Projeto interdisciplicar

Por Delci Silva pereira | 14/12/2010 | Educação

´

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA




DELCI DO SOCORRO SILVA DA SILVA PEREIRA





PROJETO INTERDISCIPLINAR
TEMA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA
AMIGOS DA CONVIVÊNCIA






Santana-AP
Novembro / 2010


DELCI DO SOCORRO SILVA DA SILVA PEREIRA





PROJETO INTERDISCIPLINAR
EDUCAÇÃO E CIDADANIA, AMIGOS DA CONVIVÊNCIA
Como viver bem em Sociedade, ajudando os mais necessitados







Projeto interdisciplinar para o Ensino Fundamental I, apresentado à disciplina de Seminário Temático II, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Pará, orientado pela tutora presencial Angélica de Oliveira Furtado.








Santana-AP

Novembro/ 2010








IDENTIFICAÇÃO

Instituição: Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery
Diretor: Adolfo de Nazaré Teves do Nascimento
Coordenação Pedagógica: Maria Sirleide do Nascimento
Modalidade de ensino: Ensino Fundamental I
Público alvo: Alunos, pais, professores e funcionários da Instituição de Ensino e a comunidade em geral.

Autor e executor do projeto interdisciplinar:
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira 

Turma atendida: Turma de 4° série (425)
Período de execução: de 15 a 19 de novembro de 2010

Tema: Educação e Cidadania "Amigos da Convivência"
Subtema; Como viver bem em sociedade ajudando os mais necessitados.












Justificativa
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. "O mundo, decididamente, não anda muito bem. Todos sabem, todos vêem e sentem as conseqüências. Todos têm consciência de que alguma coisa precisa ser feita, com urgência, para salvar o planeta do caos moral, ético e ambiental no qual se acha imerso. Mas o que fazer para mudar esta situação? Ações de voluntariado têm permitido à escola discutir sobre valores como; éticos e cidadania, além de estimular a solidariedade e a cultura da paz. Na escola, o trabalho voluntário pode enriquecer o processo ensino-aprendizagem, complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula e proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos conteúdos abordados pelas matérias, uma vez que permite relacionar teoria e prática.  Acreditamos que cidadania não se ensina diretamente. Só é possível aprender cidadania se ela for conhecimento significativo em ação. Deste modo, dando significado ao conhecimento, a cidadania poderá ser ensinada e vivida, tanto dentro quanto fora dos muros do Colégio. Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. Contando com esta "alegria de viver" que se faz constante em nossas crianças e aliado a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma 425, que se interessaram muito pelo tema que escolhido.


















Objetivo geral


      Compreender cidadania como participação social e política, assim como, exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo respeito para si mesmo. Posicionar-se de maneira crítica, respeitável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.  Despertar a sensibilidade dos alunos, dos pais e da comunidade escolar para as necessidades dos semelhantes.  Desenvolver espírito de solidariedade nos alunos, nos pais e na comunidade escolar.  Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo. 





















Objetivos Específicos:


Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possam interagir e estabelecer relações diretas de contato, tanto com os colegas como com pessoas da comunidade;
Fazer com que a criança tenha orgulho do nosso país e contribuir para que ele cresça.
Incentivar o amor e respeito pelo país onde vivemos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, íntegros e participativos. Através dos projetos sociais desenvolvidos na semana;
Despertar o senso de compromisso com os outros, auxiliar pessoas desabrigadas e que passam por alguma necessidade, lares de idosos, lar de meninas e pessoas carentes do Colégio.
Inculcar nos alunos e na comunidade a percepção, de que, sempre haverá alguém que precisa de ajuda e podemos ajudar. Acreditamos que ações sociais possibilitam ao doador valorizar o que tem aprender compartilhar, e se doar em favor dos outros. 
Unir, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.
    







Metodologia

ATIVIDADES
METAS
RESPONSÁVEIS
AVALIAÇÃO
Pedir aos alunos que tragam revistas e jornais que mostrem que em nosso país há muita gente que passa necessidade
Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possam interagir e estabelecer relações entre gravura e realidade
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira e a professor da turma
A partir do interesse em pesquisar e trazer o material selecionado para a sala de aula
A partir do material coletado, criar textos com os comentários dos alunos referentes às gravuras em questão
Estimular a criatividade e aperfeiçoar a leitura e escrita da criança assim como a compreensão dos textos
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira 
Baseada na participação e facilidade de criar e desenvolver um texto
Palestra com o tema "O problema do subdesenvolvimento"
Visitas a um bairro de periferia da cidade, onde as pessoas são mais carentes
Diminuir a distancia entre as classes por sensibilizar a criança e mostrar que todos são iguais
Professor de geografia (convidado)
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira e a professora da turma
Segundo o comportamento e relacionamento com as outras crianças que julgam não pertencer a sua classe social
Pedir aos alunos que tragam alimentos de não perecível casa para ser distribuído entre nos lares de pessoas carentes.
Estimular a coleta de alimento entre os mais afortunados para ajudar os mais necessitados.
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira, alunos e funcionários da escola.
Baseado na participação e boa vontade em ajudar o próximo por compartilhar o que tem.
Seleção dos alimentos junto com a turma para formar cestas básicas e distribuição das mesmas.
Desenvolver na criança a organização e cooperação assim como a solidariedade.
Delci do Socorro Silva da Silva Pereira e a professora da turma
Segundo o comportamento da criança por trabalhar em grupo e detectar as pessoas carentes










