Princípio 100 Graus
Por Evaldo Costa | 08/12/2008 | CrescimentoVocê conhece o princípio 100 graus? Sabe como usá-lo para alcançar o sucesso? Conhece, mas não se lembra muito bem? Então vamos a ele: esse princípio revela que aos 99 graus a água está muito quente, mas somente aos 100 graus ela ferve. Ao ferver ela gera vapor. O vapor tem força para mover uma locomotiva com muitas toneladas. O princípio nos ensina que apenas UM grau faz toda a diferença. Sem esse grau a locomotiva não sai do lugar, o atleta é ultrapassado e a vitória não acontece. O fato é que UM grau extra de esforço nos negócios ou na vida separa o ótimo do bom, os habilidosos dos invejosos e os vencedores dos perdedores.
Você sabia que, na média, as vitórias nas competições esportivas, nos últimos 25 anos, são definidas por frações mínimas? Em boa parte das disputas, o vencedor leva para casa prêmios milionários graças ao esforço extra obtido nos últimos segundos. Veja os medalhistas de ouro olímpicos nos cem metros rasos: a diferença é tão pequena que não dá para identificar, a olho nu, o vencedor. O mesmo acontece na natação, na corrida de cavalos, onde muitas vezes o vencedor leva o prêmio por menos de um focinho, entre outras.
Outro exemplo, é a fórmula Indy em que o vencedor, nos últimos dez anos, tem conquistado uma pequena fortuna (mais que o dobro do segundo colocado) em prêmios por vantagem que fica em torno de UM segundo.
Essa é a realidade que separa os vencedores dos perdedores. E você é o único responsável pelos seus resultados. É tempo de ir para a ponta. Saiba que para ter o que você nunca teve, você terá que fazer o que nunca fez. E, para isso, terá que agir de acordo com os seguintes mandamentos :
·100 graus de Atitude – A única coisa que separa uma pessoa de seus sonhos é a sua capacidade de agir usando os conhecimentos e habilidades de forma inteligente e direcionada. Também, não pode nunca abandonar a fé que mantém a chama da realização acesa;
·100 graus de Generosidade – Não podemos chegar muito longe sem uma boa dose de generosidade. Veja o que nos ensina Ralph Waldo Emerson: "A generosidade é uma das mais belas compensações na vida... Nós não podemos ajudar o outro sem ajudar a nós mesmos";
·100 graus de Crença – Acreditar com todo o entusiasmo, pois ele é capaz de transformar-se em paixão, aquecer a alma e fortalecer o nosso espírito;
·100 graus de Foco – Como nos ensina o dito popular: "não há bons ventos para quem não sabe para onde vai". Não é sábio sair "atirando" para todos os lados. Ter foco e persegui-lo com obstinação fará grande diferença na caminhada para o sucesso;
·100 graus de Perseverança – Perseverar é uma qualidade que sempre encontramos nos vencedores. Porém devemos lembrar do que nos ensinou Walter Elliot: "A perseverança não é uma corrida longa: ela é o somatório de várias pequenas corridas, uma após a outra".
·100 graus de Amor – O amor é o bem que devemos carregar sempre em nosso coração. Nenhuma outra virtude é maior que o amor de verdade.
Agora que você sabe de tudo isso, eu pergunto: você sabe para onde vai? Tem alvo bem definido para tudo que faz? Está usando o princípio 100 graus para chegar aonde deseja?
Pense nisso e ótima semana.
Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas"
Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br