Procrastinação - o caminho para o fracasso

Por Rick Lamana | 19/05/2015 | Crescimento

Se você sempre adia tarefas importantes, você não está sozinho. Na verdade, muitas pessoas procrastinam em algum grau - mas algumas são tão cronicamente afetadas pela procrastinação que elas param de cumprir seu potencial e interrompem suas carreiras, caminhando para o fracasso, em vez de ir rumo ao sucesso. A chave para controlar esse hábito destrutivo é reconhecer quando você começa a procrastinar, entender por que isso acontece e tomar algumas medidas para gerir melhor o seu tempo e os seus resultados.

Não sabe o que é procrastinação?

Em poucas palavras, você procrastina quando você dispensa coisas na qual que você deveria estar centrado, geralmente em favor de fazer algo que é mais agradável ou que você fique mais confortável fazendo. Muitos psicólogos dizem que a procrastinação ocorre quando há uma "lacuna temporal entre comportamento intencional e comportamento promulgado". Ou seja, quando há um período de tempo significativo entre quando as pessoas pretendem fazer um trabalho, e quando eles realmente o fazem.

O primeiro passo para parar de procrastinar é reconhecer que você está procrastinando. Se você é honesto com você mesmo, você provavelmente sabe quando você está procrastinando, quando preenche o seu dia com as tarefas de baixa prioridade, lê e-mails várias vezes sem iniciar o trabalho em si ou senta-se para fazer uma tarefa de alta prioridade, e quase imediatamente sai para tomar uma xícara de café.

Mas, adiar uma tarefa importante por um curto período, porque você está se sentindo cansado, não é necessariamente procrastinação ou falta de motivação ou, então, desde que você não demore para iniciar a tarefa por mais de um ou dois dias, e isso for apenas um evento ocasional. Se você tem uma boa razão para deixar algo importante para depois, então você não está necessariamente procrastinando. Fique tranquilo! Mas se você está simplesmente "criando uma desculpa", porque você só não quer fazer tal coisa, então você está.