Projeto Filma Belém: trabalhando a diversidade na escola para a construção da cidadania
Por Lucia Magalhaes | 23/01/2013 | EducaçãoLUCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES
PROJETO FILMA BELÉM
TRABALHANDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA, PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.
Belém-Pa
2013
JUSTIFICATIVA
Este projeto surge como proposta do projeto anterior: Belém,seus encantos,suas cores,seus sabores, trabalhados por professores e alunos no decorrer do ano letivo de dois mil e doze em nossa unidade.
Por essa razão, engajaremos a questão da diversidade para a formação da cidadania, para a construção da aprendizagem do indivíduo como um todo.Aspectos como: cultura,etnia,gênero,cidadania,etc.Serão trabalhados no decorrer do ano letivo,ressaltando a importância do trabalho docente para o êxito do projeto.
Em relação a cidadania,a questão dos direitos e deveres, devem está baseados nos princípios constitucionais previstos( constituição 1988).Por essa razão,trabalhar na formação de nosso aluno,requer pesquisa e planejamento das ações utilizadas em sala de aula.Nesse sentido,a questão da diversidade deve ser trabalhada utilizando a contextulização social do aluno,visto que,a uma heterogeneidade de seres que divergem e ao mesmo tempo interagem de maneira real e prática.Essa interação se dá,muitas vezes em conflitos com nós mesmos, da não aceitação do outro quer seja,por sua cor,sua forma de pensar, agir,etc.Tal condição se traduz em preconceitos advindos de formação errôneas trabalhadas ao longo de várias gersções e sociedades.
Dessa forma, a escola enquanto papel formador, precisa trabalhar a diversidade sim, de forma contextualizadada com a realidade do indivíduo, formando sua capacidade de percepção do meio em que vive, mas, de maneira crítica e reflexiva tendo em vista, a não imposição de opiniões ou valores sociais que se queiram determinar. Pois a escola,cabe valorizar as diversidades, e contribuir para a eliminação de preconceitos e práticas discriminatórias existentes.
OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação cidadã do aluno e a erradicação de práticas discriminatórias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Formar o aluno para a cidadania;
-Levar o aluno a não cometer práticas discriminatórias;
- Favorecer a interação entre diferentes grupos sociais;
- Verificar ate que ponto os alunos tem conhecimento sobre cidadania e diversidade.
METODOLOGIA
O projeto se dará no decorrer do ano letivo de 2013, na unidade pedagógica Lions Clube de Belém. E será inserido dentro do planejamento das professoras da educação infantil e séries iniciais.Será feita uma pesquisa bibliográfica sobre assuntos como:educação e cidadania;diversidade,etnia,cultura,gênero,etc.
Dessa forma, será também feito ao longo do projeto, culminâncias a cada período de implantação do mesmo com os alunos para melhor compreensão dos assuntos abordados. No final do ano letivo,será feito por cada professor, um relatório final do projeto para melhor verificação do mesmo.
CRONOGRAMA
JANEIRO
Planejamento
E entrega do projeto pela coordenação
FEVEREIRO
Apresentação e pesquisa dos assuntos a serem trabalhados
MARÇO
Educação e cidadania
(todas as turmas)
ABRIL
Cultura e diversidade
MAIO
Gênero,
Raça,
Etnia
JUNHO
Culminância
(Todas as turmas)
Mural, painéis, etc.
JULHO
X
AGOSTO
Pesquisa de novos materiais para o projeto
SETEMBRO
Trabalhos envolvendo educação e cidadania
(todas as turmas)
OUTUBRO
Trabalhos envolvendo assuntos como diversidade cultural
NOVEMBRO
Apresentação de atividades feita por alunos e professores.
DEZEMBRO
Encerramento do projeto.
Entrega de relatório.
Referências Bibliográficas:
- AMBROSETTI, Neusa Banhara. O “eu” e o “nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: ANDRÉ,Marli (org).Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3 ed. São Paulo. Papirus,2002,p.81-105.
- Benjamin, Roberto Emerson Câmara. A África está em nós: história e cultura afro – brasileira/ Roberto Benjamin. – João Pessoa, PB. Editora Grafset,2006.168 p.
- Povos Indigenas e Afro – Brasileiros: Um estudo da diversidade no Brasil/ Creusa Barbosa dos Santos, Paulo Sérgio Martins Braga, Rildo Ferreira da Costa. Belém: Samauma,2011,128 p