Problemas de Energia?

Por Pedro | 19/02/2015 | Política

Problemas de energia?

 

Muito tem se falado acerca dos problemas presentes e futuros da geração de energia no Brasil e dos altos custos da geração da energia térmica, utilizada como substituta da hidrelétrica em tempos de secas. Outro fator extremamente grave é o repasse aos consumidores do aumento desses custos, colocando a conta sempre no lado mais fraco, ou seja, o consumidor, o povo, lado que é obrigado a acatar os “mandos e desmandos” da “corte” de Brasília.

Como podem existir problemas de geração de energia num país imenso como o Brasil, se existem tantas ofertas de energias renováveis, de baixo custo e de impacto ambiental quase inexistente? Podemos citar três principais fontes: a energia solar, a energia eólica e a energia do mar. Existem outras, mas vamos estudar brevemente a capacidade de cada uma dessas três e tentar entender porque o Brasil não utiliza esses modelos, sempre fazendo valer as piores formas de geração de energia, como a hidrelétrica, a térmica, além da incompreensível utilização de combustíveis fósseis, poluentes e ultrapassados.

Em relação a energia solar, o Brasil, por se tratar de um dos países de maior área no mundo, além de localização geográfica privilegiada, recebe energia solar da ordem de 1013 Mwh (megawatt hora) anuais, que corresponde a quase 50.000 (cinquenta mil) vezes o seu consumo anual. Isso mesmo, cinquenta mil vezes o seu consumo anual! Se apenas uma pequena parte dessa energia fosse utilizada, já seria suficiente para mudar as matrizes energéticas do país, com pouquíssimo impacto ambiental, cessando a utilização das energias hidrelétrica e térmica, fontes de graves problemas como desmatamentos, poluição do ar e do meio ambiente.

No Brasil existe também a possibilidade de aproveitamento da energia eólica. Como todos sabem, temos um vasto litoral, com ventos muito importantes que poderiam ser aproveitados, especialmente nas regiões nordeste, sudeste e sul. Trata-se de uma energia barata, renovável e de fácil obtenção. Essa energia também poderia ser aproveitada na substituição das matrizes existentes, porém o que se vê, a exemplo da solar, é um aproveitamento mínimo dessa capacidade com pouquíssimos parques eólicos espalhados pelo Brasil. Obviamente faltam investimentos e vontade política. Tivemos muitos investimentos para a Copa do Mundo, porém investimentos em geração de energia barata para o povo, não fazem parte dos programas governamentais.

Por fim, com a finalidade de não tornar esse texto muito extenso, ainda existe no Brasil, a possibilidade de aproveitamento da energia do mar (energia maremotriz). A exemplo da energia originária do sol e dos ventos, essa fonte também é considerada limpa e auto sustentável. Duas formas de energia podem ser obtidas, a decorrente das ondas e a decorrente do movimento das marés. Nesse quesito, nosso país também é altamente abençoado, pois conta com uma extensa costa e ampla capacidade de produção desse tipo de energia.

Fica claro perceber que falta para o Brasil não são as chuvas, não são hidrelétricas, nem tampouco oportunidades de geração de energia. O que falta para nosso amado país é um governo que realmente se preocupe com o seu povo e com o futuro da sua nação. Se todas essas fontes existem, são mais baratas, auto sustentáveis e ambientalmente corretas, por qual motivo não são utilizadas? Será em virtude dos acordos com as gigantes empresas hidrelétricas e suas propinas exorbitantes? Será que nosso governo precisa roubar em tudo o que existe e fazer de conta que não enxerga a necessidade de uma sociedade que agoniza à espera de dias melhores?

Nada justifica dezenas de bilhões investidos numa Copa do Mundo do 7 a 1, e quase nenhum investimento no futuro da Nação. Que legado a Copa nos deixou, além de uma humilhação, corrupção e obras inacabadas? Que legado deixaria para os nossos filhos se esse dinheiro todo fosse investido na construção de painéis solares, cata ventos ou mecanismos de aproveitamento da energia dos oceanos? Essa pergunta eu me faço como gestor ambiental. Cadê o Ministro do Meio Ambiente? Será burrice, ou será falta de vontade de trabalhar verdadeiramente pela nação? Cadê a democracia? Cadê o governo do povo, para o povo? A democracia existe somente para a eleição, mas não existe para a governança? A luz está aumentando e irá aumentar em mais de 50%. A desculpa é da seca e da incidência do sol. O problema visto de outro ângulo, seria a solução...Enfim, precisa ser muito inteligente para saber que está tudo errado na nossa Pátria Mãe?