Disciplinas Envolvidas
Língua Portuguesa: Interpretação do texto que será produzido por eles sobre as gravuras, que serão trazidos de casa pelos alunos. Com base no texto produzido por cada aluno, classificar as palavras quanto à acentuação e pontuação Com base no texto trazido por cada aluno classificar as palavras quanto classe gramatical. Incentivar os alunos na realização de uma redação sobre o tema "como viver bem em sociedade"
Educação Artística: Recorte, colagem e organização de material como; revista e jornais
Geografia: Classes sociais, distribuição de renda, bairros, favelas, periferia, zona rural e zona urbana e êxodo rural.
História: Comparativo histórico entre o descobrimento do Brasil e a atualidade, analisando o que ocorreu para que hoje haja tanta diferença entre estados ricos e pobres, estados desenvolvidos e subdesenvolvidos e até mesmo pobres.
Matemática: Serão trabalhados, os números, as proporções, e o cálculo, raciocínio lógico e as quatro operações fundamentais. Gráfico da natalidade e mortalidade infantil nas grandes periferias; pesos, medidas, massa e volume.
Ciências: Principais doenças causadas por falta de alimento, tipos de doenças que ocorrem na periferia por falta de saneamento básico, esgoto e água tratada, vermes, dengue e outras doenças que aparecem na pele.















Temas transversais:
Pluralidade Cultural: Cultura, religião, discriminação, preconceito, desigualdade sociais, racismo,
Meio Ambiente: Causas da deteriorização do meio ambiente nos bairros de periferias, assim como nas favelas e áreas de ressacas e o que nós como cidadãos podemos contribuir para ajudar o meio ambiente e a natureza em si.
Saúde: Mostrar que os problemas de saúde dos moradores da periferia provem da má alimentação, pois muitos deles não têm como se alimentar e dependem da solidariedade de outras pessoas devido à má distribuição de renda. Falta de hospitais e atendimento adequado. Dentre todos esses problemas, os alunos devem se conscientizar de que o pior deles é a má distribuição dos alimentos, pois enquanto uns adoecem por comer demais, outros até morrem por não terem o que comer. Este projeto analisa a alimentação sob vários ângulos e apresenta problemas que nós mesmos criamos. Todos nós devemos saber que as soluções para tais problemas dependem da união dos cidadãos na conquista de melhor qualidade de vida.

















Cronograma das atividades
O projeto ocorrerá no período de 17 a 24 de novembro (semana do estágio) e obedecerá ao seguinte cronograma:
1. Apresentação do tema e debate em sala de aula com os alunos, ouvido as idéias e opiniões de cada um deles. Pedir aos alunos que tragam gravuras, fotos ou desenhos que reflitam a realidade de pessoas carentes no Brasil.
2. Com o material trazido de casa, pedir às crianças que produzam textos de acordo com seu próprio material. Trabalhar a língua portuguesa e a disciplina Educação Artística junto com o tema transversal meio ambiente.
3. Palestra com o tema "O problema do subdesenvolvimento" Trabalhar as disciplinas Historia e Geografia, fazendo um comparativo entre o Brasil de ontem e o de hoje, classes menos favorecidas e a má distribuição de renda no Brasil da atualidade. Junto com o tema transversal Pluralidade Cultual será visto será aborda o preconceito, discriminação, desigualdades sociais e culturais, racismo e religião
4. Caminhada a um bairro de periferia, onde as pessoas são bem humildes e carentes. . Trabalhar a disciplina de geografia abordando os assuntos sobre bairro, favelas, zona rural e urbana e o motivo principal do êxodo rural e Ciências com os assuntos Principais doenças causadas por falta de alimento, tipos de doenças que ocorrem na periferia por falta de saneamento básico, esgoto e água tratada, vermes, dengue, etc.
5. Selecionar os alimentos, a fim de formar algumas cestas básicas para serem distribuídas entre pessoas da comunidade. Trabalhar a disciplina de Matemática abordando os assuntos pesos, medidas, massa e volume. Será construído gráfico da natalidade e mortalidade infantil nas grandes, serão estudados também os números, as proporções, o cálculo, raciocínio lógico e as quatro operações fundamentais, Junto com o tema transversal saúde, onde os alunos devem se conscientizar de que o pior deles é a má distribuição dos alimentos, pois enquanto uns adoecem por comer demais, outros até morrem por não terem o que comer. Doenças de pele. Piolho, etc.














RECURSOS
Materiais: revistas velhas, jornais, tesoura, cola branca e colorida, quadro magnético, pincel.

Humanos: Professores, coordenadores, acadêmicos, alunos e os demais funcionários da escola e pessoas da comunidade em geral.

Físicos: Sala de aula, sala de leitura e pátio da escola.






















Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacional Vol. 08, Vol.09. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil,
WHITE, Ellen G. Conselhos Sobre Saúde. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira.
 WHITE, Ellen G. Desejado de Todas as Nações. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira.
SEQUEIROS, Leandro. Educar para a Solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relação entre os povos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Insaciáveis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos ? Porto Alegre. Mediação, 1998.

REDIN, Euclides ? O Espaço e o Tempo da Criança ? Porto Alegre. Mediação 1998.










Anexos: