PRINCIPAIS INSTRUMENTOS CONTÁBEIS PARA PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS

Por Henrique Teixeira Gomes | 30/11/2016 | Adm

Resumo

Antes de iniciar uma atividade econômica, é fundamental deixar claro os objetivos que se pretende atingir com essa iniciativa, assim por meio desse trabalho apresentamos a futuros empreendedores e administradores instrumentos básicos da contabilidade para uma pequena empresa, o que muitas vezes acontece é a falta de conhecimento e pesquisa para construir seu empreendimento, ocasionando assim por muitas vezes o fechamento ou falência das mesmas, assim esse trabalho traz um ponto importante para empresas de pequeno porte, proporcionando através da contabilidade instrumentos básicos como: controle de estoque, controle de contas a receber, controle de contas a pagar, fluxo de caixa e margem de contribuição que seria o básico para uma pequena empresa e para o conhecimento de um futuro empreendedor.

 

  1. INTRODUÇÃO

O que seria um empreendedor? Empreendedor o indivíduo que teria a real capacidade e habilidades, competências para criar, abrir e a confiança para gerenciar um negócio, mostrando perfil de capacidade de liderança, paixão pelo que irá fazer e ter a facilidade de se expressar, ser criativo e persistente, assumir riscos e principalmente não desistir aos primeiros obstáculos encontrados entre outras, assim conseguindo obter resultados positivos em seu novo negócio. 

Nem sempre o empreendedor vai abrir uma empresa, ele pode ser um empreendedor em várias áreas, o empreendedor é aquele que parte para a ação em vez de permanecer somente tendo sonhos e idéias, muitos empreendedores tem sim o sonho de abrir sua própria empresa, mas é necessário procurar ajuda e fazer um estudo detalhado. O Empreendedor precisa ter uma visão aberta a novas informações e preparo, para realizar um bom planejamento. Ser dono da empresa e transformá-la em sucesso requer muito tempo e dedicação.

Segundo o Site PORTAL BRASIL (2012):

                                                          

De cada 100 micro e pequenas empresas (MPEs) abertas no Brasil, 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos de existência. Segundo o estudo “Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil”, feito pelo Sebrae, estes são os anos mais críticos para uma empresa. A taxa de sobrevivência de 73,1% das micro e pequenas empresas se refere àquelas que nasceram em 2006 e estão há pelo menos dois anos completos em atividade, já que as que abriram as portas em 2005 tinham 71,9% de sobrevivência.

A contabilidade se enquadra como uma análise do patrimônio, ou seja, como a organização do patrimônio, onde o empresário registra e contabiliza todos os dados de sua empresa, entre ativos e passivos, assim através de seus relatórios é possível demonstrar a atual situação da empresa, para eventuais decisões.

A contabilidade é de extrema importância, tanto para grandes e pequenas empresas. As grandes empresas possuem um conjunto maior de usuários que se utilizam das informações contábeis, podemos citar como exemplo as empresas de Sociedade Anônima, que na maioria das vezes tem suas ações negociadas em bolsas e em dólares, Instituições financeiras (Bancos) entre outros, empresas que necessitam estar em constante divulgação de suas informações contábeis, seja para futuros investidores (público externo) ou até mesmo para controle fiscal.

Sendo assim, para as pequenas empresas aparentemente a contabilidade não tem uma importância tão grande, pois o número de usuários é menor em relação as grandes empresas, mas para pequenas empresas a contabilidade é fundamental é exclusivamente importante e sobre tudo por meio de uma contabilidade bem-feita que o gestor consegue gerenciar e controlar o seu negócio.

A contabilidade assume para as pequenas empresas mais um papel gerencial e de gestão do que de divulgação de informação financeira ao público externo, não que a contabilidade não assume essa função também, mais para as pequenas empresas este não é o seu foco principal.

É através da contabilidade que o gestor de uma pequena empresa consegue mensurar o seu lucro efetivo, tendo acesso ao regime de caixa, regime de competência, assim podendo entender a sua fundamentação e importância, é através da contabilidade que o gestor da empresa consegue diferenciar o que é custo e despesa e através desta diferenciação que ele mensurar a margem de contribuição e assim tendo controle de estoque, controle de contas a receber, controle de contas a pagar, e o fluxo de caixa.

A falta de informações pode dificultar e atrasar futuros empreendedores considera–se assim importantíssimo o conhecimento básico na área contábil, através desta pesquisa trazemos como objetivo principal apresentar a futuros empreendedores instrumentos básicos da contabilidade, abordando alguns tópicos considerados de extrema importância para uma pequena empresa comercial, como: controle de estoque, controle de contas a receber, controle de contas a pagar, fluxo de caixa, margem de contribuição, assim o empreendedor terá conhecimentos básicos para gerenciar seu negócio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A contabilidade tem um papel fundamental nas empresas, com a finalidade de demonstrar a situação patrimonial de uma entidade, assim auxiliando a setor gerencial na tomada de decisão, com as leis aplicadas pelo governo seguro de recolhimento de impostos, a contabilidade torna se fundamental independente do porte da empresa.

“A contabilidade e outras demais área de conhecimento desenvolveram-se com objetivo de responder aos anseios da sociedade, assim com objetivo de gerar informações para respectivo controle e tomadas de decisão. ”(FAVERO, 2011).

E através da contabilidade que a empresa irá saber o valor de seu ativo, do seu passivo, suas receitas despesas, custos, e a rentabilidade e lucratividade. Responsável pelo auxilio no processo de tomada de decisão assim com a coleta de informações, exemplo: notas fiscais, extratos bancários, demonstrativos ou relatórios financeiros.

Para Anthony (2011, p. 36):

Contabilidade gerencial é o processo de produção de informações financeiras e operacionais para funcionários e gerentes. O processo deve ser orientado pelas necessidades de informação interna e deve dirigir suas decisões operacionais e de investimentos.                          

É lamentável que objetivos muito bem definidos e fundamentados por grandes mestres teóricos da contabilidade acabem, na pratica, tendo então conflito com a realidade de que a contabilidade é um mero instrumento para cumprir com as exigências fiscais exigidas, especialmente nas pequenas empresas.

A contabilidade conta com vários relatórios e ferramentas que auxiliam na gestão, proporcionando assim que os empreendedores estejam mais preparados para o competitivo e concorrido mercado atual, estes relatórios e ferramentas necessitam estar sempre atualizados e com dados reais, desta forma servira para auxiliar os gestores na tomada de decisão.                                  

2.1 INSTRUMENTOS CONTÁBEIS 

2.1.1 Controle de Estoque           

Muito se ouve falar sobre controle de estoque, porem muitos gestores ainda não sabem exatamente como ele é feito e quais benefícios eles trazem para as  suas empresas, ele pode gerar varios beneficios dentro de uma empresa dentre eles estão:

  • controlar o fluxo de material dentro da empresa;
  • analisar a quantidade de produto (permitindo controle geral e previsão da próxima compra);
  • permite tambem que o gestor tenha um conhecimento sobre sua propria venda ou seja saber quais deles estão obsoletos e quais representam boas oportunidades de venda.

É de grande importância também para que a empresa atenda seus clientes de forma imediata, mais para ter um estoque exige algumas responsabilidades, os produtos nunca devem faltar para que não haja perca de venda, mas também não pode haver o exagero, pois isso pode trazer prejuízo, dificuldades de logísticas e outros problemas, com o controle funcionando você vai buscar o equilíbrio, é importante também ter um estoque de segurança ele irá servir para cobrir as variações inesperadas na empresa.

Marion (2009, p. 118) afirma:

O controle ocorre fisicamente (quantidade) e monetariamente (valor). É necessário periodicamente contar (inventario) o estoque e avaliá-lo monetariamente para fins de custos (apurar lucro), de controle (conhecer consumo, perdas, extravios, quebra...) e para tomada de decisão (qual produto ou mercadoria é mais lucrativo na hora da venda...).        

Um bom Controle de estoque seja através de software ou controles manuais, podem permitir também que o gestor analise relatórios fornecidos por esse controle, auxiliando o gestor diretamente na sua tomada de decisões e também fazer que a empresa passe a ter maior controle sobre seu capital que está empregado em estoque e assim saber qual o valor terá que desembolsar para ter um giro de estoque.

O Controle de estoque auxilia diretamente nas áreas de venda, compra e financeira da empresa, pois auxilia as áreas controlando as quantidades de produtos, demanda, tempo de permanência no estoque, com esses dados atualizados estes departamentos podem realizem suas vendas, compras com maior segurança enquanto o financeiro pode ter um controle do seu capital e do seu giro de estoque.

Segue abaixo exemplos de controle de estoque, contendo entrada da mercadoria, data, quantidade, valor de custo, fornecedores, saldo atual da mercadoria. (Tabela 1)

Tabela 1,2,3: Exemplos,relatórios de entrada e saídas de mercadorias, custo por unidade, Números de documentos, códigos de produtos, fornecedores e saldos.            

Tabela 1 - Entrada e Saída Produto Prego 12x12.

Ficha de Controle de estoque

Código

Produto

N. de Documento

Custo Produto por Unidade

Fornecedor

Entrada

Saída

Saldo

 

 

01/07/2016

1

Prego 12x12

7736543434345

6,00

Gerdau

100

   

100

06/07/2016

1

Prego 12x12

7736543434345

6,00

Gerdau

 

18

82

09/07/2016

1

Prego 12x12

7736543434345

6,00

Gerdau

 

44

38

Fonte: Autor

Tabela 2 - Entrada e Saída Produto Prego 18x24.

Ficha de Controle de estoque

Código

Produto

N. de Documento

Custo Produto por Unidade

Fornecedor

Entrada

Saída

Saldo

 

 

01/07/2016

6

Prego 18x24

65564654654568

5,50

Gerdau

90

 

90

03/07/2016

6

Prego 18x24

65564654654568

5,50

Gerdau

 

25

65

07/07/2016

6

Prego 18x24

65564654654568

5,50

Gerdau

 

15

50

Fonte: Autor

Tabela 3 - Entrada e Saída Produto Prego 17x21

Ficha de Controle de estoque

Código

Produto

N. de Documento

Custo Produto por Unidade

Fornecedor

Entrada

Saída

Saldo

 

 

01/07/2016

4

Prego 17x21

54654654564565

5,50

Gerdau

150

 

150

01/07/2016

4

Prego 17x21

54654654564565

5,50

Gerdau

 

35

115

03/07/2016

4

Prego 17x21

54654654564565

5,50

Gerdau

 

27

88

Fonte: Autor

Modelo de ficha de controle de estoque acima se trata de um ‘’Kardex’’ no qual o gestor consegue ver a disponibilidade de produtos em estoque, permitir a análise do controle de estoque, para que quando precisar peça um pedido para reposição de estoque, permite também saber o custo de cada produto e etc.

[...]

Artigo completo: