PROJETO HAPPY DAY
Por Eliete Silva Cardoso | 16/09/2017 | EducaçãoProjeto: PROJETO HAPPY DAY.
Cardoso,Eliete Silva
Happy Day é um projeto de ensino com o intuito de estimular os estudantes no ensino/ aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa através de atividades culturais e artísticas a fim de que possam ter a oportunidade de (re)criar, (re)produzir práticas que estimulem não só no aprendizado de interpretações de textos como poemas, teatro, música, dança, produções textuais mas também no desempenho acadêmico em geral envolvendo também outras disciplinas básicas e técnicas tornando um trabalho interdisciplinar, uma vez que foi percebido a importância e a influência que essa língua exerce sobre a nossa cultura. Jeans, shopping, pet shop, lan house, internet, download são algumas das palavras em inglês que estão presentes no cotidiano das pessoas. Os chamados Neologismos tornaram-se populares principalmente pelos mais jovens, que através da Internet estão conectados com o mundo. A mídia também é um dos fatores contribuintes para tal crescimento e a cada dia mais palavras estrangeiras são agregadas ao vocabulário dos brasileiros e são conhecidas como estrangeirismo.
Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas. No caso brasileiro, posto simplesmente, seria o uso de palavras e expressões estrangeiras no português. Trata-se de fenômeno constante no contato entre comunidades linguísticas, também chamado de empréstimo. A noção de estrangeirismo, contudo, confere ao empréstimo uma suspeita de identidade alienígena, carregada de valores simbólicos relacionados aos falantes da língua que originou o empréstimo (GARCEZ; ZILLES, 2004, p. 15).
Isto ocorre nas mais diversas profissões como é o caso dos profissionais de informática que se deparam o tempo todo com palavras em inglês que tornam-se comuns na utilização dos computadores; Edificações com AutoCad, programa específico da área de engenharia; Saneamento nas leituras de Artigos específicos do curso; jornalistas; repórteres, por exemplo. Enfim, é comum ver o mundo se comunicando através do inglês, seja no mercado de trabalho, nas escolas e em torno de todas as relações mundiais. Nas escolas, por exemplo, a língua inglesa é estudada desde o ensino fundamental até o ensino médio e, até mesmo, em concursos e cursos profissionalizantes, já que o mercado de trabalho atual exige conhecimentos básicos do idioma. A escolha do nome do projeto deu-se na tentativa de criar um dia de fechamento dos trabalhos do ano letivo de forma lúdica, descontraída, divertida, alegre e produtiva envolvendo todos os alunos tanto dos cursos técnicos (Informática, Edificações e Saneamento) quanto dos superiores(Análise e Saneamento) envolvendo também a comunidade em geral tornando assim um trabalho de extensão que acaba enfatizando a responsabilidade social e cultural, fortalecendo assim a extensão e o caráter público da instituição de ensino. É importante ressaltar que é dado um tema a cada ano para que desenvolvam o projeto mas que os alunos são livres para a escolha das modalidades e disciplinas, as quais podem desenvolver os trabalhos de forma individual ou coletiva mas orientados e acompanhados por um professor da instituição. Assim, muitas atividades são desenvolvidas ao longo do ano como leituras, interpretações de textos, estudo das regras gramaticais e outros. O último tema desenvolvido foi sobre contos sobrenaturais inspirados na festa cultural conhecida por Halloween, onde os alunos produziram textos que foram selecionados e expostos no fechamento dos trabalhos intitulado “Happy Day”. Um dos textos apresentados foi Family Adams and Pirates of Silicon Valley.
Family Adams and Pirates of Silicon Valley
Vou contar a história super sem graça, que os garotos acharam entre BILL GATES e STEVE JOBS, QUE FOI O SEGUINTE: Bill Gates era “artimanhoso” para pegar as ideias de Steve Jobs que por sua vez era um homem jovem e bonito que começara fazer sua empresa crescer a cada ideia que tinha. Foi quando engravidou uma jovem apesar de insistir em achar que a criança não era sua filha. A história bacana começa quando Bill Gates morre, deixando assim de atentar a paciência de Steve Jobs. Ele vai embora pra algum lugar que claro que nunca vai ser o céu, só se for o céu da boca de uma onça. Ele conhece uma família muito doida mas unida apesar de tudo. [...]O portal se chamava a “porta” da privada Adams. Brincadeira, a porta realmente se chamava “Windows em 3D”, uma dessas dimensões que o levava em forma de espirito para atormentar a vida de Steves Jobs. Mas com o tempo ele acaba ficando com a família Adams por gostar de Annie, Louis e seus pais Beily e Cody, e também adorava passar a festa de Halloween e reuniões entre família. (Rilstne e Cristina – TI-14)
O Medo de Manu
Era uma vez uma menina chamada Manu que tinha medo de fantasma. Toda noite quando ia dormir, sonhava com fantasmas. Ela pensava que esses sonhos eram reais por isso jamais ficava sozinha no escuro, se desesperava quando via sombra parecida com fantasma. Mas um dia resolveu encarar esses medos, enfrentar todos os medos que visse pela frente. A partir desse dia, ela nunca mais teve medo de nada. (Antônio Carlos TE-15)
O Susto de Manu
Certo dia, uma menina chamada Manu saiu para brincar com suas colegas, na véspera do Halloween. Manu já estava assustada com tantas histórias que já havia ouvido nos dias anteriores por seus colegas de escola. Manu encontrando suas amigas foi logo gritando bem alto: - Hello friends..., praticando o que havia aprendido na aula de inglês. Suas amigas não se importaram muito com o que ela havia dito, pois estavam tramando assustar a mesma, mas não sabiam que Marcelo estava escondido ouvindo sua trama contra Manu. As meninas levaram Manu para uma casa abandonada onde se esconderam para assustá-la. Marcelo chamou Manu, contando toda a trama que suas colegas haviam preparado para ela. Marcelo trouxe uma máscara de Halloween para ela que a vestiu e deu um grande susto em suas colegas. Conclusão: O feitiço virou contra o feiticeiro.(Daniel de Jesus TE-14)
Escola do Medo
Havia em uma cidade uma escola que muitos diziam ser mal assombrada. Alguns dizem que foi acidente, porém muitos acreditam que não foi bem assim que as coisas aconteceram.Mas isso foi há três anos.Alguns já haviam até esquecido, outros até lembravam, mas rapidamente começavam a falar de outra coisa e logo esqueciam.
Tudo aconteceu em uma noite nesta mesma escola. Era festa comemoraço,¨Noite cutural¨. Ela se chamava Rafaela, muito pouco popular,não tinha amigos, corria atrás de umas garotas (Julia, Camila ,Daniella , Patrícia e Fabiana).
Patricia era popular, por isso era considerada, ¨a tal ¨, mas Rafaela pisa muito nela, a humilhava. Resumindo, ela sofria bullyng, todos os tipos de preconceitos que se possa imaginar, mesmo assim ela tentava ser feliz
Até que um dia tudo mudou. Não sabemos dizer qual a explicação para o caso da garota Rafaela. Na verdade, nem sei se existe alguma explicação e, como dizem, ¨vingança é um prato que se come frio¨ … (késia Matos TI14)
Cidade dos Medos
Numa pequena cidade dos Estados Unidos da América, acontecia coisas macabras envolvendo a população. Todos os anos a cidade parava tudo, dando origem ao “Dia das Bruxas ou Halloween”.
Todos tinham muito medo desse dia pois aconteciam coisas sobrenaturais, que eram contadas de pai para filho. A pior história de todas envolvia uma bruxa malvada que morava em uma city distante dali.
A história diz que em todo halloween quando dava exatamente meia noite e os sinos da igreja tocava, lobos uivavam, uma bruxa aparecia no céu voando em sua vassoura pela cidade procurando alguém para enfeitiçar. O feitiço era tão poderoso capaz de destruir a mente humana e as pessoas ficavam incapazes de raciocinar.
Assim eram banidos da sociedade pois também a doença era contagiosa e podia contaminar quem estivesse próximo.
Muitos dizem que isso é uma lenda, outros acreditam que é verdade, mas todos em geral tem realmente medo da bruxa, e no halloween todos se escondem em suas casas, ou saem da cidade por um tempo, outros fazem rituais para impedir que seja contaminado.
Num determinado ano o prefeito Jonh resolveu esclarecer este caso, contratando um investigador para saber se era verdade ou não. Depois de uma longa investigação, descobriu o que de fato acontecia naquela cidade.
A bruxa realmente existe e descobriram o ponto fraco da malvada: tinha alergia à organização, à limpeza, visto que a cidade era a única que era suja e desorganizada. O prefeito decidiu que toda a população deveria cuidar do meio ambiente e assim limpando a cidade cada dia mais e mais.
Todos concordaram com a proposta do prefeito e decidiram colocar em prática o que foi proposto e todos começaram a cuidar do meio ambiente, limpando, não jogando lixo nas ruas, reciclando e assim a cidade começou a ficar limpa e cheirosa.
Passou um ano e o temido halloween chegou, toda a população estava esperando em suas casas, e quando deu exatamente meia noite os sinos das igrejas tocavam, e apareceu a bruxa no céu voando. Sem perceber nada ela chegou à cidade, depois de alguns minutos ela começou a passar mal e acabou morrendo.
E depois desse dia o halloween passou a ser festejado como um dia de alegria pois foram libertados das maldades da bruxa. (Nelmar do Nascimento Souza TI-14)
Baseado em Fatos Reais
Era uma vez uma família muito estranha que morava em um lugar bem distante e esquisito. Nessa família viviam duas irmãs super nerds que além de esquisitas eram bastante invejosas. O que mais gostavam era de comprar roupas, só que não tinham. Uma era conhecida como “loira do milharal”, e a outra “bagaço de cana”,. A “loira do milharal” era tão assustadora que parecia uma robô magrela e pálida. A bagaço de cana não era tão feia assim, só que não era normal mesmo assim ela chamava a atenção de muitos pretendentes naquele pequeno lugar.
As irmãs resolveram criar alguma coisa que lhes trouxessem homens de outros lugares. Então começaram a construir algo que mais parecia uma geladeira com funções diferenciadas. Seu projeto foi concluido com total sucesso, porém a máquina estava programada para lhes trazer homens de um mesmo perfil e elas gostavam de estilos diferentes.
Na primeira tentativa, a loira do milharal pediu um homem moreno, forte e sorridente, a bagaço de cana por sua vez queria um homem meio “tantan da cabeça ” ,pois ela se amarrava em homens louquinhos. Então começaram seus pedidos, que resultaram no Nego do Borel, mas o homem não agradou as duas irmãs e elas o mataram e o esquartejaram. Resolveram então criar uma outra máquina que não as decepcionasse. A máquina era muito menor que a primeira e durou bastante, resultando em algo chamado celular. Ele tinha pequenas lentes na frente (frontal, e atrás). O projeto tinha um outro sub-projeto conhecido como web-can na qual elas não mais teriam homens reais e sim imagens de homens, onde elas iriam cada uma escolher o seu e se abusassem poderiam trocar por outro”... ( Andson e Kelvin -TI 14)
A Maldição Boa
Muitos anos depois de ter morrido Bill Gates volta à terra para ver como andava o trabalho que havia deixado para os seus funcionários da Apple darem continuidade. Porém, ao voltar se depara com um ambiente totalmente diferente do que se tinha antes, andando por lá encontra uma casa imensa e bem assombrada. Com bastante medo, ele se aproxima da casa e se pergunta: Por que só havia aquela casa ali, e nenhuma outra por perto. Andando para o lado encontra uma pessoa sentada num banco. Então ele se aproxima e pergunta: - Olá eu sou Bill, qual é o seu nome?.-Meu nome é Fester, eu faço parte da família Adams, e aquela ali é minha casa. Bill pergunta o que ocorreu ali e por que não havia mais ninguém na terra. Fester diz que não sabia e que havia tido uma escuridão e quando voltou somente aquela casa havia ali e ele. Então Fester convida Bill a entrar em sua casa, pois a qualquer momento podia acontecer umas coisas estranhas ali fora. Bill aceita e vai para dentro. Fester se diz muito feliz pois tinha encontrado alguém para conversar. Então Bill fica espantado e lhe pergunta por que? Ele diz: - Há muitos anos estou aqui só e sem entender o que aconteceu.
Bill fica bastante comovido com a situação daquele rapaz e com humildade e inteligência decide ajudá-lo. Fester diz a Bill que havia muita coisa, queria mostrar a ele. Em meio aos destroços, Bill encontra muitos aparelhos de sua criação e alguns ainda funcionando, ao analisar o aparelho percebeu que este já havia passado quatro milhões de anos, e ele se perguntou: - Se tinha passado tanto tempo, como aquela pessoa ainda estava ali? Ele logo percebeu que Fester e sua família já haviam morrido, mas Fester não sabia disso. Bill também não entendia por que Fester ainda estava ali e não tinha feito a passagem. Ao saber de sua situação Fester fica assustado e pede ajuda a Bill.
Fester conta toda sua historia para Bill, que havia enganado toda sua família para ficar rico. Bill logo percebe que tudo era uma maldição que tinha acontecido com Fester. Então Bill decide convencê-lo a se arrepender e se tornar um homem bom. Ele diz que não consegue fazer isso. De repente ouve-se um barulho grande lá fora, juntamente com um grande clarão e uma voz dizendo:
- Fester, voce já pode vir Obrigado, Bill!
Fester sem entender nada olha para Bill que também não tinha entendido nada também. A voz diz a Bill que foi a primeira pessoa que Fester não havia feito nenhum mal e estava ali para ajudá-lo. Fester fica muito feliz e vai com Bill para o seu novo lar. (Paula Marcielle e Raimundo Eder /TI -14)
Desejos de um Ghost CONECTADO
Havia um jovem TI que tinha vários desejos, um deles era acabar ou amenizar a pollution, mas acabou falecendo em um accident de car aos 17 anos.
