Projeção e conscientizaçao para uma melhor qualidade de vida.
Por NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES | 02/06/2011 | FamíliaProjeção e conscientização: conceitos para melhorar a qualidade de vida intrínseca.
Muito se vê falar em projeção hoje em dia. A projeção é um dos mecanismos de defesa mais encontrados na personalidade e ocorre toda vez que o Ego, já não conseguindo reprimir uma tendência criticável em si mesmo, projeta-a no mundo exterior, aliviando, assim, a angústia de sua responsabilidade interior. Na projeção a pessoa em lugar de assumir suas próprias motivações positivas ou não, procura defender-se, atribuindo-a aos outros. Em vez de dizer "eu sou agressiva", diz, "o outro é agressivo", "eu odeio aquelas pessoas" , diz"aquelas pessoas me odeiam", "estou sendo desonesto" , diz "eles estão sendo desonestos" " não gostos daquela pessoa" diz, "aquela pessoa não vai com a minha cara" e por aí vai...
O homem percebe o ambiente circundante segundo o seu mundo interior, (intrínseco) seu estado de espírito e modo de se colocar no mundo, que até certo ponto é normal. Ele responde segundo seus hábitos, aptidões, emoções, afetividade, expectativas e desejos. Uma pessoa bem humorada e resolvida na vida vê o mundo diferente do pessimista. Desta maneira as pessoas sob pressão de fortes emoções aceitáveis, recorrem á projeção para preservar a auto-imagem.
Os principais tipos de projeções são: projeção de ódio, projeção de culpa e projeção generalizada. A projeção de ódio é uma conduta geralmente do anti-social. A pessoa odeia os outros ou pessoas estranhas ao seu convívio e acaba odiando por exemplo uma reunião mais ampla e atribui aos outros seus sentimentos e diz: "fulano não vai com a minha cara" o "outro me detesta" e assim por diante. Na projeção de culpa a pessoa responsabiliza os outros pelos próprios erros e insucessos. O funcionário negligente que chega sempre atrasado, "porque o trânsito na cidade é péssimo, esta chovendo etc"; o aluno que não entende a matéria e ficou conversando na aula, porque "o professor não explica" ele poderia pedir para repetir se estivesse prestando atenção. E na projeção generalizada é a daquele que se vê em todas as pessoas e passa a fazer interpretações tendenciosas. O provérbio popular "Quem usa, cuida" explica bem este tipo de conduta; o desonesto desconfia de todo mundo, o antiético vê imoralidade em tudo, no fundo só ele é honesto, puro, bom, caridoso, etc.
A projeção neurótica pode determinar a escolha de uma profissão ou de um estilo de vida. Para o nosso equilíbrio emocional, devemos desprezar as projeções negativas, evitando criticar os outros, evitando acusar indiscriminadamente defeitos alheios, escolhas sexuais alheias, etc, e deixando de encarar nossos semelhantes como sérios inimigos ou perseguidores. Tampouco devemos dar crédito aos que atacam, que acusam, que vivem a difamar os outros. A conscientização de nossas projeções nos ajuda a viver melhor e ter autoconhecimento e qualidade de vida subjetiva.
Paz profunda, fé, luz e vitória a todos
xxxxx Norma Ap. Silveira de Moraes/02/06/11