Projeto Compor - Comportamento Organizacional

Por Fayer Fonseca Ferreira | 10/08/2012 | Adm

FONSECA,FAYER 
OLIVEIRA,JOÃO 
CARMO,JOÃO 
SIQUEIRA,ALICE 
TATAGIBA,EDELMIR 
PRADO,BÁRBARA 

METODOLOGIA

È utilizada escalas validadas que avaliam a percepção individual dos profissionais da Estratégia Saúde da Família ,frente aos temas : Cultura organizacional,Valores Organizacionais, Comprometimento organizacional, Intenções comportamentais de comprometimento organizacional, Identificação organizacional, Percepção de suporte organizacional, Confiança do empregado na organização, Valores relativos ao trabalho, Contexto de trabalho, Poder do supervisor.
Participaram 120 servidores, de todas equipes da Estratégia Saúde da Família e compreendendo todas categorias profissionais.

RESULTADOS

Numa primeira etapa do projeto , a percepção dos servidores apontam falta de preocupação da SEMUS com o bem estar dos servidores, falta de promoção do crescimento do servidor, falta de mecanismos de recompensas e oportunidades, identificação de problemas na organização do trabalho e nas relações sócio-profissionais, e uso abusivo do poder de recompensa. Também percebem como valores pessoais fortes, a realização no trabalho e relações sociais. Como valores institucionais fortes , a autonomia e hierarquia. Percebem intenções pessoais fortes de participação e melhora do desempenho e produtividade.
Numa segunda etapa , foi construído um modelo de gestão organizacional com visualização dos níveis de motivação e fontes de stress. Foi desenvolvido curso para os supervisores se habilitarem com novas tecnologias de gestão estratégica de pessoas.E criado o Prêmio Padre José de Anchieta, que permitirá reconhecimento pessoal e coletivo em 03 áreas : projetos existentes , projetos que necessitam de serem aprovados e Projetos na área de Qualidade de vida do Servidor.