Procura-se Líderes

Por Trainer Br Treinamentos Corporativos | 08/06/2016 | Adm

Tudo à nossa volta segue princípios fundamentais, que nem sempre percebemos.

Uma reflexão fundamental que realizamos na vida corporativa e que muitas vezes incomoda as corporações é:

Porquê temos tanta dificuldade em encontrarmos líderes para o nosso negócio? E a resposta, óbvia e mais rápida é: Porquê faltam pessoas com perfil de liderança no mercado.

O pensamento comum é este, mas traz em sí uma possibilidade que sempre incomoda. Quando trazemos esta possibilidade à tona, imediatamente a reação mostra que tocamos num ponto nevrálgico das pessoas à frente das organizações, que nutrem este pensamento.

Homem de negócios de terno cinza apontando a direção com uma banana na mão.

E esta possibilidade é : Nossa organização pode não possui nenhum atrativo para que pessoas com perfil de liderança queiram estar conosco em nosso empreendimento. Sob este aspecto, a organização é deficiente para atração de líderes.

Passado a fase da reação do "toque nevralgico" que incomoda, algumas organizações procuram criar estes atrativos com a possibilidade da remuneração diferenciada. E erram novamente, pelo uso de soluções obsoletas. Atraem mais facílmente as pessoas gananciosas pelo ganho, do que pessoas com perfil de liderança.

A razão é simples. Líderes, geralmente, não trocam suas possibilidades de desenvolvimento por uns trocados à mais.

Estas organizações não percebem também que em seu próprio quadro de colaboradores existem pessoas com este perfil e procuram fora da organização algum líder que já venha pronto.

Mas dificílmente acham, porquê lançam-se quase que numa loteria, procuram head hunters, referências (nem sempre genuínas) etc...

Ora vamos pensar: Se eu procuro fora da minha esfera de atividade algo que eu não possuo, é por que eu não consigo criar este algo na minha própria esfera de atividade ou, não quero ter este trabalho por falta de tempo ou qualquer outro motivo.
Ainda há muitas organizações que, apesar de não perceberem isto, agem assim. E isto é trágico para a organização. Porquê?

O porquê está nos fundamentos deste comportamento: É a convicção de que não conseguimos, a convicção de que não quero ter este trabalho ou de que não tenho tempo para este trabalho.

Organizações que pretendem um futuro promissor, antes da tecnologia, antes dos fundamentos econômicos e de outros fundamentos da administração, são aquelas que fomentarão na convicção da sua gestão e das pessoas em posição de liderança posicionamentos novos.

Apelando ao pensamento de Albert Einstein : "Não existem respostas estáticas para o que é, fundamentalmente dinâmico".

É a convicção de que não conseguimos agora, então temos de nos preparar para conseguir. A convicção de que não quero ter este trabalho, então, antes do trabalho temos de enxergar os reais motivos e o sentido para termos de realizar este trabalho e os benefícios que nos trará.

A convicção de que não tenho tempo para este trabalho, temos de administrar melhor nosso tempo para que possamos levar à cabo este trabalho.

É um bom começo para a Liderança.