Proposta de consultoria numa fábrica de chapéu na área de departamento financeiro

Por Eduardo Augusto de Melo Sales | 29/07/2016 | Adm

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO 

EDUARDO AUGUSTO DE MELO SALES

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 

  • HISTÓRICO DA EMPRESA

A Fábrica “Casa de Chapéus” está situada em Mutambeiras, localidade de Santana do Acaraú- CE.

      A mesma atua no ramo de chapéu de palha industrializado, onde faz a produção do mesmo e terceiriza para outra empresa maior da cidade de Sobral.

      A Organização participa indiretamente da exportação realizada com o produto, pois a empresa a qual terceiriza faz exportação. Dessa forma, a fábrica possui uma grande importância no mercado, pois o chapéu produzido por artesãs que utiliza dessa atividade cultural local é de bastante valor, já que este também é de uso internacional.

      A produção realizada é de chapéu de palha, tendo esses vários formatos e tamanhos. E, também realiza o serviço terceirizado, pois este presta serviço a outra empresa..

1.2 MISSÃO

Manter a cultura local da produção do chapéu de palha, gerando emprego e renda para os artesãos da comunidade. 

1.3 VISÃO 

Ampliar a participação no mercado em que atua e ser reconhecida pelos nossos valores. 

1.4 VALORES 

  • Ética
  • Relacionamento Humano
  • Respeito                                                                                                           

1.5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

1.5.1 FORMAL

Os setores da empresa são comuns. O dono faz todas as atividades complementares ligadas á RH, Financeiro, entre outras, e os outros setores são responsáveis pela parte operacional dos quais fazem parte: a engoma (2 colaboradores), processo inicial na fábrica, onde o chapéu passa por um forno a lenha, deixando este mais duradouro e resistente; a prensa (4 colaboradores), onde passa por máquinas manuais a gás, com trabalho manual, possuindo fôrmas que dão os formatos destes; a costura (3 colaboradoras), onde o chapéu é costurado em máquinas; o corte (2 colaboradoras), onde é retirado todo o excesso de palha deixado pela costura; e o  acabamento (3 colaboradoras), onde é feito os processos finais de colocar fitas, tranças e empacotamento.

O modelo de organograma é o linear, pois há apenas um gestor geral com autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.

Fonte direta: 2016        

1.5.2 INFORMAL 

As relações interpessoais entre os colaboradores são muito boas, pois sendo um pequeno grupo de pessoas, essas possuem um grande vínculo de amizade, atendendo as normas e valores estabelecidos e, quando desejam dar opiniões ou sugestões sempre dirigem à palavra à pessoa responsável por gerenciar o negócio junto com o empreendedor da empresa, tornando assim um clima organizacional agradável e acompanhando a cultura desta conforme definida.

  1. DEFINIÇÃO DOS PONTOS E DOS OBJETIVOS DA EMPRESA 

2.1 DIAGNÓSTICO 

O diagnóstico foi feito nos fluxos de caixa da organização, usando como fonte de pesquisa dados armazenados pelo gestor. Os dados coletados foram coletados nas anotações dos controles semanais existente, e percebeu-se que a situação em que o gestor se encontra é complexa, pois o mesmo relata que hora tem saldo positivo no caixa e hora o saldo fica negativo por falta do controle. 

2.1.1 METODOLOGIA

            Para a investigação das causas do problema, adotou-se o método de pesquisa qualitativa utilizando como base de verificação os documentos descritos dos cálculos de controle realizado nos últimos períodos semanais e mensais, além de conversa com o gestor da organização e observação in loco que resultou em registros para análise posterior.

2.1.2 ANÁLISE DE RESULTADOS

          Baseado na verificação dos dados, nas conversas com o gestor e nos registros analisados, percebeu-se que a empresa apresenta certas dificuldades no que compete a gestão de controle financeiro, pois este além de não possuir um sistema de gestão, não gerencia de forma adequada seu fluxo de caixa, sem entender em que momento a organização está tendo lucro ou prejuízo, nem mesmo os valores destes. Porém, diante da inexistência de controle, o gestor relata que tem momentos que a empresa encontra-se com o caixa em total déficit financeiro, podendo assim comprometer toda a organização.

2.2 PROBLEMA 

Falta de controle financeiro.

2.3 TEMA

Implantação de controle financeiro

2.4 OBJETIVO GERAL

Criar um método de controle financeiro a fim de tornar o fluxo de caixa positivo.

2.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar custos e despesas;
  • Analisar entradas e saídas;
  • Registrar movimentações realizadas.
  1. PROPOSTA DE SOLUÇÃO
  • Fazer planilhas em folhas de papeis com todos os registros financeiros realizados na organização.

As planilhas utilizadas serão em folhas de papéis simples, onde terão todas as informações de fluxo de caixa diário (entradas e saídas), movimentações financeiras feitas pelo gestor, todas com datas precisas e o total semanal realizado. O processo será realizado pelo próprio gestor e pela gerente da organização, que terão que está sempre com essas planilhas em mãos para registrar todos os dados e informações gerados.

Na elaboração do orçamento de caixa serão utilizados as projeções de vendas, produção e despesas operacionais, considerando os prazos médio de vendas e compras e com as prováveis datas de recebimentos e pagamentos no período orçado. (ZDANOWICZ, 2001 apud BONFIM, 2007, p. 27).

  • Implantar um sistema de controle financeiro.

O sistema a ser implantado é um sistema de gestão de negócios, com recursos de gestão nas áreas financeiras, de vendas e estoques, para ter certo controle do que acontece dentro da organização e também serve de apoio nas tomadas de decisões, melhorando assim resultados da mesma. O sistema é gratuito, baixado na internet e de fácil manuseio.

Um Sistema de Gestão de Negócios, ou ERP, é composto por módulos integradosque representam cada área do seu negócioque conversam entre si a partir de uma base de dados única. Esta integração permite entender os processos que evolvem a operação do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões em todas as áreas da sua empresa e uma consequente melhora nos resultados. (SEBRAE)

  • Contratar um funcionário exclusivamente para tratar de todos os assuntos financeiros.

A organização contratará um profissional que tenha habilidades financeiras, que cuidará de todo o setor financeiro da organização, mantendo um controle desde o fluxo de caixa, às vendas e compras, e materiais estocados, registrando todos os dados de movimentações realizados na organização e também pelo próprio gestor.

 O novo profissional deve ter em mente que será competente em alguma coisa a partir do momento em que dominar bem o conhecimento a respeito dela, for capaz de aplicar este conhecimento para produzir algum resultado, e principalmente, tiver a atitude necessária para realmente fazer acontecer em determinada função ou área de atuação. (CECCON, p. 03).

[...]

Artigo completo: