Projeto anual 2018 Ensino Médio Regular Jogos de Matemática

Por Fernando Helder Cassimiro da Silva | 27/08/2018 | Educação

ESCOLA ESTADUAL ARACILDA C.C DA COSTA

FERNANDO HELDER CASSIMIRO DA SILVA

Projeto anual 2018

Ensino Médio Regular

Jogos de Matemática

PARANAÍBA / MS

2018

Projeto anual da disciplina de Matemática

Ensino Médio Regular

Metas

Educar pela pesquisa;

Professor mediador;

Monitoria;

Trabalho em equipe.

PARANAÍBA / MS

2018

SUMÁRIO

Justificativa 3

Conteúdos (Operações retomadas) 3

Programação das Atividades 4

Objetivos 4

Atividades do Projeto 4

Metodologia 5

Avaliação 5

Recursos (Materiais) 5

Referências Bibliográficas 5

4

1. JUSTIFICATIVA

A educação tem sua característica e identidade que precisam ser consideradas, além disso, deve oferecer suporte para que o estudante transforme sua realidade.

[...] Mas, sobretudo, de ser educação, no sentido amplo de processo de formação humana, que constrói referências culturais e políticas para a intervenção das pessoas e dos sujeitos na realidade, visando a uma humanidade mais plena e feliz. (KOLLING, NERY, MOLINA, 1999, p. 23-24).

Nessa perspectiva de formação integral do aluno, destaca-se uma Educação que atue na cultura e na realidade do sujeito, para isso como ferramenta educacional de suporte para assegurar a aprendizagem, utiliza-se a Pesquisa.

Para pesquisar precisamos de métodos e técnicas que nos levem criteriosamente a resolver problemas. [...] é pertinente que a pesquisa científica esteja alicerçada pelo método, o que significa elucidar a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os caminhos que devem ser percorridos para que a investigação se concretize (GAIO, CARVALHO e SIMÕES, 2008: p.148).

Na construção, aplicação e jogo, poderemos possibilitar o(s) conhecimento(s) e aprendizagem significativa entre os próprios estudantes. A ideia de pesquisa, se junta a de revisar conteúdos ou lembrá-los.

2. CONTEÚDOS

Operações retomadas:

Adição;

Subtração;

Multiplicação;

Divisão;

Potência;

Raiz.

5

3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades serão especificadas por meio do plano de aula mensal no sistema da SED – Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, seguindo este Projeto Anual.

4. OBJETIVOS

- Geral

Reconhecer e utilizar a pesquisa como ferramenta de ensino/aprendizagem no Ensino Médio.

- Específicos

Promover cooperação entre os estudantes;

Ampliar o trabalho em equipe;

Incentivar troca de experiências;

Aprender acerca da impôrtancia de revisar os conteúdos.

5. ATIVIDADES DO PROJETO

O projeto consiste em um momento de retomada de conteúdos e troca de conhecimentos. Serão contemplados os estudantes das turmas 6° anos e 8° anos do Ensino Fundamental II e 2º anos e 3° anos do Ensino Médio Regular. Cada turma do Ensino Médio irá elaborar e aplicar um jogo para uma turma do Ensino Fundamental II, a divisão será:

6 ano A e 2 ano B.

6 ano B e 2 ano C.

8 ano A e 3 ano B.

8 ano B e 3 ano C.

A divisão foi feita respeitando o horário da escola, considerando aula de matemática em ambas as salas. A(o) professora(o) das salas do ensino fundamental II serão avisadas(os) com antecedência para incluir as ações no seu planejamento.

6. METODOLOGIA

O professor irá escolher uma operação ou duas por bimestre para os estudantes do Ensino Médio Regular construírem um jogo. O jogo ficará a critério do estudante, sendo que o professor terá que aprová-lo. Todo final de bimestre os estudantes do ensino médio aplicarão os jogos em uma sala do fundamental como definido anteriormente. O jogo valerá 2,0 pontos da nota livre.

Adicional: O que incentivar a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II que não queiram jogar ganhará mais 1,0 ponto na nota livre.

Os estudantes poderão utilizar o laboratório de Matemática para pesquisa, construção e aplicação dos jogos.

7. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Conforme o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola o método avaliativo consistirá em avaliação: contínua, formativa e somativa, conforme o envolvimento dos estudantes nas seguintes atividades:

Participação nas escolhas das atividades (0,5 pontos);

Participação nas atividades propostas (1,0 ponto);

Publicação das atividades (0,5 pontos).

8. RECURSOS (MATERIAIS)

Folhas A4 e Tonner – Imprimir modelo de jogos;

Cartolina e EVA coloridos – Para produção artística dos alunos;

9. REFERÊNCIAS

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP;1996.

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BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Brasília: MEC / SEF, 1998.

CALDART, Roseli; CERIOLI, Paulo R.; KOLLING, Edgar J. (Orgs). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.4).

CENTURIÓN, M. et al. Jogos, Projetos e Oficinas para educação Infantil. São Paulo: FTD, 2004.


GAIO, R.; CARVALHO, R.B.; SIMÕES, R. Métodos e técnicas de pesquisa: a metodologia em questão. In: GAIO, R. (org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis, Vozes, 2008.

KOLLING, Edgar; NERY, Israel; MOLINA, Mônica Castagda (Orgs). Por uma Educação Básica do Campo. V.1. Brasília, DF. 1999.


Matriz curricular de ensino de Mato Grosso do Sul, 2017.

MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP, 1991.

Projeto Político Pedagógico da Escola estadual Aracilda C.C da Costa, aprovado 2017.

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