TE UMA COISA: VAI, VENDE TUDO QUANTO TENS, E DÁ-O AOS POBRES, E TERÁS UM TESOURO NO CÉU; E VEM, TOMA A CRUZ, E SEGUE-ME.

22  Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

23  Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

24  E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!

 

            O apego aos bens materiais, muitas vezes também são um obstáculo para se alcançar estágios superiores da prosperidade como os estágios espirituais da mesma. Como é próspero o homem que alia sua prosperidade financeira, física e material ao desapego material e à prosperidade espiritual... seria um novo Abraão... próspero eternamente !

            Além de confiar em si próprio, e esta confiança só se faz presente quando o homem tem a certeza de que está satisfazendo a Deus, através do entendimento de suas leis, do entendimento de que é Dele que dependemos, do entendimento que Ele nos dá e devemos ser fies em entregar o que pertence a sua casa, devemos ter confiança total e irrestrita em Deus ! Assim diz a Palavra:

  • Mc 11.24  “ Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis... “ Peça, mas com fé...

Sl 23.1  O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

            Você crê de verdade nisto ? Ou na hora de entregar o seu dízimo você se pergunta se aqueles 10 % não lhe farão falta ?????

            Você crê mesmo ? Ou quando “ a coisa aperta “ você questiona a Deus ????

            Você crê mesmo ? Ou quando passa por uma circunstância difícil nunca a vê como passageira e já começa a duvidar ????

            Para que possamos crer de verdade é preciso estarmos sempre ouvindo a Deus, estarmos com Ele é primordial para que tenhamos a segurança necessária para entender de vez que Deus nunca nos deixa passar necessidades... sabe por quê ?

Sl 23.6b e habitarei na casa do SENHOR por longos dias... e por isso sei que...           Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida ( Sl 23.6.a ) ... pois  ... nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão."  (Salmos 37 : 25)

            Portanto não devemos esquecer e nem jamais duvidar que:

Fp 4.19  O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

I Tm6.17b ... nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

2ª Co 9.8  E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

3ª Jo 1.2  Amado, desejo que sejas próspero em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

APLICAÇÃO:

  • Você confia totalmente em Deus ? Ou se deixa levar pela dúvida ? O que você confiaria a Deus ?

  • QUE TAL, NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE VOCÊ TIVER OU NA SUA NECESSIDADE VOCÊ DEIXE REALMENTE NA MÃO DE DEUS E MESMO QUANDO PARECER QUE NADA ESTÁ DANDO CERTO VOCÊ MANTENHA   A DECISÃO DE CONFIAR EM DEUS ATÉ A CONCLUSÃO DE SEU  PROBLEMA ?

  • "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão."  (Hebreus 4 : 14)

 

Ousadia:

            A ousadia é aliada da confiança. Só é ousado aquele que confia. É o caso do agricultor que planta milho enquanto todos à sua volta plantam feijão ! É necessário confiar no terreno que você preparou e na sua percepção de que a troca de cultura é o óbvia para que você alcance a sua prosperidade... E quem te dá  confiança ? Jesus Cristo....

Mt 25.14  Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

15  E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

16  E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.

17  Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

18  Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

19  E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.

20  Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.

21  E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

22  E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.

23  Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

24  Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

25  E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

26  Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

27  Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

28  Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29  Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

            A falta de ousadia, e falo tanto da material quanto da espiritual, também pode ser tornar um obstáculo na busca e manutenção da prosperidade !

            Muitas vezes Deus coloca em nossas mãos um bem para ser multiplicado e, embora honestos, temos medo de ousar e perder, quando que, se temos a consciência de que somos éticos e honestos, que cumprimos nossos votos e confiamos naquele que nos confiou seus bens, podemos ousar e tudo quanto pusermos nossas mãos será multiplicado !

            Os servos do texto acima são um exemplo, tanto os que trataram de multiplicar, quanto o que, com medo, enterrou seu talento e assim perdeu o que tinha e até a sua liberdade !

            Muitos homens ousaram em suas vidas e conseguiram sua prosperidade... Walt Disney, por exemplo, dispôs de sua fortuna e faliu por três vezes antes de conseguir vencer, mas não desistiu.

            Recentemente o também americano Bill Gates arriscou tudo e apostando no seu sonho criou a Microsoft e domina hoje o mundo da informática, mas nenhum deles chegou aos pés de Abraão.

            A ousadia também tem outra companheira importante e que deve ser um atributo dos filhos de Deus... a coragem !

6  E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.

7  E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.

8  Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.

9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

            Josué e Calebe num primeiro momento enfrentaram até mesmo seu povo, pois sua confiança na promessa de Deus era tão grande que alimentou sua coragem e para ele os Anequins, os gigantes da terra, nada seriam nas mãos deles se confiassem de verdade no Senhor que lhes prometera a “ terra que manava Leite e Mel “ !

            Também temos na Bíblia um outro exemplo de ousadia e confiança em Deus, um homem que prosperou fazendo outro povo prosperar e levou à sua família a prosperidade, quer saber quem é ?

