Projeto “Conhecendo os Encantos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”

Por Raimunda Vieira de Lima | 19/12/2016 | Arte

I - Apresentação

A Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura de Laranjal do Jari- PMLJ tem por finalidade consolidar as politicas sociais de proteções básica e especial, bem como a promoção social no campo da ação social dentro do município, para garantia dos direitos de cidadania, definidas na legislação pertinente à Assistência Social, por meio de programas, projetos, serviços e ações destinados à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e às pessoas portadoras de deficiência.
Desta forma, o presente Projeto intitulado "Conhecendo os Encantos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque", será executado no âmbito da politica Publica de Assistência Social através da SMAS/PMLJ, mas especificamente pelo Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, cuja tarefa está voltada em retirar a crianças e o adolescentes do trabalho precoce e muitas vezes perigoso, insalubre, penoso e degradante procurando inseri-los no circuito de bens, serviços e riquezas sociais e ambientais.
Neste contexto, o foco do Projeto "Conhecendo os Encantos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque" concilia de forma integrada os objetivos do SCFV e o objetivo do Projeto Biodiversidade nas Costas/ BNC- Tumucumaque do WWF-Brasil em parceria com o ICMBio, UNIFAP e Ecocentro IPEC, onde os eixos de trabalho estão voltados para os conceitos sobre biodiversidade em busca de novos valores.

II - Justificativa

O principal objetivo da educação seja ela na esfera do contexto escolar formal ou da educação nos diversos campos ditos informais, dentre eles nas atividades socioeducativas do SCFV, é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram (William Visentini 2012).
Compreende-se que o primeiro passo para proporcionar essa formação de pessoas críativas, curiosas e descobridoras, ocorrerá por meio da ampliação do universo cultural da criança e do adolescente e o seu desenvolvimento de suas potencialidades.
Questões como biodiversidade são víeis importantes na atualidade, especialmente para desenvolver o senso de cidadania e percorrer o caminho da sustentabilidade local.
As atividades do SCFV traz este contexto de inserir no circuito de bens, serviços e riquezas sociais e ambientais o publico alvo do programa, por isso elaborou-se o presente projeto a ser desenvolvido nas diversas oficinas socioeducativas, uma programação envolvendo estudo e pesquisa dentro de uma dimensão lúdica e prazerosa.
O pano de fundo principal das atividades socioeducativas do projeto será o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, com suas belezas e riquezas naturais. É na verdade a busca de aproximação do conhecimento deste bioma para gerar sensibilização de novas atitudes mais conscientes e pertinentes aos novos paradigmas de biodiversidade.
Além do que parte do Parque está localizado no município de Laranjal do Jari, cujo objetivo da unidade de conservação é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Entende-se desta forma que se faz necessário o engajamento da sociedade nesta missão, dai instrumentalizar de conhecimento ativo, criador e critico os adolescentes que compõem o publico do SCFV para contribuir em uma vivencia mais saudável e responsável.

III - Objetivos;

a) gerais:
1. Proporcionar espaço de conhecimento e reflexão a respeito da biodiversidade do bioma Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
2. Apresentar a natureza com suas riquezas e belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados positivos e negativos da ação do homem e educar para a preservação, observar a diversidade das espécies da flora e fauna e os cuidados que devemos ter com a natureza.
b) Objetivos específicos:
· Conhecer in lócus o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo.
· Discutir novos valores de educação ambiental de forma lúdica;
· Conhecer as características da flora e fauna regional.
· Trabalhar o teatro musical como instrumento de expressão critica acerca de vivências autossustentáveis.
· Valorizar as lendas regionais como forma de expressão popular.
· Promover estudos, pesquisas, debates, palestras e atividades sobre as questões ambiental;
· Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares;

IV- PUBLICO ALVO E METAS:

152 adolescentes do SCFV que participam das atividades socioeducativas nos turnos manhã é tarde.

VII- METODOLOGIA:

A metodologia a ser aplicada nas atividades ocorrerá por meio de uma postura investigativa e lúdica, os adolescentes farão uma exposição documental e artística de seus trabalhos realizados ao longo do presente projeto. Os mesmos participarão de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico, gincana de conhecimento, produção de vídeos, painéis, murais, visita ao lixão, plantio de mudas e oficinas de reciclagem de lixo.
Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso, complementamos com os estudos dos PCNs cuja proposta é formar cidadãos capazes de posicionar-se de maneira crítica; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente; utilizar as diferentes linguagens e fontes de informação; questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los.

ATIVIDADES:

1. Gincana Ambiental
Com uma mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos textos estudados em Sala de Aula.
Organizar as tarefas para a gincana Elaborar perguntas de conhecimento sobre questões ambientais.
Os educandos serão os atores da gincana. As turmas, divididas em grupos desenvolverão miniprojetos para serem apresentados a partir de uso dos recursos disponível no projeto;
Grupos: dividir os educandos em grupos: fauna e flora existentes no Parque Tumucumaque.
2. Caminhada Ecológica
Educadores envolvidos: Jhon (Capoeira); Marlí (Artes); Jairo ( Dança e Teatro); Maria (Esporte); Raimunda e Áurea (Temática).


Local de visitação: ESEC (Estação Ecológica do Jarí)
Objetivo Geral: estimular a observação de elementos naturais e integração entre homem natureza.

Objetivos específicos:
Compreender a natureza reconhecendo suas interações no espaço e no tempo.
Identificar os aspectos e as relações do homem considerando históricos e geográficos.

Ações:
Mural de fotos
Apresentação de vídeos
Quadrinha "Xote Ecológico"
Premiação da melhor redação - Tema: "Conhecendo os encantos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque".

3. Oficinas de reciclagem e artesanato regional com lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos, latas, folhas secas, argila, papelão, cubas de ovo, cipó, sementes, ouriço de castanha,tronco, raízes, e outros.
O trabalho com esse material fundamenta a visão de que tudo pode ser renovado ou transformado, em oficinas com sucatas, que incentivam a arte de reciclar o lixo.
4. Visita ao lixão
Tem como objetivo demonstrar a real situação do lixão da cidade de Laranjal do Jarí, apresentando os danos causados ao meio ambiente e, os riscos provocados a população de modo geral.
5. Construção de cenários educativos
Contrastando uma mata preservada e com habitats degradados.
6. Exposição de fotos Degradação ambiental e solução para o problema da degradação

7. Plantio de mudas
Ensinar o plantio de mudas de árvore, criando nas crianças um vínculo de amor e respeito pela natureza além de educá-las para preservação do meio ambiente e recuperação do meio.
8. Apresentação de teatro musical
Teatro musical a partir de mitos e lendas da região;
Danças explorando as músicas sobre o meio ambiente regional.

Disciplinas e professores envolvidos:
Matemática (RAIMUNDA E AUREA) Português (RAIMUNDA E AUREA) Artes (MARLI) Esporte (MARIA) Ciências (RAIMUNDA E AUREA) Geografia (RAIMUNDA E AUREA) História (RAIMUNDA E AUREA) Dança (JAIRO) Teatro (JAIRO) Capoeira (JHON)

[...]

Artigo completo: