Processo De Estabilização Da Economia Brasileira
Por Regina Sobreira | 28/06/2008 | EconomiaAutora: SOBREIRA, R.C.F.
RESUMO: Este artigo procura demonstrar como está sendo desenvolvido o processo de estabilização da economia e a dinâmica do plano real. no combate á inflação e a revitalização do crescimento econômico brasileiro, bem como, os principais programas desenvolvidos pelo Governo Federal, nos últimos anos.
Analisar o processo de estabilização da economia, conhecer suas bases e dinâmica, é o objetivo deste artigo.
INTRODUÇÃO:
Plano Real se define como um conjunto de medidas econômicas para conter a inflação. As políticas de estabilização com base no cambio, que foram adotadas pelo Brasil através do Plano Real, obteve algum êxito, mas a sobrevalorização cambial aliada a altas taxas de juros e a abertura comercial resultou em baixas taxas de crescimento econômico, desestruturação da industria, desemprego e aumento das dividas internas e externas.
O Plano de conversibilidade teve uma sobrevida ao ser favorecido pelo lançamento do Plano Real em julho de 94, no Governo de Itamar Franco.
DESENVOLVIMENTO:
O programa brasileiro de estabilização econômica, é considerado o mais bem sucedido de todos os planos, lançados nos últimos anos do século XX, no combate á inflação. A estratégia de elaboração do plano propunha uma combinação de condições políticas, históricas e econômicas, para permitir que o governo lançasse ainda em 93, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano trouxe resultados satisfatórios com o fim de uma inflação elevada e na substituição da moeda antiga pelo Real, em julho de 1994.
A inflação foi dominada sem congelamento de preços, confisco de depósitos bancários, ou outros artificialismos da heterodoxia econômica. Com o fim da inflação a economia brasileira voltou a crescer, obrigando o Ministro da Fazenda a optar por uma política de restrição á expansão da moeda e do credito, de forma a garantir que o Brasil possa registrar taxas de crescimento econômico auto-sustentável, viabilizando a retomada do crescimento com distribuição da renda.
A estabilidade econômica é a base para o desenvolvimento sustentado, mas são as medidas adotadas pelo Governo Federal, para aumentar a eficiência da economia e estimular o investimento, que vão permitir que o Brasil cresça de forma cada vez mais acelerada. O Governo Federal deu prioridade ás políticas de combate á fome e á pobreza, valorizando os direitos básicos da população, como o acesso á alimentação, saúde, habitação, educação e cultura.
Os principais programas em execução, são:
* Política Industrial, Tecnológica e de Comercio Exterior (PITCE) – Reúne ações focadas na inovação tecnológica e no aumento das exportações;
* Programa Brasil Exportador – são ações como a difusão da cultura e da imagem do Brasil no exterior;
* Apoio ás Ações de Credito e Microcretito – visa a atender ás necessidades de credito, de capital de giro dos micros empreendimentos;
* Plano Agrícola e Pecuário – é um dos principais instrumentos para alavancar o desenvolvimento econômico;
* Plano Safra para a Agricultura Familiar – mais recursos, crédito facilitado com taxas de juros menores para o pequeno agricultor;
* Plano Nacional de Reforma Agrária – com o objetivo de garantir a instalação e o desenvolvimento dos assentamentos de acordo com as potencialidadese características de cada região;
* Fome Zero – é o eixo condutor das ações do governo, tem como objetivo assegurar o direito á alimentação e melhores condições de vida;
* Bolsa Família – objetiva a inclusão social das famílias em situação de pobreza por meio da transferência de renda e da promoção do acesso aos direitos sociais básicos de saúde e educação; entre outros.
CONCLUSÃO:
As políticas de estabilização com base no cambio, adotadas pelo Brasil, tem obtido relativo sucesso, mas não tem garantido a estabilidade econômica. Os juros e o cambio são dois aspectos negativos da economia, que afetam o crescimento do pais. A taxa de juros fixada num nível elevado baseando-se na hipótese de que, se a taxa de juros cair, a inflação aumenta, porque a economia começa a crescer. Tem-se ai, um circulo vicioso, se baixar as taxas de juros a inflação aumenta, aumentando a inflação aumenta-se as taxas de juros para combatê-la. O verdadeiro mentor da política econômica e o BC, é ele quem dita as regras do jogo econômico.
FONTES BIBLIOGRAFICAS:
www.fazenda.gov.br/portugues/real/planreal.asp
www.presidencia.gov.br/principais-programas
REGINA CELIA DE FREITAS SOBREIRA
Titulação: Pedagogia/UFV/MG
Tel.: 31-3891-3408
E.mail:ginacelia13@yahoo.com.br
E.mail:sobreira.regina@gmail.com