Gn 41.34  Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,

35  E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.

36  Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.

37  E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.

38  E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?

39  Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

40  Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

41  Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.

42  E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.

43  E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.

44  E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito...

49  Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração...

52  E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição...

56  Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito...

            Se José não confiasse em Deus e não fosse ousado em fazer saber o Rei a interpretação de seus sonhos, não seria colocado como o administrador do Egito, somente abaixo de Faraó, também não faria aquela terra prosperar e não prosperaria e seria a perdição para toda aquela região e para sua família inclusive. Confiança e ousadia !

            Percebam que José fez a terra produzir tudo o que podia durante os sete anos de fartura e estocava tanto quanto podia e sabe quando o Egito mais prosperou ? Nos sete anos de anos de fome !

APLICAÇÃO:

  • Ousadia e coragem ! Como é bonito de se ver nos filmes do cinema e da televisão... mas como nós temos medo de ousar... de perder o que temos... de cair e não levantar... você se acha ousado ? Tem coragem ?

  • ENTÃO FAÇA UM PROPÓSITO PÚBLICO HOJE, CUMPRA E ESPERE O RESULTADO DE SUA OUSADIA ! MAS SAIBA QUE SÓ DARÁ CERTO SE VOCÊ CONFIAR DE FATO, MAS, SE TIVER DÚVIDA... NÃO FAÇA...

  • "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o."  (Eclesiastes 5 : 4)

            Desta forma passamos a conhecer outra necessidade para se obter a necessidade: Sabedoria.

Sabedoria:

            Você quer manter a prosperidade que conseguiu ? Então utilize-se da sabedoria....

I RS 4.29  E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

30  E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios...

I Rs 10.23  Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria...

            Sabedoria... quantos perderam suas fortunas, suas famílias e suas vidas por falta de sabedoria ... em nossos dias temos muitos exemplos: Maycon Jacson, Dudu da Loteca... ou mesmo você ou eu....

            Muitas vezes não entendemos por que Deus demora a nos dar as coisas que pedimos, às vezes durante toda a nossa vida, mas Deus sabe que você ainda não juntou todas estas peças para merecer a prosperidade ou não terá a sabedoria suficiente agora para mantê-la... Quem sabe Deus não está te preparando... te ensinando a preparar a terra para recebê-la ?

           

Dt 4.4  Porém vós, que vos achegastes ao SENHOR vosso Deus, hoje todos estais vivos.

5  Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.

6  Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.

7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?

8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?

9  Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.

            A verdadeira Sabedoria consiste em ter a humildade de reconhecer em Deus a propriedade de tudo, de reconhecer que tudo o que você tem, apesar de seu esforço, vem do Senhor, saber que toda a tua renda é fruto de tua fidelidade e obediência, crer que “ ... é dando que se recebe... “ e que dos cem por cento que recebe, Deus só lhe pede dez por cento para o mantimento de sua Igreja... E que a sua fidelidade manterá o templo em perfeitas condições, não deixará sua Igreja envergonhada com pagamentos atrasados, cortes de luz, etc e manterá até mesmo missionários nos campos...

            A verdadeira sabedoria na prosperidade é saber semear... é saber que quanto mais você planta, mais você colhe... é saber que ajudando seus irmãos  você estará semeando o mantimento de sua própria casa...

            A VERDADEIRA SABEDORIA É CRER EM DEUS ACIMA DE QUALQUER DIFICULDADE, ACIMA DE QUALQUER COISA QUE POSSA ACONTECER... É ACREDITAR QUE DEUS DECRETOU A PROSPERIDADE NA VIDA DE SEUS FILHOS E QUE NÓS DEVEMOS MANTÊ-LA SENDO FIÉS... ATÉ A MORTE...

"...  Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida ..."  (Apocalipse 2 : 10B)

APLICAÇÃO:

  • QUE TAL SER CRENTE DE VERDADE ? ESTA É A NOSSA APLICAÇÃO ! É O DESAFIO FINAL QUE TE PROPONHO: CRER EM DEUS SEM MÊDO. CRER EM DEUS SEM RESTRIÇÕES... CRER EM DEUS SEM DUVIDAR... CRER EM DEUS SEMPRE E EM QUALQUER MOMENTO E NECESSIDADE...

  • VOCÊ TEM ESTA CORAGEM ????

Tente cumprir estes desafios que te propus durante este estudo... pratique e mo domingo na sua igreja dê o testemunho. Encoraje seus irmãos a PROVAREM A DEUS...

      Que crise nada ! Para o Filho de Deus fiel não existe crise... lembre que no deserto não existia trabalho, água ou alimento, mas enquanto o povo foi fiel, nada lhe faltou !!!!

Então ?

" ... FAZEI PROVA DE MIM NISTO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU, E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BÊNÇÃO TAL ATÉ QUE NÃO HAJA LUGAR SUFICIENTE PARA A RECOLHERDES."  (Malaquias 3 : 10b) 

                                Pastor Luiz Tamburro / 2009