PROFESSORES MAL PREPARADOS

Por Henrique Araújo | 21/02/2010 | Educação

PROFESSORES MAL PREPARADOS

 

         O Brasil é um país onde ainda há muitos professores mal preparados, alguns que trabalham na educação só para terem um dinheirinho a mais. Muitos destes professores estão ainda nas universidades, alguns fazendo cursos para professores e outros que fazem cursos para áreas completamente diferentes. É incrível termos alunos estudando Engenharia e dando aula de Língua Português, outros que estudam Ciências da Computação e estão dando aula de Língua Inglesa. Só através de concursos públicos conseguimos acabar com estas aberrações. É claro que os universitários precisam complementar a renda para terminarem os seus cursos, mas que procurem serviços dentro de suas devidas áreas.

          A antiga lei 5 692 pegou muita gente desprevenida, pois não deu oportunidade para que o professor se preparasse adequadamente. As escolas também continuam bastante despreparadas. As salas de aulas precisam se adequar aos tempos modernos, com professores sérios e honestos e que desejam ajudar os nossos educandos  a passarem esta fase tão importantes em suas vidas. Em muitas escolas faltam os recursos técnicos, didáticos e humanos para uma educação mais adequada.

          As Universidades parecem bastante preocupadas com a Educação neste país, pois o que mais vemos em todas as universidades são cursos para professores. Cursos como Letras, Pedagogia, História, Química, Física, Biologia, Matemática e outros são os primeiros a serem instalados em qualquer Universidade.

          Mas, na verdade, estes cursos não são tão procurados como os de Engenharia, Medicina, Direito, Informática e outros da área técnica. Pouca gente está decidida a ser professor ultimamente. O salário não é tão agradável e a exigência por parte dos alunos e pais são muito grandes.

          Para ser professor precisa realmente ter muito amor pelo que faz. Além de ser uma profissão remunerada, podemos também dizer que há uma grande prática de caridade.

 

          Ultimamente está muito difícil trabalhar com os alunos. A liberdade que eles vêem nas televisões, na Internet, na vida social em geral, querem também ter esta liberdade nas escolas e aí a coisa passa para a libertinagem e vai tudo de água abaixo.

          É preciso uma grande reviravolta para se melhorar o conteúdo educacional, preparar realmente o aluno para a vida. Autoridades, pais, alunos, professores, pedagogos, deveriam se unir para uma batalha geral contra a ignorância que ainda domina este país.