PROJETO INTERDISCIPLINAR, INCLUSÃO E SUBJETIVIDADE GEOTECNOLOGIA

Por Gildásio Rodrigues Teixeira. | 08/12/2013 | Arte

GILDASIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR, INCLUSÃO E SUBJETIVIDADE.

“GEOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PESSOA 2013

 

 

 

GILDASIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR, INCLUSÃO E SUBJETIVIDADE.

“GEOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO”

 

 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma subjetividade nos conhecimentos geográficos através da tecnologia virtual fazendo assim uma educação para o mundo real e estimular uma consciência maior sobre o que e real e virtual. O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais da comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PESSOA – 2013

TITULO: PROJETO INTERDISCIPLINAR, INCLUSÃO E SUBJETIVIDADE “GEOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO”.

 

AUTOR: GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

PARTICIPANTES

PROF.DR.PETERSON MARTINS ALVES ARAUJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PESSOA -2013

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

SABENDO QUE A GEOGRAFIA E A TECNOLOGIA É UM TEMA DE IMPORTANCIA DE INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL QUE DEVE SER DESENVOLVIDO POR TODOS OS EDUCADORES (AS) NAS DIVERSAS FASES ESCOLARES.ALÉM DISSO, TRATA-SE DE PRIMORDIAL FUNDAMENTO A COMPREENSÃO DE QUE A GEOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO ENVOLVE APENAS O AMBIENTE FISICO E BIOLOGICO, MAS TAMBÉM AS RELAÇÕES SOCIAIS, ECONOMICAS E CULTURAIS.

ESSE TEMA (ASSIM COMO OS OUTROS QUE COMPÕEM A MATRIZ DA TRANSVERSALIDADE) SURGE DE FORMA INTEGRADA E INTER-RELACIONADA, POIS PERCEBEMOS QUE UMA DAS FUNÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL É A FORMÇÃO DE AGENTES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA MELHORIA DO AMBIENTE E ESCOLAR. NA  ESCOLA MUNICIPAL  NARZINHA BARBOSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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OBJETIVOS

(A) GERAL

CAPACITAR NOSSOS ESTUDANTES PARA QUE SE TORNEM AGENTES TECNOLOGICOS MIRINS, E, ASSIM POSSAM ORIENTAR A POPULAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR E TURISTA.

B) ESPECIFICOS

DESENVOLVER UMA AMPLA CONCIENCIA SOBRE O VIRTUAL

IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS FATORES DA TECNOLOGIA

PESQUISA SOBRE O TEMA

CRIAR UMA CULTURA DE RESPEITO E COMPETIVIDADE

CRIAR UMA SOCIEDADE NO FACEBOOK, TWITTER ATRÁVES DO ESTRAGAM, WHARTSAPP E SMS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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METODOLOGIA

 

O PROJETO ORA APRESENTADO PARTE, INICIALMENTE, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE UMA COMPETIÇÃO-AÇÃO, ISTO É NÃO TEM APENAS A PRETENSÃO DE OBSERVAR E ANALISAR, MAS TAMBÉM DE INTERVIR CAUSANDO UM DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM O AMBIENTE ESCOLAR. O REFERIDO PROJETO CONSTARÁ DE CINCO FASES PRINCIPAIS : 1- SENSIBILIZAÇÃO EM TORNO DO ESPAÇO FISICO ONDE REALIZAR AS  ATIVIDADESDE INCLUSÃO , SUBJETIVIDADE E TECNOLOGIA (COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE TECNOLOGIA):2-INTERLIGAÇÃO DA TECNOLOGIA E CONCEITOS DE SAÚDE :3-DESENVOLVIMENTO DE PALESTRAS SOBRE DOCIBUORGE:4- UM DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA EM QUADRINHOS ,PEÇAS TETRAIS ,ETCS:5-ATUAÇÃO DE COMPETIÇÃO DE CAMPIONATO DE FUTEBOL VIRTUAL ,CELULARES,GPS,TABLET E  ETCS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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AVALIAÇÃO

 

 

A AVALIAÇÃO SERÁ DESENVOLVIDA DE UMA FORMA CONTINUAM POR CADA DISCIPLINA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, NO EMPENHO E NOS MATERIAIS PRODUZIDOS POR ELES DENTRO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO,IREMOS DESENVOLVER TAMBÉM CAMPIONATO VIRTUAL E EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE TERÃO UM PRINCIPIO DIAGNOSTICO ,CONFORME JÁ DESENVOLVIDO AO LONGO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS DISCIPLINAS DE MANEIRA A IDENTIFICAR AS INTELIGENCIAS QUE SE SOBRESSAEM MAIS EM CADA EDUCANDO.ELES CRIARAM SEU PROPRIOS JOGOS VIRTUAIS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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SÉRIE – DISCIPLINAS – CONTEÚDOS

A APLICAÇÃO DESTE PROJETO É VOLTADA PARA OS ALUNOS DOS 6

º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ELEGEU-SE A ESCOLA MUNICIPAL NARZINHA BARBOSA. PARA MAIOR CLAREZA, AS DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PREVISTOS ESTÃO DISPOSTOS NO QUADRO ABAIXO:

DISCIPLINAS / CONTEÚDOS

HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA

CIÊNCIAS

O HOMEM EM SOCIEDADE

VALORES E REGRAS SOCIAIS

O DESENVOLVIMENTO DA VIDA EM GRUPO

HISTORIA DA TECNOLOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL

ORTOGRAFIA

GÊNEROS LITERÁRIOS

SOLETRANDO, POESIA E ETCS.

O SURGIMENTO DA VIDA E CHIP

AS DIFERENTES FORMAS DE VIDA

A IMPORTÂNCIA DA AGUA

NAVEGAÇÃO NO CORPO HUMANO.

ENSINO RELIGIOSO

GEOGRAFIA

ARTE

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

A RESPEITA A VIDA

TECNOLOGIA

ADAPTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

CAMPIONATOS DE FUTEBOL VIRTUAIS COM TODOS OS PAÍSES.

BATALHA NAVAL E

 ETCS.

REPRESENTAÇÃO DAS IDEIAS

PINTURA CIBERNÉTICA

 

INGLÊS

EDUCAÇÃO FÍSICA

MATEMÁTICA

BULLYNG

TURISMO

TEXTOS

GPS

CAMINHADAS

TREINAMENTOS

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS

CAMPIONATOS REAIS

GPS

 

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

CONSTRUÇÃODE GRÁFICOS

SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

GPS

 

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.  RECURSOS

PARA A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO, FAZEM-SE NECESSÁRIOS ALGUNS RECURSOS, CONFORME DISPOSTO NAS TABELAS ABAIXO:

TABELA 01: RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

MATERIAL

QUANTIDADE

VALOR UNITÁRIO (R$)

VALOR TOTAL (R$)

DATASHOW

Um UN.

1000,00

1000,00

NOTEBOOK

01 UN.

 994,65

 994,65

XBOX

30 UN.

800,00

800,00

KIT DE JOGOS EM DVD

30 UN.

500,00

500,00

TELEVISÃO

30 UN.

12OO,00

1200,00

PAPEL OFÍCIO (A4)

02 RESMAS

12,50

25,00

VALOR TOTAL (R$)

1099,55

* ESTES MATERIAIS PODERÃO SER CONSEGUIDOS A TÍTULO DE EMPRÉSTIMO OU A ESCOLA JÁ POSSUA ALGUM DESTES.

TABELA 02 – RECURSOS HUMANOS

PROFISSIONAL

QUANTIDADE

PALESTRANTES

01

OFICINEIROS

01

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CRONOGRAMA

 

ORD.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

(2013.1)

1ª. BIM.

2ª. BIM

3ª. BIM

4ª. BIM

1.

SENSIBILIZAÇÃO E COMPREENSÃO DOS ASPECTOS TECNOLOGICOS E GEOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM OS ALUNOS E ESCOLA

 

 

 

 

2.

INTERLIGAÇÃO DA SAÚDE AO CONCEITO DE GEOTECNOLOGIA

 

 

 

 

3.

DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS PALESTRAS SOBRE A GEOGRAFIA E TECNOLOGIA EDUCIONAL

 

 

 

 

4.

PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA SER UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO GEOTECNOLOGIA

 

 

 

 

5.

ATUAÇÃO DOS AGENTES GEOTECNOLOGICOS NOS CAMPIONATOS VIRTUAIS, GPS JOGOS VIRTUAIS.

 

 

 

 

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 REITORIA DE EXTENSÃO. 2001. HTTP://WWW.PRAC.UFPB.BR/ ACESSO 29 DE AGOSTO DE 201 DELEUZE, GILLES. LÓGICA DO SENTIDO. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 1974.

DELEUZE, GILLES. CRÍTICA E CLÍNICA. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1997.

DELEUZE, GILLES. CONVERSAÇÕES. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1998.

DELEUZE, GILLES E GUATTARI, FELIX. MIL PLATÔS I CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1995.

DELEUZE, GILLES E GUATTARI, FELIX. MIL PLATÔS IV CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1997.

DELEUZE, G. E PARNET, C. DIÁLOGOS. SÃO PAULO: ESCUTA 1998.

GIBSON, WILLIAN. NEUROMANCER. SÃO PAULO: ALEPH, 1991.

GUATTARI, FÉLIX. CAOSMOSE UM NOVO PARADIGMA ESTÉTICO. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1993.

GUATTARI, FÉLIX. ``DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE'' IN: PARENTE, ANDRÉ (ORG). IMAGEM MÁQUINA. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1994. P. 177 / 191

GUATTARI, FÉLIX. AS TRÊS ECOLOGIAS. SÃO PAULO: PAPIRUS, 1993.

KAC, EDUARDO. ``A ARTE DA TELEPRESENÇA NA INTERNET'' IN: DOMINGUES, D. (ORG.) A ARTE NO SÉCULO XXI - A HUMANIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS. SÃO PAULO: EDITORA UNESP, 1997. P. 315-324

LEMOS, ANDRÉ. SANTA CLARA POLTERGEIST: ``CYBERPUNK'' À BRASILEIRA? WWW.FACOM.UFBABR/PESQ/CYBER/LEMOS/. 24/05/1998.

LEMOS ANDRÉ. CIBER-SOCIALIDADE - TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPORÂNEA. IN: RUBIM, AAC. ET AL. (ORG). PRÁTICAS.

DISCURSIVAS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 1999. P.9-22