Passaram se years mas não parou por ai Ghost continuava procurando solutions para esse mal, usando uma ferramenta muito presente nos dias atuais, a technology contará as tentativas de um ghost conectado, ao tentar solucionar um dos meios que mais polui atualmente. O LIXO ELETRÔNICO.
Jorge, tinha dezessete(17) anos era um young muito inteligente e ecológico, não jogava se quer um waste na rua.
He lived com seus pais e por incredible que pareça eram researchers.
Seu father chamava-se Harry Tomas, um advogado muito rígido e quase não parava em casa, o filho pouco dialogava com ele. Mas seu pai sempre o ensinou desde pequeno a se preocupar pelo meio ambiente.
Sua mother chamava-se Hanney, uma researchers fascinada por fenômenos sobrenaturais. Vivia procurando fantasmas com o filho nas horas vagas.
Certo dia Hanney chamou seu filho para accompanies her em uma investigação "paranormal", pois havia recebido um phone call de uma mulher que relatou a terrível night que teve. Disse que ouviu algo no quarto dela night passada, estranhou pois vivia sozinha. Contou também que seu marido havia falecido há dez anos em um earthquake que aconteceu em uma caverna, enquanto searched novas espécies de aracnídeos e era madrugada quando ouviu a TV ligar sozinha, ficou abismada com aquilo e logo foi ver o que estava acontecendo. Na TV passava uma reportagem de dez years atrás sobre o earthquake que havia matado seu marido.
Correu de volta para seu quarto, mas ao chegar na porta percebeu que havia algo lá dentro, tentou open the door mas não conseguiu, havia algo segurando do outro side.
Passaram-se dois minutos, correu para seu office e pegou um de seus equipamentos de investigação paranormal, uma câmera térmica para medir a temperatura no ambiente, liga e a aponta em direção à porta e vê uma mensagem escrita com blood ainda fresco. Lá dizia: _Vejo you todos os days e não te deixarei em paz enquanto não get o que quero...
Depois disso falou que caiu e não viu mais nada.
O filho falou para a mother que não poderia ir, pois precisava terminar a tarefa da school. A mãe não hesitou e seguiu sua investigação.
No dia seguinte Jorge foi para a escola, mas sentia-se muito mal, pressentia algo estranho. Na volta pra casa, estava muito tenso então resolveu pegar seu cellular para ver suas notificações. Parando no sinal recebeu uma mensagem que falava:-Você irá die logo logo !!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.
Jorge ficou muito assustado e ligou urgente para sua mãe. Após deligar o celular, Jorge sofreu um acidente e morreu no local.
Hanney ficou muito apavorada e lembrou da mensagem da casa da woman que havia investigado. Passaram-se alguns days e Hanney continuava sentindo-se mal, não aguentava mais suffer.
Passaram se years, Hanney se recuperou da depressão, e continuou a investigar casos sobrenaturais. Certo dia, tentou uma communication telepática com seu filho mas não conseguiu, queria saber o que havia deixado seu filho tão dizzy a ponto de não ver o car na rua e saber qual era o seu último desejo.
No mesmo dia Hanney estava sentada na poltrona de seu room esperando seu marido chegar do trabalho quando de repente viu o computer ligar sozinho,ficou assustada e foi imediatamente ver o ocorrido. Chegando lá, viu um chat conectado na sua rede social e na de Jorge. Ela achou isso muito estranho quando de repente chega uma mensagem. Hanney começou a chorar de emoção e logo respondeu. Depois de cinco segundos, outra mensagem.
Logo a mãe de Jorge cai em lágrimas. Apesar de muito emocionada, troca mensagens com o filho. O garoto parece contente.
A mãe de Jorge fica muito feliz e vai descansar. Hanney é acordada por seu marido, dá-lhe um kiss e conta tudo a ele.
No day seguinte hanney aguarda ansiosamente pela mensagem de Jorge que não demora muito. Logo escuta um barulho no computer, corre para ver e vai logo respondendo.
O filho vai direto ao ponto. A mãe do menino logo confirma e põe o plano em action fazendo tudo o que o filho pediu.
Anos mais tarde, Hanney vê na TV uma reportagem falando que caiu cerca de setenta e cinco por cento a pollution através do lixo eletrônico, tudo isso por causa de uma woman chamada Hanney Hatson que revolucionou a Educação ambiental nas school, companies e etc.
O jovem Ghost, hoje, descansa livremente, em paz e com a consciência quiet.
The End ( Felipe TI 14)
Observou-se que na maioria dos textos os alunos recorreram ao vocabulário inglês nas suas produções deixando marcas de filmes assistidos e textos utilizados como embasamento para a produção escrita. Entende-se que com a continuação dessa prática tanto em ouvir, cantar, encenar ou produzir textos os alunos possam cada vez mais melhorar a escrita, a leitura e mais conhecimento da língua inglesa.