PRODUÇÃO MATERIAIS PEDAGÓGICOS E USO DAS TICs NA EDUAÇÃO
Por Solange Pinto Gonçalves | 05/12/2010 | TecnologiaPRODUÇÃO MATERIAIS PEDAGÓGICOS E USO DAS TICs NA EDUAÇÃO
Solange Pinto Gonçalves¹
RESUMO
Versa o presente trabalho sobre o uso das ferramentas de Comunicação e Informação na Educação do Ensino Fundamental, quais são e como utilizar alguns aplicativos fundamentais na educação apresentar possibilidades de utilização das TICs em sala de aula.
Nunca perdendo de vista que o essencial é a formação dos alunos, a aquisição de competências, valores e atitudes. Utilizando as ferramentas disponíveis e mais adequadas para determinadas atividades.
Ao final, concluir-se-á sobre a importância da informática, sobretudo na educação de alunos, como forma de inclusão social. E também, sobre a necessidade de manutenção e de aplicação de recursos nesse nível de ensino. Para elaborar o texto, recorreu-se à leitura de artigos jornalísticos, legislação e documentos educacionais, livros e artigos.
Palavras-chave: TICs; Aprendizagem; informática; inclusão.
1. Introdução
O objetivo desse artigo é analisar como o uso do computador pode auxiliar o processo de ensino/aprendizagem. E mais, se pode contribuir para qualificar o aluno e prepara-lo para o mercado de trabalho.
Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos praticamente obrigaram as instituições de ensino a incluírem em seus programas de ensino, de alguma forma, o uso de computadores e internet. Sendo assim, o uso de novas tecnologias é uma realidade que surge nas escolas e que merece ser discutido.
Um dos grandes desafíos para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial. (MORAN, 2000, p.23)
Para tanto, serão apresentados no seguinte trabalho: a) vantagens do uso do computador no processo de ensino/aprendizagem; b) os diversos tipos de tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula.
________________________________________________________________
¹ Aluna do Curso de Pós Graduação em Tecnologias de Comunicação e Informação em EAD-Univeridade Federal de Juiz de Fora- Polo de Uberlândia, Professora da rede municipal de ensino de Uberlândia, lotado na Escola Municipal Professor Jacy de Assis. E-mail: solpintogoncalves@yahoo.com.br
_________________________________________________________________
2. O que são TICs
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Tecnologias de Informação e Comunicação (convergência entre semicondutores, software, telecomunicações, radiodifusão, conteúdos) Equipamentos e programas utilizados para comunicação e acesso / troca de informação. Exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
3. As vantagens do uso do computador na Educação.
O perfil do aluno hoje das escolas publicas é totalmente diferente do perfil dos alunos do ensino de algumas décadas atrás. Os jovens trazem consigo as informações recebidas em tempo integral através das mídias de comunicação que são acessíveis a todas as classes sociais, considerando as experiências de vida de cada aluno e a realidade em que estão inseridos. Dessa forma, a escola deve buscar promover a socialização, o convívio entre os alunos e entre estes e o professor de modo a estimular o surgimento de novos métodos e estratégias de estudo.
Outro elemento importante a se considerar é que a faixa etária e nível de conhecimento dos alunos exigem professores com carga horária conveniente e turma adequada a fim de melhorar o processo de aprendizagem identificar insuficiências, carências, aproveitar outras formas de socialização e buscar meios pedagógicos de superação das dificuldades.
Na tentativa de facilitar o processo de ensino/aprendizagem foi incluído o ensino do uso do computador nas escolas publicas de Uberlândia na rede municipal. Os laboratórios de informática existem desde 1999 e possuem computadores para uso dos alunos e para uso do professor, as escolas contam com acesso à internet, impressoras, scanner, filmadora, máquina digital, retroprojetor e data-show, tudo dedicado a facilitar o aprendizado. Entretanto, para o presente trabalho foi observado somente à relação entre os alunos e o computador.
"As próprias bases do funcionamento social e das atividades cognitivas modificam-se a uma velocidade que todos podem perceber diretamente".(LÉVY, 1993, p.7)
No laboratório os alunos aprendem noções básicas de digitação, uso de programas como Windows, Word e Broffice, Hot Potatoes, HQ, Visual Class, Everest, acesso à internet. Tais conhecimentos são adquiridos através de aulas teóricas de várias disciplinas, onde é necessário o uso do computador e dos programas. Além disso, os alunos realizam pesquisas e produzem textos/redações, interagem com jogos pedagógicos.
O que se pôde observar e que, em sua maioria, os alunos da rede publica desde os mais simples já teve contato com o computador anteriormente, mesmo que a maioria soubesse apenas acessar programas como MSN e páginas como Orkut e Youtube.
A fim de conhecer a impressão dos alunos sobre o uso do computador pode-se elaborar um questionário, onde seja possível identificar as características de cada indivíduo.
De acordo com as observações em aulas direcionadas aos diversos conteúdos desenvolvidos em laboratórios de informática podemos perceber algumas atitudes em relação às aulas convencionais que se modificam em atitudes e interesses em relação a aulas onde o uso das diversas tecnologias se fazem presentes.
Uma aula convencional, teórica, à base de material impresso e leitura, fatalmente conduziria a turma ao desinteresse. Sendo extremamente produtiva a utilização da informática e seus recursos, já que produz uma aula mais interativa e interessante, o que contribui para manter a atenção dos alunos. E como cada um dos alunos pode seguir um ritmo próprio na execução das atividades, o aprendizado se torna mais prazeroso.
4. Considerações Finais
Conclui-se, portanto, que o uso do computador, sem dúvida alguma, melhora a vida dos alunos. E mais, auxilia o professor a buscar o seu próprio melhoramento de forma contínua, pois a todo o momento surgem novas tecnologias, novos programas para facilitar o ensino. Além de criar novas habilidades que facilitarão ao discente conseguir um emprego ou melhorar o seu salário, aprender a usar uma ferramenta tão comum e tão necessária nos dias de hoje melhora a autoestima dos alunos especialmente para aqueles que se sentiam "analfabetos digitais", que não sabiam sequer ligar o computador ou utilizar o mouse, abrindo as portas para um mundo novo. E, principalmente entre os mais carentes, o entusiasmo reflete uma vitória contra a exclusão em que vivem.
5. Referências:
? LÉVY, Pierre, 1993, As tecnologías da inteligencia. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34.
? MORAN, José M. et al., 2000, Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus