PROJETO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM ÉGUAS E CÃES
Por AUDENICE LIMA | 23/08/2009 | SociedadeA utilização de biotecnologias de reprodução animal vem gerando diversos
benefícios para as diferentes espécies, dentre estas biotecnologias criopreservação de sêmen destaca-se por gerar inúmeras vantagens de diferentes raças . O objetivo mais esperado da utilização do sêmen congelado eqüino é a obtenção de altas taxas de fertilidade.
O presente estudo tem o intuito de apresentar de forma sintética, os procedimentos da inseminação e seus respectivos resultados como também avaliar o custo da prenhes da inseminação artificial A fim de que o leitor possa
ter uma melhor visualização das metodologias com melhores resultados.
No intuito de informar e demonstrar, para a Polícia Militar do Pará, a importância do custo da prenhez, tem realizado pesquisas para quantificar resultados econômicos dos diferentes sistemas de reprodução.Por meio de simulações, fez uma análise econômica dos sistemas de monta natural e inseminação artificial na produção de cavalos e cães.(Foi simulado comparações de resultados econômicos na produção de cavalos, por meio da monta natural cavalos usados em policiamento montado e policiamento ostensivo com cães), Simularam resultados econômicos da monta natural e IA, compararam resultados econômicos obtidos entre ambos modelos de penhez.
Sendo assim, delineou-se um estudo para verificar a relação custo/benefício do uso dessas técnicas em éguas para comparar a taxa de prenhes, obtida por éguas pluríparas, durante a estação reprodutiva:
- Neste contexto, a relação custo/benefício merece primordial atenção na adoção de técnicas na fase de cria.
- A reprodução Eqüina foi marcada através dos tempos por duas grandes inovações fundamentais: a Inseminação Artificial (AI) e mais recentemente a Transferência de Embriões.
- A IA eqüina é uma técnica que, consiste em recolher o sêmen de um garanhão, dividi-lo em várias doses e em seguida depositar cada uma dessas doses no interior do útero das éguas. A IA permite assim obter várias doses a partir de um só ejaculado de forma a poder beneficiar várias éguas com um só salto.
- O sucesso dos resultados obtidos reside no fato de se efetuar uma boa escolha das éguas a inseminação e a correta manipulação do sêmem, proveniente de garanhões férteis.
- A inseminação artificial em eqüinos torna assim possível o aumento da utilização econômica dos garanhões e o rápido melhoramento genético da espécie.
- A inseminação artificial é uma biotécnica utilizada na Medicina Veterinária para reproduzir cães por motivos variados, dentre estes, os fatores comportamentais (ex. quando a cadela não permite a cobertura do macho), tentativas de acasalamento no momento errado e a incompatibilidade anatômica entre o macho e a fêmea.
- A gestação da cadela inseminada artificialmente tem a mesma duração de uma gestação obtida mediante a monta natural, ou seja, aproximadamente 2 meses.
-Os índices de fertilidade (número de filhotes) obtidos pela inseminação artificial com sêmen fresco ou resfriado estão bem próximos daqueles obtidos pela monta natural.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Estruturar conhecimentos sobre aspectos gerais da reprodução de eqüinos e caninos, manejo reprodutivo e inseminação artificial, a fim de minimizar os prejuízos financeiros e capacitar médicos veterinários em transferência de embriões eqüinos e caninos.
·Melhorar os índices de fertilidade de indivíduos subférteis,
·Maximizar o aproveitamento de animais férteis de alto potencial,
·Conseguir melhores resultados com aplicação do sêmem congelado.
·Pronto atendimento ás demandas necessárias á corporação solicitadas ao profissional médico veterinário responsável pelo setor de inseminação.
.
METAS:
O melhoramento animal deve resultar em ganho na lucratividade ou na qualidade de vida, A seleção, ou escolha dos pais da próxima geração. Acumular genes desejáveis, para determinada característica, melhoramento genético mais efetivo, A variabilidade entre as raças, cruzamentos entre raças são atrativos por uma série de motivos: Introduzem genes, favoráveis de uma raça em outra, removem a depressão no desempenho causada pela consangüinidade, mantêm interações genéticas que causam heterose para várias características possibilidade para atuar sobre o tamanho dos animais, induzirem ganhos em saúde e fertilidade, melhorar o temperamento e a mobilidade,melhoramento genético é permanente e cumulativo.
METODOLOGIA:
Este estudo contribui para a caracterização das diferentes metodologias, podendo funcionar como uma ferramenta muito útil no momento da escolha do método de inseminação mais adequado de acordo com o perfil de cada exploração seja do ponto de vista econômico, de dimensão da exploração e nível de formação do pessoal.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
FATORES QUE INTERFEREM NO SUCESSO DE UM PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL:
AÇÃO I- Qualidade da dose inseminante
AÇÃO II- Estratégias de inseminação artificial
AÇÃO III- Uso de novas tecnologias
AÇÃO IV- acompanhamento médico veterinário
AÇÃO V- Relatório informativo ao CMS (Corpo militar de Saúde).
CONCLUSÃO:
Na tentativa de reduzir os custos envolvidos na cadeia produtiva, aumentar o padrão genético e a qualidade do produto foi introduzido a inseminação artificial, A utilização da inseminação artificial promove uma série de vantagens quando comparada com a monta natural.
Dentre estas vantagens, os ganhos advindos da melhoria genética são os que têm maior importância. A pesquisa possibilitou identificar que as compras e vendas acontecem em sua maioria à vista, Ao analisarmos as perdas do poder de compra, notamos que administrar custos é fundamental para a polícia militar do Pará, administrar custos é essencial, e, para calcular a margem de lucro, a Polícia deve saber quanto gasta.